Os 9 melhores jogos dos X-Men para jogar antes de Vingadores: Doomsday
Por Gabriel Cavalheiro |

Os heróis dominaram as telonas com a saga dos Vingadores, ao passo que o amado grupo de heróis X-Men foi sendo deixado de lado pela Fox. Felizmente, os mutantes têm mostrado sinais de vida nos últimos anos, seja nos filmes, com Logan e, mais recentemente, Deadpool & Wolverine, ou mesmo na série animada X-Men '97.
A história é totalmente diferente nos jogos baseados na franquia, que parecem ter parado no tempo junto com as produções da Fox, sem contar aparições de mutantes em títulos mais generalistas da Casa das Ideias, como Marvel Rivals ou mesmo Marvel Cosmic Invasion.
Apesar de não serem obras-primas dos games, os jogos baseados nos X-Men tiveram certo sucesso entre o fim da década de 90 e começo dos anos 2000. Estamos falando de títulos que vão desde clássicos beat 'em up até RPGs isométricos que acabaram por marcar a infância de muitos e que hoje em dia são peças de nostálgia.
Nós, do Canaltech, reunimos os 9 melhores jogos baseados nos X-Men para aproveitar antes do filme Vingadores: Doomsday, longa que promete forte presença dos mutantes.
Um dos grandes representantes dos mutantes nos dias de hoje não podia ser outro senão Marvel's Wolverine, exclusivo de PlayStation 5 produzido pela Insomniac Games (de Marvel's Spider-Man e Ratchet & Clank). No entanto deixaremos este de fora da lista, afinal, Marvel's Worlverine ainda não foi lançado.
9. X2: Wolverine's Revenge
Na E3 de 2002, a Activision apresentava ao mundo X-Men: Wolverine's Revenge, posteriormente chamado de X2: Wolverine's Revenge para acompanhar o lançamento do filme X2 (apesar de não estar relacionado com o longa). O título foi lançado para consoles de mesa e PC, mas foi justamente no Game Boy Advance que ele realmente brilhou.
No GBA, X2: Wolverine's Revenge assumia a forma de um jogo de ação e plataforma 2D com gráficos pré-renderizados no maior estilo Donkey Kong Country, muito diferente das versões de GameCube, Xbox e PS2, que adotavam mais elementos de stealth e foram consideradas medíocres pela crítica.
O jogo conta com uma história escrita pelo icônico Larry Hama, adaptada em cutscenes estáticas no GBA que lembram muito histórias em quadrinhos. X2: Wolverine's Revenge foi comercializado em um pacote com Spider-Man: Mysterio's Menace e foi muito elogiado por seu combate, tornando-se um dos melhores jogos licenciados do portátil da Big N.
8. X-Men: Mutant Apocalypse
A Capcom trouxe joias raras quando trabalhou com os X-Men nos anos 90. Este é o caso de X-Men: Mutant Apocalypse, um jogo de plataforma e beat 'em up baseado no conflito na ilha-nação de Genosha e na ameaça de Apocalypse.
O título oferece cinco X-Men jogáveis: Fera, Ciclope, Gambit, Psylocke e Wolverine, cada um deles com um moveset e especiais próprios. Outro detalhe é que cada personagem tem um estilo de gameplay único: alguns exploram um combate de longa distância, enquanto outros aproveitam a verticalidade das fases.
X-Men: Mutant Apocalypse chegou ao Super Nintendo em 1994 e segue sendo muito elogiado por sua trilha sonora e visuais que envelheceram como vinho, além de ser um deleite mesmo para jogadores atuais.
7. X-Men: Children of the Atom
X-Men: Children of the Atom foi o primeiro jogo de luta da Capcom a contar com personagens da Marvel Comics. O título foi lançado inicialmente para os arcades em 1994 e, posteriormente, portado para SEGA Saturn, MS-DOS e PlayStation.
