Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon: como pedir tradução dos jogos para português 

Por| Editado por Bruna Penilhas | 02 de Março de 2022 às 14h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Divulgação/Nintendo
Montagem/Canaltech/Divulgação/Nintendo

Pokémon Scarlet e Violet, a próxima geração da franquia de monstros de bolso, está confirmada para chegar ao Nintendo Switch no final de 2022. O que ainda parece um sonho distante para os fãs é a disponibilização de legendas em português do Brasil para os jogos. Com 26 anos de existência, Pokémon nunca ganhou um game da série principal nos consoles com localização para o nosso idioma.

Com a popularidade da franquia no Brasil, a ausência de legendas em português nos jogos de console são alvo de reclamação de fãs e até chamaram atenção da campeã do Big Brother Brasil 2021, Juliette Freire. Tentando reverter o cenário, uma vez que a Nintendo ainda não divulgou quais idiomas estarão presentes na dupla Scarlet e Violet, a comunidade brasileira começou a se movimentar novamente pelo sonho antigo.

Continua após a publicidade

Diversos jogadores, streamers e fãs da Nintendo no Brasil iniciaram uma campanha nas redes sociais pela tradução da nova geração para o português brasileiro e de Portugal. Usando as hashtags #ScarletVioletPTBR #PokemonPTBR, o grupo pede ainda a localização dos títulos dos novos jogos para "Escarlate" e “Violeta”.

Diante da campanha, o influenciador Daniel Reenlsober foi além e descobriu uma maneira de pedir a tradução dos jogos diretamente para a The Pokémon Company, empresa dona da desenvolvedora GameFreak. Em uma thread no Twitter, Reenlsober mostrou que é possível, de forma simples, enviar um pedido para a companhia e até esboçou um texto em inglês para jogadores brasileiros pedirem a tradução dos futuros jogos.

Continua após a publicidade

O método indicado pelo influenciador existe como canal aberto da The Pokémon Company para feedbacks e sugestões de jogadores. Se seguir os passos para registrar uma sugestão, o usuário receberá mensagem na sua caixa de e-mail.

Pokémon Scarlet e Violet estão chegando ao Nintendo Switch ainda este ano. Explorando uma região baseada na Península Ibérica, o jogo apresentará um mundo aberto nos moldes de Pokémon Legends: Arceus.

Comunidade pressiona por localização

Continua após a publicidade

Pokémon não é a primeira franquia que recebe uma campanha pela tradução em nosso idioma. Pedidos como este não são novidade entre a comunidade brasileira, já que o português do Brasil continua de fora de boa parte dos lançamentos da Nintendo. Há uma exceção: Mario Party Superstars chegou em outubro de 2021 com textos e dublagem no idioma brasileiro. Embora a conquista tenha sido comemorada, a comunidade reforça que um único game localizado não é o suficiente.

Os mais recentes anúncios e próximos lançamentos para o Switch também ganharam movimentações nas redes sociais, exigindo que a empresa japonesa inclua o português no conjunto de idiomas. Desde então, a Nintendo anunciou a tradução de outros dois futuros lançamentos para o português do Brasil: Nintendo Switch Sports e Mario Strikers: Battle League. Mas franquias como Pokémon e The Legend of Zelda ainda permanecem sem a tão sonhada localização.

Diretor da Nintendo América Latina, Bill Van Zyll deixou um recado para os fãs brasileiros em dezembro de 2021. No vídeo acima, divulgado durante uma transmissão da Brasil Game Show, o executivo agradece o carinho da comunidade e, após mencionar a localização pt-br de Mario Party Superstars, ele diz: "Quero reafirmar o nosso compromisso ao continuar trabalhando duro para vocês e para trazer sorrisos a milhões de rostos brasileiros".