Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft já está testando versão web do streaming de games xCloud

Por| 15 de Fevereiro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Os testes do xCloud, o sistema de streaming de games da Microsoft, podem estar prestes a ganharem sua maior extensão, chegando também aos navegadores. As primeiras imagens da plataforma rodando em um browser vazaram nesta segunda-feira (15) e mostram um desenvolvimento que parece em estágio avançado, ainda que sua utilização ainda esteja restrita aos funcionários da própria empresa de Redmond.

Não deve ficar assim por muito tempo, porém, com a ideia sendo de abrir a Beta pública do xCloud para navegadores no segundo trimestre de 2021. A versão funciona em navegadores baseados em Chromium, ou seja, seria plenamente funcional no Edge, da própria Microsoft, e também no Google Chrome. A ideia, porém, é ir além disso tudo e, por meio da novidade, disponibilizar a novidade em plataformas nas quais, até agora, isso não era possível.

Estamos falando do ecossistema da Apple, com Macs e, principalmente, iPhones e iPads passando a participar das jogatinas. A ideia original da Microsoft era lançar a Beta do xCloud para Android e iOS, mas apenas o sistema operacional do Google foi contemplado devido a uma mudança nos critérios da Maçã para cadastro de aplicações, obrigando que os títulos fossem registrados um a um na App Store para avaliação indicativa e adequação aos termos de uso.

Continua após a publicidade

Por conta disso, apenas a Beta do xCloud para Android foi disponibilizada, com o desenvolvimento passando a se focar na versão web, justamente, devido à sua abrangência. O site The Verge, que divulgou as informações, também trouxe imagens da interface do serviço, que reúne os jogos disponíveis no serviço Game Pass Ultimate, exigido para utilização da plataforma de games na nuvem.

Da mesma forma que nos celulares, na web, o xCloud seria capaz de rodar os títulos em tela cheia, na maior qualidade possível e com o uso de um controle compatível com o formato Xbox. Segundo as informações preliminares, a ideia é que, pelo menos no início, a resolução 4K não estaria disponível, já que a Microsoft ainda está usando servidores baseados no Xbox Series S nessa etapa inicial, planejando um upgrade com o hardware do Series X, versão mais poderosa de seu console, para este ano.

Continua após a publicidade

Além disso, a ideia da Microsoft é que o xCloud se torne parte integrande do app de Xbox no Windows 10, ainda que, como dito, nessa etapa inicial, ele esteja rodando apenas em navegadores com a tecnologia Chromium. O software de games do sistema operacional, assim, permaneceria sendo a principal parada dos jogadores na plataforma, reunindo tanto a oferta de jogos que rodam na nuvem quanto títulos adquiridos por meio da loja online e recursos de gravação ou produção de conteúdo.

A Microsoft não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e não possui uma previsão de liberação do xCloud para navegadores. As imagens, entretanto, mostram um produto que parece funcional e bem próximo de uma disponibilidade pública, o que pode indicar que uma Beta mais ampla e que vá além dos muros da companhia não deve demorar muito.

Fonte: The Verge