Na gameplay, X-Men: Children of the Atom segue a mesma premissa estabelecida pela Capcom em Street Fighter II e Darkstalkers, com cenários com múltiplas fases. O jogo de luta foi inspirado na HQ Fatal Attractions e contava com 12 personagens principais, incluindo mutantes e vilões.
Uma curiosidade é que o contrato de desenvolvimento entre a Capcom e a Marvel estipulava que o título deveria contar com um personagem da desenvolvedora japonesa. O escolhido foi Akuma, que estava presente como um personagem secreto.
6. X-Men: Legends
Antes de focar exclusivamente em Call of Duty, a Raven Software contava com algumas "pedradas", como Heretic e Hexen, Marvel: Ultimate Alliance e, claro, X-Men: Legends. O jogo é um RPG 3D isométrico lançado em 2004 para PlayStation 2, GameCube e Xbox, e até ganhou uma versão para o falecido "celular gamer" da Nokia, o N-Gage.
O ponto alto de X-Men: Legends era sua gameplay, que permite controlar até quatro mutantes em tempo real, sistema que também foi usado em Marvel: Ultimate Alliance. A parte de RPG "da coisa" estava no sistema de atributos e itens equipados. Também era possível combinar habilidades entre os personagens em combos e Xtreme Powers.
X-Men: Legends foi um enorme sucesso e marcou a infância de muitos jogadores, com sua sequência conquistando ainda mais. Seu elenco robusto é a parte chave, sendo replicado em outros jogos e marcando a era de ouro da Activision com X-Men.
5. X-Men Origins: Wolverine - Uncaged Edition
Não é muito difícil afirmar que Wolverine é o X-Men mais popular dos últimos tempos, pelo menos nos videogames. Além do jogo desenvolvido pela Insomniac, Logan recebeu diversos games ao longo dos anos em diversos consoles diferentes e o principal deles é a versão melhorada de X-Men Origins: Wolverine com o subtítulo Uncaged Edition.
X-Men Origins: Wolverine foi desenvolvido pela Raven Software na Unreal Engine e lançado inicialmente em 2009, junto ao filme de mesmo nome (uma prática comum entre jogos licenciados da época). A versão Uncaged Edition é considerada por muitos jogadores como a melhor por ser bem mais violenta do que a original; afinal, estamos falando de um hack and slash do Wolverine.
X-Men Origins: Wolverine - Uncaged Edition apresenta um grande salto visual em comparação com o original, visto que foi lançado para a geração de consoles seguinte: PlayStation 3, Xbox 360 e PC. O jogo conta com cerca de 9 horas no modo campanha e, apesar de ter sido lançado com o filme polêmico, não se baseia totalmente nele no quesito narrativa.
4. X-Men (1992)
Voltando para os anos 90, desta vez foi a Konami que obteve aprovação para trabalhar com os X-Men em um jogo exclusivo para arcades. O jogo, simplesmente chamado de X-Men ou "X-Men (1992)", é um beat 'em up clássico, visualmente inspirado no episódio piloto da animação Pryde of the X-Men.
A Konami lançou três versões de gabinetes para X-Men (1992), cada uma referente à quantidade de jogadores. A mais famosa delas foi a versão para 6 jogadores, que contava com dois monitores lado a lado, formando uma espécie de tela ultrawide.
X-Men (1992) oferecia seis mutantes jogáveis: Ciclope, Colossus, Wolverine, Tempestade, Noturno e Cristal. O jogo seguia um estilo simples de combate linear, bem costumeiro dos arcades. Cada personagem tinha animações e golpes diferentes, mas eram mecanicamente similares.
3. X-Men 2: Clone Wars
Enquanto o Super Nintendo tinha X-Men: Mutant Apocalypse, o Mega Drive contava com o exclusivo X-Men 2: Clone Wars, desenvolvido pela Headgames e lançado em 1995. O jogo é uma sequência de X-Men (1993), também exclusivo de Mega Drive, e se destacava do título de SNES por contar com co-op.
A trama adapta o arco The Phalanx Covenant, no qual a raça alienígena tecnorgânica Phalanx invade a Terra e tenta assimilar toda a população. Neste jogo, além de contar com a seleção inicial de personagens composta por Fera, Psylocke, Gambit, Noturno, Wolverine e Ciclope, X-Men 2: Clone Wars também permitia jogar com Magneto.
O título conta com uma premissa parecida com outros licenciados de X-Men, apesar de ser mais um plataforma 2D do que um beat 'em up. Cada personagem possui vantagens, seja por seus golpes únicos ou mobilidade, que ajudam em certas fases, mas prejudicam em outras, forçando os jogadores a testarem diversos heróis constantemente.
2. X-Men vs. Street Fighter
A Capcom é muito famosa por seus jogos de luta 2D e crossovers com outras franquias dos games e fora deles. Este é o caso de Marvel vs. Capcom, mas também de X-Men vs. Street Fighter, lançado em 1996 inicialmente para arcades, sendo responsável justamente por inaugurar a série "Versus" da Capcom.
X-Men vs. Street Fighter apresenta lutas em duplas no estilo tag team ofensivo, no qual é possível trocar de personagem, que já entra no campo de batalha com um golpe. O jogo também usa algumas mecânicas de títulos anteriores, como o super jump, cenários parcialmente destrutivos, air dashes e air combos, que dão velocidade às lutas.
A desenvolvedora portou X-Men vs. Street Fighter para o SEGA Saturn (considerado o port definitivo) e para o PlayStation. Neste último, o jogo sofreu cortes de conteúdo severos, incluindo o tag team, optando pela tradicional luta 1 vs 1. Posteriormente, X-Men vs. Street Fighter foi trazido de volta à vida na coletânea de 2024 Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics.
1. X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse
Considerado o ponto alto dos X-Men nos videogames, X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse foi desenvolvido pela Raven Software e lançado em 2005 para PC, PlayStation 2, GameCube e Xbox. A sequência se destacou por expandir tudo o que vimos no primeiro jogo, incluindo um elenco maior de personagens dos X-Men e da Irmandade de Mutantes, além de muitas outras figurinhas carimbadas, dependendo da plataforma.
Um dos grandes destaques de X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse foi a adição do multiplayer online de até quatro jogadores, além da chegada dos modos Deathmatch competitivo e Deathmatch cooperativo com hordas de inimigos.
X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse trouxe ainda mais elementos de RPG ao adicionar árvores de habilidades, afinidade entre mutantes, combos, sinergias, sidequests e muitos desafios. O jogo é muito elogiado por contar com uma tonelada de conteúdo e pela complexidade de seus sistemas, garantindo mais de 20h de jogatina.
Os 9 melhores jogos dos X-Men
O último grande jogo dos X-Men foi lançado em 2014 para os dispositivos móveis, depois do estrondoso sucesso da equipe de super-heróis nos games entre as décadas de 90 e 2000. A expectativa é que os X-Men retornem aos videogames já que agora estão sob comando da Disney, principalmente se Marvel's Wolverine, exclusivo do PlayStation 5, for um sucesso.
A Insomniac também estaria desenvolvendo um jogo dos X-Men, previsto para 2030 e revelado durante o megavazamento que o estúdio sofreu em 2023. Seria muito interessante se desenvolvedoras como Capcom e Raven Software voltassem a trabalhar com a franquia, visto seus feitos com os mutantes.
Veja a lista completa com os melhores jogos baseados nos X-Men:
- X-Men: Legends II - Rise of Apocalypse
- X-Men vs. Street Fighter
- X-Men 2: Clone Wars
- X-Men (Arcade)
- X-Men Origins: Wolverine - Uncaged Edition
- X-Men: Legends
- X-Men: Children of the Atom
- X-Men: Mutant Apocalypse
- X2: Wolverine's Revenge
Leia também no Canaltech: