Microsoft demonstra o Project xCloud rodando Forza Horizon 4 no Android
Por Rafael Arbulu |

Uma das franquias mais visualmente exigentes da atualidade é Forza, a série de corridas da Microsoft que tirou a coroa do gênero de corrida de Gran Turismo. E ela é ainda mais exigente se você for um jogador de PC. Mas, segundo uma divulgação recente da Microsoft, essa é uma realidade que pode mudar em breve. A empresa promoveu um vídeo mostrando Forza Horizon 4, a última iteração da franquia de carros e corrida, rodando suavemente em um smartphone Android.
Não é um emulador e não foi “ráquer”, como diz o meme. O vídeo é parte do Project xCloud, a empreitada da Microsoft para o setor embrionário de cloud gaming, que visa oferecer streaming de jogos por meio da nuvem, originalmente anunciada em outubro de 2018.
O vídeo em questão mostra um celular Android rodando o jogo, com conexão direta via Bluetooth a um joystick do Xbox One. Segundo o chefe da área de cloud gaming da Microsoft, Kareem Choudhry, o teste é um atestado às possibilidades do setor, mas ele ressalta que cenários extremos como esse (um jogo exigente versus um dispositivo pequeno) não serão o padrão: “Em qualquer lugar com uma boa conexão de rede, nós poderemos participar com o Project xCloud”, disse o executivo ao Techcrunch.
O teste acima rodou Forza Horizon 4 em um data center da empresa. Esse sim será o processo rotineiro seguido pelo projeto: um rol de servidores contará com a instalação do jogo em si, e o usuário reproduzirá na tela uma versão dele em streaming. Atualmente, o maior desafio do setor é ajustar a entrada de comandos da plataforma do usuário sem que haja o famigerado lag ao reproduzi-los no jogo.
Choudry diz, porém, que o projeto não visa substituir o mercado de consoles: “Se você comprou o primeiro Xbox, o Xbox 360 e o Xbox One, saiba que haverão outras máquinas no futuro. Nós não estamos abandonando a indústria de consoles”. O executivo comparou o xCloud com serviços como o Spotify, ressaltando a capacidade do usuário de se logar de qualquer plataforma e sempre acessar a mesma playlist, bem como alterá-la de onde quiser.
Outras empresa estão desenvolvendo seus próprios projetos na área de cloud gaming. A Electronic Arts, por exemplo, segue trabalhando no Project Atlas, que atua no setor, mas exclusivamente com o catálogo de jogos da publisher americana, ao passo que a Google já rodou Assassin’s Creed Odyssey (um jogo da Ubisoft que é, por si só, bastante exigente em qualquer plataforma) no chamado Project Stream.
Fonte: Techcrunch