Publicidade

Pokémon UNITE | Como mandar bem no jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 24 de Setembro de 2021 às 12h10

Link copiado!

Imagem: Divulgação / Pokémon Company
Imagem: Divulgação / Pokémon Company

Pokémon UNITE está disponível para Nintendo Switch e, recentemente, chegou para celulares e tablets iOS e Android. Com a adição da plataforma mobile, muitas pessoas foram introduzidas ao gênero MOBA graças ao jogo da The Pokémon Company em parceria com a TiMi Studio.

Caso você seja uma delas, ou tem um amigo que está mais perdido que a Equipe Rocket correndo atrás do Pikachu, mande esse guia de como melhorar em Pokémon UNITE antes que você acabe se estressando com a galera.

Fique de olho do mapa

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma dica meio óbvia, ela é extremamente necessária. Pelo fato do jogo não ter comunicação por texto (apenas comandos rápidos), e a comunicação de voz pelo Switch não é das melhores, sempre fique de olho no mapa caso seus companheiros precisem de ajuda e você esteja fazendo algo do outro lado do mapa que não é fundamental para a equipe.

Na imagem acima, vemos que o time adversário está se aglomerando na parte do topo do mapa, enquanto dois dos nossos companheiros de equipe continuam em suas rotas sem capturar outros Pokémon. O que fazer nesse caso?

Você deve avaliar se seu time está ganhando ou não, e caso seu time esteja tendo vantagem na batalha, corra para capturar Pokémon pelo mapa e subir de nível. Ou caso você já tenha pontos acumulados contigo, aproveite a ausência de inimigos no local para depositá-los de forma segura. Aproveitar as janelas de oportunidade são sempre o diferencial em MOBAs. Use a desvantagem do time adversário ao seu favor.

Continua após a publicidade

Respeite a rota escolhida pelos amiguinhos

A movimentação é um dos focos principais desse tópico do texto. Na seleção de Pokémon, você pode, além de mexer nas configurações das habilidades e o estilo de itens que você vai equipar no seu Pokémon, escolher um dos caminhos do jogo para ir com seu monstrinho de bolso. Perceba que o game deixa indicado qual rota é a mais recomendada.

Por isso, fique esperto para decidir seu local no mapa, e respeite o local que seu companheiro de time escolheu para ir. Alguns Pokémon tem estilo diferente de jogo, e muitas vezes alguns deles não se dão bem em determinada rota, diferente de outros. No caso do Cinderace, que foi minha escolha, ele pode ir tanto pela rota do topo (top path), como também se dá bem na área central (central area). Porém, outros Pokémon não tem essa versatilidade.

Continua após a publicidade

Pokémon da classe Defender geralmente não vão ter dano para jogar no caminho do meio, que foca em angariar pontos e subir de nível rapidamente para ajudar as outras rotas. Então, caso você seja um Zeraora, não deixe seu amiguinho de Crustle passando sufoco no jogo. Saiba respeitar a escolha dos companheiros de time para na hora que a situação apertar, você tenha aquele amigo Defender segurando todo o dano adversário para você finalizar os inimigos.

Espere os amigos para lutar pelos objetivos

Rotom, Drednaw e Zapdos são os três principais Pokémon do mapa. Eles possuem ativações únicas, como o escudo que o Drednaw proporciona, ou o Rotom que elimina a área de gol do adversário instantaneamente. Mas tem um problema. Eles são personagens que possuem bastante dano, e vão ser uma dor de cabeça e muito arriscados de se fazer sozinho.

Continua após a publicidade

Então, caso você queira fazer um deles, espere pela oportunidade certa e vá com seus companheiros de equipe fazer o objetivo. No caso de Rotom e Drednaw, você consegue fazer com seu parceiro de rota, então aguarde a janela de oportunidade para derrotá-los, se não você pode ser surpreendido por seus adversários — que podem roubar a vantagem no último instante, por sinal. Neste caso da imagem, dois companheiros de time conseguiram emboscar um Mr. Mime fazendo o Rotom sozinho, o que acabou garantindo o Pokémon lendário para a nossa equipe.

