Microsoft reduz para 12% taxa cobrada por venda de jogos publicados na sua loja

Microsoft reduz para 12% taxa cobrada por venda de jogos publicados na sua loja

Por Wagner Wakka | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2021 às 13h25
Divulgação/Microsoft

A Microsoft segue a linha da Epic Games e vai reduzir a fatia que cobra de desenvolvedores para publicar jogos na Microsoft Store. Atualmente, a empresa fica com 30% do faturamento de um estúdio que vende títulos em sua plataforma, mas, com a redução, a taxa cairá para 12%.

A informação vem de uma publicação oficial do chefe do Xbox Game Studios Matt Booty. “Como parte do nosso compromisso de capacitar todos os criadores de jogos para PC a realizarem mais, a partir de 1º de agosto, a participação deles na receita líquida de vendas de jogos da Microsoft Store aumentará de 70% para 88%”, explica o executivo.

Essa é uma discussão já antiga na indústria dos games e começou com a Epic, em dezembro de 2018, quando ela lançou sua própria loja. Na época, a empresa foi clara em dizer que jogos publicados com ela teriam uma taxa de somente 12% nas vendas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Epic destina 88% do lucro a empresas que usam a UE4 (Foto: Divulgação/Epic Games)

Por exemplo, no Steam, a Valve fica com 30% do valor arrecadado. A discussão também está acalorada com o processo que Apple e Epic disputam sobre essa questão, o que retirou Fortnite da loja do iOS. A Maçã defende seu direito de cobrar os 30% dos desenvolvedores que publicam jogos com ela, enquanto a Epic considera o montante abusivo.

Com a entrada a Microsoft no jogo, é possível que mais desenvolvedores comecem a optar pelo lançamento na loja do Xbox e da Epic do que pelo Steam, hoje a principal plataforma para distribuição digital de jogos.

Contra a política da Epic, a Valve chegou a anunciar mudanças também na forma de cobrar tal fatia de desenvolvedores conforme a receita. O título que render menos de US$ 10 milhões arrecadados ainda precisa pagar os 30% para Valve. Acima disso, tal número cai para 25% até US$ 50 milhões e 20% após os US$ 50 milhões em receita.

Fonte: Xbox News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.