Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon Nuzlocke: o que é e como jogar

Por| Editado por Bruna Penilhas | 02 de Dezembro de 2021 às 20h46

Link copiado!

Reprodução/Nintendo/Pokémon Sword & Shield
Reprodução/Nintendo/Pokémon Sword & Shield

Os jogos da franquia Pokémon não são exatamente conhecidos pela dificuldade. Muito pelo contrário, a cada geração, a The Pokémon Company parece se preocupar menos em oferecer um desafio à altura de treinadores veteranos. Pensando em mitigar o problema, a comunidade criou uma alternativa: o Pokémon Nuzlocke.

Nuzlocke é um conjunto de regras que podem ser aplicadas a qualquer jogo Pokémon, com o objetivo de criar um nível de dificuldade a mais na aventura. O modo não envolve nenhuma modificação aos jogos, mas sim regras impostas pelo próprio treinador que busca uma forma diferente de progredir na aventura.

Como surgiu Pokémon Nuzlocke

Continua após a publicidade

Há quem diga que o Pokémon Nuzlocke também é uma forma de promover laços mais estreitos com os monstrinhos capturados e utilizar times pouco usuais. A ideia do desafio é creditada ao quadrinista Nick Franco, que elaborou uma série de tirinhas com regras que poderiam deixar os jogos Pokémon Ruby e Sapphire mais difíceis.

Franco estipulou duas regras para jogar Pokémon Nuzlocke: o treinador só pode capturar o primeiro Pokémon que encontrar em uma nova área explorada e, caso esse Pokémon seja derrotado em batalha, ele deve ser libertado. O nome Nuzlocke é uma referência a um Nuzleaf, monstrinho semente de Ruby e Sapphire, desenhado com a cara do personagem John Locke da série Lost.

Continua após a publicidade

Apesar da ligação de Nuzlocke com a terceira geração da franquia, o desafio pode ser aplicado a qualquer jogo principal da série. Com o passar dos anos, os jogadores não só trouxeram a ideia para outros títulos de Pokémon, como ampliaram as regras idealizadas por Franco. Então, além do Nuzlocke tradicional, é possível ainda jogar uma versão mais brutal, com regras mais rígidas, descritas a seguir.

Regras para jogar Pokémon Nuzlocke:

  • O jogador só pode capturar o primeiro pokémon selvagem encontrado em cada área do jogo. Se esse monstrinho fugir ou for derrotado acidentalmente, o treinador não pode fazer nenhuma outra captura naquela área. Em caso de batalhas em dupla, o jogador pode escolher qual dos dois Pokémon quer capturar.
  • Qualquer Pokémon que desmaiar em batalha ou fora dela, deve ser considerado morto e libertado por meio de um PC no centro Pokémon. Em caso de Pokémon raro ou brilhante, o treinador pode criar uma Box no PC chamada de cemitério para depositar os monstrinhos que não poderão ser usados em batalha novamente.
  • Os jogadores precisam dar apelidos para todos os Pokémon capturados. A ideia é criar um laço emocional com o monstrinho que compõe acidentalmente os times de treinadores de Pokémon Nuzlocke.
  • Os treinadores não podem usar itens de cura durante as batalhas.
  • Se todos os Pokémon do time forem derrotados, a partida chega ao “Game Over” e o treinador deve começar a aventura do início, mesmo que tenha outros monstrinhos depositados no PC.
  • O treinador pode utilizar apenas Pokémon conquistados dentro do jogo, excluindo monstrinhos recebidos por troca e em eventos. A troca só é permitida quando o treinador precisa evoluir uma espécie, como Alakazam ou Gengar.
  • É proibido tentar reverter uma situação que deu errado, encerrando o jogo e utilizando um ponto de salvamento anterior.

E você? O que acha de Pokémon Nuzlocke? Utilizou as regras nas suas jogatinas? Compartilhe conosco nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Fonte: Bulbapedia, Nuzlocke