Publicidade

Sony está fazendo portátil do PS5 concorrente do Nintendo Switch

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

A Sony está em estágios iniciais de desenvolvimento de um console portátil para expandir a marca PlayStation e disputar mercado com a Nintendo e seus dispositivos híbridos.

Além do novo videogame rivalizar com o Nintendo Switch e seu sucessor, ele também servirá para reduzir as chances de sucesso da Microsoft com um “Xbox portátil” - que também está em estágio inicial de desenvolvimento.

Fontes da própria Sony ouvidas pela Bloomberg afirmam que o console portátil do PS5 também pode estar a alguns anos de ser lançado. Ainda assim, elas reforçam que nada garante que o console portátil realmente chegará ao mercado. Ou seja, o projeto pode ser cancelado se não atingir os resultados esperados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A proposta da companhia é trazer ainda mais pessoas aos seus títulos e franquias. Alguns passos vistos recentemente para atingir esse objetivo foram os diversos lançamentos de games (antes exclusivos PlayStation) nos PCs e até mesmo a chegada de LEGO Horizon Adventures no Nintendo Switch.

Sony de olho no mercado de portáteis

Mesmo com o PlayStation Portal já disponível e rodando jogos diretamente da nuvem, sem depender do PlayStation 5, a proposta do novo portátil da Sony passa longe de entregar o que o público já tem com o Nintendo Switch, Steam Deck, ASUS ROG Ally X e outros do gênero.

Antes do Portal, a Sony teve dois consoles portáteis: o PSP e o PSVita, que não alcançou o sucesso esperado pela companhia e levou a companhia a parar de trabalhar em dispositivos do gênero.

Naquela época, a proposta era a mesma: disputar espaço com a Nintendo, que estava em seu auge com portáteis como o Nintendo DS e seu sucessor, o 3DS. É importante ressaltar que o DS é o segundo videogame mais vendido de toda a história, perdendo apenas para o PS2. 

Sucessor do Nintendo Switch

Continua após a publicidade

A Nintendo pretende trazer um novo console para substituir o Switch em 2025, sob a promessa de manter toda a sua extensa biblioteca de jogos e também o serviço Nintendo Switch Online. Até o momento, a nova plataforma não tem um nome definido ou informações mais detalhadas. 

Enquanto isso, a Microsoft também almeja trabalhar com um console portátil. Phil Spencer afirma que os protótipos já estão em desenvolvimento, mas segue no mesmo patamar que a Sony: com um resultado final sendo divulgado apenas nos próximos anos - se for viável sob o ponto de vista da companhia. 

Leia outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg