Monster Hunter Wilds precisa dos DLCs instalados para aumentar os FPS no PC
Por Raphael Giannotti |

Monster Hunter Wilds está prestes a completar um ano e ainda é um terror de otimização no PC, um dos piores de 2025, tanto que as avaliações no Steam são 46% positivas. O problema real que leva o jogo a ter esses problemas pode ser muito simples, segundo uma investigação da comunidade: nada menos do que um verificador de DLC que parece sobrecarregar o processador, causando as quedas de FPS.
-
Monster Hunter Wilds no PC: veja requisitos para jogar
- Review Monster Hunter Wilds | Renovação da franquia com estilo
A descoberta tem sido amplamente discutida nos fóruns e diferentes testes têm chegado ao mesmo resultado. Quem descobriu o problema e publicou no Reddit disse que uma conta do Steam com o jogo sem DLC rodava o game a cerca de 25 FPS nas áreas de hub. O mesmo PC, mas com o game rodando em outra conta e com quase todas as DLCs, entregava mais de 80 FPS.
Monster Hunter Wilds exige muito até de CPUs fortes
O responsável pela descoberta publicou um vídeo com um mod que faz o jogo pensar que você tem todos os DLCs e mostrou um antes e depois em termos de desempenho, que você pode conferir no vídeo. Ele afirma ainda que conseguiu replicar o mesmo ganho de desempenho em diferentes configurações de PC, com as mesmas configurações.
No vídeo exemplificando o bug, conseguimos inicialmente ver o uso de CPU maior do que o de GPU, algo incomum. E por isso, o desempenho fica bem próximo de 30 FPS com o jogo em 1080p, mesmo com uma RTX 3070 Ti (mobile) e um i7-12800HX usado nesse teste específico. Ao enganar o jogo com a verificação de DLCs, vemos que o uso da CPU aumenta ainda mais, mas a placa de vídeo também é mais usada, fazendo com que o desempenho dobre.
Mesmo assim, ainda não é um cenário ideal, já que estamos falando de um processador de 16 núcleos e 24 threads operando entre 70 e 80% de uso, algo absolutamente anormal. Seria diferente se estivéssemos falando de um quad-core, ou até mesmo um modelo com 6 núcleos, mas esse não é o caso. De qualquer forma, ainda assim a performance sobe.
Tudo isso parece ser causado pro algum bug grave nos códigos de Monster Hunter Wilds que a Capcom precisa urgentemente dar uma olhada. Todo esse achado já foi enviado para o estúdio e até os caçadores de pixels do Digital Foundry estão investigando a questão.
Veja mais do CTUP: