Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é nerf e buff?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 02 de Abril de 2022 às 10h00

Link copiado!

Florian Olivo/Unsplash
Florian Olivo/Unsplash

O mundo dos games é repleto de termos e gírias em inglês, as quais não dizem absolutamente nada para quem não está habituado a elas. Algumas são as palavras "nerf" e "buff", muito comuns em jogos competitivos.

Caso você não saiba o que essas palavras significam, bem como os significados de "nerfar" e "buffar" algo ou um personagem, o Canaltech preparou uma explicação resumida sobre elas a seguir.

O que as palavras nerf e buff significam

Continua após a publicidade

“Nerf” significa “enfraquecer”; ou seja, quando um personagem ou uma habilidade é “nerfado”, significa que ele teve seu poder diminuído. Já o “buff” significa o contrário: “fortalecer” um personagem ou uma habilidade. Quando algo é “buffado”, quer dizer que ele ganhou melhorias ou teve seu poder aumentado.

Essas palavras são muito utilizadas em jogos competitivos, como VALORANT, Overwatch e League of Legends, por exemplo. Isso acontece porque, como esses jogos recebem novos conteúdos frequentemente, às vezes um personagem ou item acaba sendo muito mais forte que outros. Isso causa um desbalanceamento no jogo, pois dá vantagens injustas a alguns jogadores.

As empresas costumam ouvir o feedback da comunidade para evitar que estes desbalanceamentos permaneçam no jogo. Normalmente, a solução é o nerf ou o buff de algum personagem ou item. É por isso que é comum ler em redes sociais usuários pedindo para uma empresa “nerfar” ou “buffar” alguém; ou seja, eles estão pedindo que o balanceamento seja analisado e ajustado.

Exemplos de personagens que foram nerfados ou buffados

Continua após a publicidade

Um exemplo recente é o agente Yoru, de VALORANT, que teve várias habilidades buffadas (ou seja, melhoradas) na atualização 4.04 do jogo, lançada em março de 2022. O personagem é considerado um dos piores do game, com o menor percentual de vitórias (46,44%) e KDA (taxa de abates e assistências para morte), segundo o site Valking, que coleta dados de partidas ranqueadas. Estes são números alarmantes, visto que estamos falando de um personagem da classe Duelista, focada em mortes.

Mas não são apenas jogos competitivos que podem receber nerf ou buff. Por exemplo, o RPG de mundo aberto Elden Ring teve algumas habilidades nerfadas na atualização 1.03, lançada em março. O motivo: evitar o abuso delas por speedrunners, que já estavam conseguindo zerar o game em menos de uma hora.

Continua após a publicidade

Qual é a origem das palavras nerf e buff?

Esses termos complicados em inglês vêm lá do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, quando jogos de MMORPG passavam por sua era de ouro. Vale lembrar que, nesta época, conectar-se à internet ainda era raridade, e possível apenas por computadores.

O termo nerf vem de um jogo chamado Ultima Online... e de uma marca de brinquedos com o mesmo nome! Vamos explicar: quando o jogo foi lançado, em 1997, ele estava extremamente desbalanceado; o item mais destoante era a espada, que era muito mais forte que as outras armas.

Continua após a publicidade

Como resposta, os desenvolvedores diminuíram drasticamente o poder delas, e os usuários passaram a compará-las a espadas de brinquedo, estofadas com espuma da marca NERF. Com o passar do tempo, o nome foi sendo adotado no vocabulário dos gamers.

Já a história da palavra buff tem a ver com Anarchy Online, um MMO de ficção científica de 2001. No game, o jogador podia usar feitiços para aumentar temporariamente a força das suas habilidades; quando isso era feito, aparecia um pequeno ícone de um bíceps musculoso na tela. E buff era uma gíria para pessoas musculosas. Novamente, foi uma questão de tempo para que o termo se popularizasse entre outros jogos.

Continua após a publicidade

Fonte: Game Informer, Inverse, Millenium.gg (1, 2), Valking.gg