Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation pode estar trabalhando em sistema de troféus para jogos antigos

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Março de 2021 às 09h55

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Veio à público nesta semana uma patente da Sony que mostra como os troféus poderiam ser aplicativos a jogos antigos, sem que seja preciso relançar ou atualizar o título. A ideia da tecnologia é entregar as conquistas a partir de uma verificação dos valores da memória do jogo, comparados a certos parâmetros, que fariam com que o sistema reconhecesse o progresso e entregasse os troféus de acordo com o que foi liberado pelo usuário.

O foco da patente parece ser os títulos emulados, o que faz com que o registro feito pela Sony soe como uma tecnologia voltada ao PlayStation Now, que dá acesso a games do passado que não rodam nativamente no PlayStation 4 ou PlayStation 5. Entretanto, experimentos adicionais falam no rastreio não só da memória, mas também de outros elementos do jogo, como frames e strings, além da própria maneira pela qual a leitura do disco acontece no disco rígido do console.

Mais do que apenas notificações de troféus, a tecnologia também permitiria que os desenvolvedores validassem o progresso dos jogadores para a obtenção de prêmios físicos como camisetas ou acessórios. Além disso, existem menções a sistemas de computação na nuvem, mais uma indicação de se tratar de uma novidade associada ao PlayStation Now e do tipo de processamento exigido para “ler” jogos em tempo real e acompanhar o progresso dos jogadores para entregar conquistas sem que elas estejam especificamente programadas.

Continua após a publicidade

Como no caso de toda patente, esta também não garante que o recurso será aplicado aos jogos nem se tratar de uma tecnologia que a Sony efetivamente deseja aplicar. O momento do surgimento dela coincide com os rumores de que as lojas online de consoles mais antigos da marca, como o PSP, o PS Vita e o PlayStation 3, podem estar prestes a saírem do ar, não mais permitindo a aquisição de títulos antigos que estejam disponíveis nestes espaços — o console de mesa de duas gerações atrás, por exemplo, possui retrocompatibilidade nativa com jogos de PlayStation, enquanto games digitais nesse formato somente estão disponíveis para ele.

A patente relacionada aos troféus nos jogos antigos foi registrada pela Sony no final de novembro do ano passado, sendo publicada em 18 de março. Como sempre, documentos desse tipo nem sempre indicam a intenção de aplicar recursos ou até mesmo tecnologias em desenvolvimento, podendo servir, muitas vezes, apenas como provas de conceito ou proteções de tecnologias que podem ser licenciadas a terceiros ou, simplesmente, garantidas contra cópia ou vazamento.

A Sony não se pronunciou sobre o assunto nem falou sobre uma possível aplicação do sistema. Hoje, apenas jogos antigos da linha PS2 Classics possuem suporte ao sistema de troféus — estes títulos, entretanto, precisam ser manipulados pelas distribuidoras originais para que as conquistas sejam incluídas e liberadas de acordo com o progresso do jogador.

Continua após a publicidade

Fonte: PatentScope, IGN