PES virou eFootball e será gratuito; veja as novas tecnologias e modos de jogo

PES virou eFootball e será gratuito; veja as novas tecnologias e modos de jogo

Por Guilherme Sommadossi | Editado por Bruna Penilhas | 21 de Julho de 2021 às 10h39
Divulgação/Konami

A KONAMI anunciou nesta quarta-feira (21) que o popular simulador de futebol PES (Pro Evolution Soccer) agora é chamado de eFootball. O game, com versões previstas para celulares, consoles e PC, será gratuito para jogar e não terá mais lançamentos anuais, mas será atualizado constantemente.

O nome unifica e padroniza a forma como o game é chamado em todos os países. No Japão, o título ainda era chamado de Winning Eleven, mas agora ele carrega o nome eFootball 2022 também.

O simulador será lançado para Android, iOS, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Series S, e terá cross-play entre as plataformas, permitindo que todos joguem entre si.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao IGN, o produtor Seitaro Kimura afirmou que o jogo será lançado com partidas gratuitas com os clubes parceiros da marca (no futebol sul-americano, Corinthians, Flamengo, São Paulo e River Plate). Além desse modo, haverão outros DLCs pagos opcionais.

Segundo o cronograma divulgado pela Konami, haverá o modo "Team Building Mode", que ainda não tem nome oficial. Pode ser que ele seja a alternativa ao MyClub e a Liga Master, modalidades de gerenciamento de times online e offline.

Mais uma novidade é o Match Pass System, que trará recompensas para os jogadores. O formado pode funcionar no formato de desafios semanais ou especiais com bonificações em itens e atletas.

O cronograma publicado pela Konami mostra muitos detalhes sobre o novo game (Imagem: Divulgação/Konami)

Novas tecnologias

Outra grande novidade no simulador é o uso do motor gráfico Unreal 4. O jogo abandona o antigo software FOX Engine e irá padronizar os games em todas as plataformas. Em entrevista ao Globo Esporte, Kimura explicou que a mudança "tornou a batalha pela bola mais realista e mais responsiva às intenções do usuário".

Os dribles foram aprimorados com o "Controle de Bola", com comandos feitos a partir do R2 (PlayStation) e RT (Xbox), algo que era muito criticado no game. Do outro lado, o jogador também terá opções de "Match-up" e "Defesa Física", detalhou Kimura.

Um dia antes do anúncio, no dia 20, o jogador da seleção brasileira e do PSG Neymar revelou que agora é um dos embaixadores do game (Imagem: Reprodução/Twitter/Neymar Jr.) 

A tecnologia "Motion Matching" também faz sua estreia. Segundo o produtor, os movimentos dos jogadores resultam em uma série de animações. Com o novo motor gráfico, é possível conseguir quatro vezes mais desses dados do que nos antigos PES.

Um fato curioso é que a Konami contou com a ajuda dos veteranos espanhóis Iniesta e Piqué como "conselheiros de jogabilidade" para deixar o jogo com aspectos mais reais.

Campeonatos de eSports

Kimura disse ao site de esportes que a Konami está planejando novos formatos de competições profissionais e amadoras do game no Brasil, mas não entrou em detalhes e disse para esperar "anúncios futuros". Na publicação do Twitter do eFootball, o "eSports Tournaments Kick-off" indica um campeonato entre jogadores de dispositivos de todos os tipos, dos celulares aos videogames de mesa.

Old Trafford, estádio do clube inglês Manchester United, dentro de eFootball 2022 (Reprodução/IGN)

Na entrevista, o produtor do game prometeu ainda mais novidades sobre as disputas pela bola e informações sobre os modos de jogo local e online para o final de agosto de 2021.

eFootball será lançado em setembro de 2021 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Series X|S.

Fonte: eFootballIGN, Globo Esporte

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.