O Zapdos surgiu no mapa? Não se desespere. Tente se organizar com seus companheiros para lutar pelo Pokémon Lendário e garantir a vantagem no mapa. É melhor esperar um pouco e acabar surpreendendo o time adversário do que começar o objetivo em desvantagem e prejudicar sua equipe.

Pense na equipe

Continua após a publicidade

Essa dica parece meio óbvia, certo? Não tanto. Apesar do principal foco seja marcar pontos nas áreas adversárias (e quem fizer mais pontos vence a partida), o jogo ainda continua sendo um MOBA e o foco nas composições deve ser respeitado.

Caso você veja que algum Attacker já foi selecionado, você pode pegar mais um atacante e o time correr o risco de ficar sem um Defender? Pode. É de bom tom? Não. As composições são necessárias para entender Pokémon UNITE e MOBAs em geral.

Não adianta você ter uma equipe composta só por Pokémon ofensivo, se o adversário tiver algum Defender ou um Supporter. Afinal, não adianta de nada ter muito dano se tiver uma parede segurando seu personagem, né? Por isso, pense bem mais na composição do seu time do que só no seu benefício pessoal.

Continua após a publicidade

Caso você fique na dúvida de qual classe está faltando, é só ficar de olho na tela de seleção de personagens, antes da partida começar. Quando o time está desequilibrado, aparecerá uma mensagem no canto central direito da tela, informando qual classe deve ser selecionada para adequar a composição da equipe.

Aprenda o que cada função no time faz

Essa dica também pode ser lida como “Aprenda um Pokémon de cada função”. Mas caso você não esteja na pegada de se tornar um Mestre completo em Pokémon UNITE, vamos tentar simplificar para você.

Continua após a publicidade

Tente ao menos entender o que cada função faz no jogo. Defenders? Eles seguram o dano, são os chamados Tanks em outros MOBA. A função deles é segurar o adversário para que o atacante do time, que aplica mais dano, possa acabar com os adversários.

Os Attackers, são os carrys, os carregadores de dano. São esses personagens que vão dar a maior quantidade de dano para destruir os inimigos. Os Speedsters, são Pokémon que vão usar a velocidade e a versatilidade para acabar com os adversários. Enquanto os All-Arounders são os “balanceados”. Eles têm dano, uma quantidade de defesa respeitável e certa mobilidade. Pense neles como um canivete suíço na sua composição.

Já os Supporters, vão ajudar você a sobreviver na partida, seja aplicando controles de grupo nos adversários ou curando e dando escudo para manter aliados vivos. Mas lembre-se, geralmente os personagens de suporte não tem muito dano e podem ser frágeis, então proteja seu Eldegoss com todas as suas forças.

Saiba a hora de capturar pontos e a hora de lutar

Continua após a publicidade

Um dos principais equívocos do jogo é querer atacar e pontuar sozinho o tempo todo. Isso raramente vai dar certo e depende muito da classe que você selecionou. Saiba o momento certo para atacar, marcar pontos e para ir atrás de recursos no mapa.

Na imagem acima, o nosso Wigglytuff estava meio perdido no começo da partida, mas com o tempo ele entendeu a função dele no jogo. Sempre fique esperto para não deixar seus companheiros na mão.

Lembre-se que matar seus inimigos faz com que eles percam parte dos seus pontos e você pode roubar esses pontos do adversário marcar — e o mesmo vale para você, viu? Então, caso veja algum Pokémon adversário pronto para marcar, tente eliminá-lo antes que o depósito de Pokébolas seja feito.

Continua após a publicidade

E aí, sente que faltou alguma dica para aquele seu amigo que tá passando por aperto nas partidas ranqueadas? Deixe nos comentários quais outros toques você acha necessário para arrasar em Pokémon UNITE.