Nintendo anuncia novo game de Mario para iPhone

Por Felipe Demartini | 07 de Setembro de 2016 às 14h30

A Apple iniciou seu evento de anúncio do iPhone 7 em grande estilo. Antes mesmo de falar sobre o novo aparelho, a marca convidou ao palco ninguém menos do que Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, para anunciar que o novo game do mascote da Nintendo será lançado pela primeira vez em uma versão exclusiva para dispositivos móveis.

Super Mario Run, como o nome já diz, é um título do estilo runner, com o personagem correndo automaticamente da esquerda para a direita, na tela. O jogador controla os saltos do protagonista e deve coletar moedas, derrotar inimigos e chegar até o final da tela sem morrer. Quanto mais forte o pressionamento, maior o pulo, e a estratégia nos controles é fundamental para maximizar o resultado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um modo de batalha, chamado Toad Rally, também coloca jogadores para competirem entre si via internet, lutando pelo maior número de posições e usando power-ups para melhorar a própria performance ou atrapalhar a do adversário. Um adesivo com a posição do oponente mostra seu caminho pelas fases e o que ele fez de diferente em sua corrida pelo cenário.

De acordo com Miyamoto, o título foi feito de forma dedicada aos dispositivos móveis, podendo ser jogado com uma única mão. Assim, afirma o criador, os usuários podem aproveitar a aventura no metrô ou no ônibus, enquanto se apoiam, sem que isso prejudique a performance nas partidas.

Com lançamento marcado para o final do ano, a tempo da temporada de Natal, Super Mario Run não será um game gratuito, e será vendido por um preço ainda não revelado, sem que o usuário precise de preocupar com compras posteriores. A chegada do título, também, acontece “primeiro no iOS”, o que significa que o jogo deve chegar também ao Android no futuro próximo. Datas, entretanto, não foram reveladas.

A parceria da Nintendo com a Apple, entretanto, vai além apenas de um game exclusivo temporariamente. Miyamoto também aproveitou a ocasião para anunciar um pacote de stickers de Super Mario Bros. para o iMessage, que será lançado com o iOS 10, também em data ainda não revelada.

Apesar de não ser a primeira empreitada da empresa no mundo mobile, Super Mario Run é o primeiro jogo desenvolvido por ela para esse segmento. Antes dele, a Nintendo havia lançado apenas Miitomo, uma espécie de rede social onde os amigos podem se conhecer melhor, enquanto o todo poderoso Pokémon Go veio pelas mãos da Niantic, em parceria com a “Big N”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.