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PlayStation 5 | DualSense começa a apresentar “drift”; saiba como solucionar

Por| 10 de Fevereiro de 2021 às 13h44

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Anderson Montezzo/Renan Portela/Canaltech
Anderson Montezzo/Renan Portela/Canaltech

O drift é já um termo bastante conhecido de grande parte dos donos de um Switch. Infelizmente, agora também pode ser uma expressão familiar para os jogadores no PlayStation 5.

O termo se refere ao comportamento que a alavanca do analógico do controle trava em uma direção específica, reconhecendo um movimento mesmo estando parada na posição central. No jargão dos jogadores, os analógicos estão “puxando para o lado”.

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O problema já foi reconhecido pela Nintendo no Switch e agora também começa a assolar jogadores do PlayStation 5. Nas redes sociais, usuários divulgaram vídeos de seus DualSenses sofrendo de drift. Os principais problemas acontecem com os joysticks que vieram no pacote junto do console e menos com versões compradas à parte.

Por vezes, nem se trata de muito tempo de utilização (até porque não faz nem quatro meses que o PlayStation 5 chegou ao mercado). Em um dos fóruns, um jogador diz ter utilizado o controle por cerca de 10 horas quando ele começou a apresentar o problema. No Reclame Aqui, é possível ver que a primeira reclamação data de 23 de novembro de 2020, menos de um mês após o lançamento do PlayStation 5 no Brasil.

Qual o cenário? 

O Canaltech entrou em contato com jogadores que tiveram o problema com seus DualSenses. O jornalista Victor Coelho entrou em contato com a Sony e espera a solução do problema, mesmo no Brasil.

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Inicialmente, ele imaginou que fosse uma questão de conexão. “Quando eu percebi que estava dando esse problema, tentei desativar o Bluetooth, ligar de novo, jogar com o cabo, ou que fosse um problema da bateria, mas não”, relata em entrevista ao Canaltech. O drift estava acontecendo no analógico esquerdo.

Nisso, ele teve a ideia de buscar no Google e encontrou uma reclamação de outro jogador, indicando um telefone da Sony para solucionar o problema. “Eles solicitaram inicialmente a nota fiscal. Depois, tive de responder um novo e-mail com o número da nota fiscal e meus dados, número de série do controle. Isso aí foi um processo que demorou uns 10 dias, no mínimo”, lembra.

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A companhia, depois, enviou um código de postagem para ele, pedindo que enviasse o produto via Correios. O prazo da Sony foi de até mais 10 dias úteis para reenviar um novo controle ou o modelo consertado. Ele ainda aguarda o retorno do periférico.

Outra pessoa que teve problemas foi Marcelo Rodrigues, com o DualSense “puxando” para a esquerda no analógico direito. Ele também fez um caminho parecido com o relatado por Coelho. A assistência confirmou que havia drift no analógico direito e não arrumou a peça. Em vez disso, trocou o DualSense por um novo para Rodrigues. Segundo ele, foram 18 dias corridos desde o envio do aparelho para a assistência da Sony.

Os dois contam com um DualSense extra e relataram que somente a versão que veio com o console é que apresentou problemas. Segundo Rodrigues, o segundo controle é semelhante ao primeiro, com duas diferenças. “A impressão dos textinhos na parte traseira parece mais definida/escura e tem um adesivinho da Anatel (o do PS5 não tem)”, comentou em thread sobre o caso no Twitter.

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O Canaltech entrou em contato com a Sony em busca de saber porque o problema ocorre e aguarda resposta.

Como resolver o problema de drift no DualSense?

Se você está com o mesmo problema, é preciso seguir alguns passos:

  1. Verifique se o problema é mesmo no analógico. Para isso, desconecte e reconecte o Bluetooth e até mesmo tente usar um cabo para ligar o controle ao console. Garanta também que o acessório esteja atualizado;
  2. Entre em contato com a Sony pelos seguintes telefones: 011 3351-7090 para capitais e regiões metropolitanas; ou 0800 724 8310, se você estiver em outras regiões;
  3. Envie os dados de nota fiscal do seu produto. A empresa deve exigir outras informações, como número de série do acessório;
  4. Em seguida, você vai receber um código para envio de seu produto pelos Correios. Basta ir a uma agência com o código e o produto embalado para despachá-lo;
  5. Em até 10 dias úteis a Sony deve responder se fará a troca do seu DualSense ou se consegue corrigir o problema.
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O tempo para que todo o processo ocorra pode variar de 20 dias a mais de um mês.