Siga o @canaltech no instagram

Google anuncia serviço de streaming de games pelo Chrome

Por Carlos Dias Ferreira | 01 de Outubro de 2018 às 20h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google acaba de anunciar um novo serviço para streaming de videogames. A nova plataforma foi batizada de Project Stream e traz uma proposta análoga a de outras companhias, como Sony e Nvidia. Em suma, trata-se de permitir que mesmo alguém com um computador modesto possa encarar títulos pesos-pesados de última geração, sendo necessária apenas uma conexão parruda com a internet — já que todo o processamento é feito pelos computadores do provedor do serviço.

Atualmente em fase de testes, o Project Stream deve funcionar exclusivamente através do navegador Chrome, baseado em um esquema de assinatura mensal. Embora o modelo traga também a vantagem de não ser necessário baixar de uma só vez as dezenas de GB de um jogo blockbuster, a necessidade de uma conexão rápida e confiável é incontornável — um desafio geral que também precisará ser abordado pela Google.

Conforme explicou a companhia ao apresentar o novo projeto, questões como buffering e latência são vitais para o processo de streaming de games. “Quando assistindo a TV ou a filmes, o consumidor fica confortável até mesmo com alguns segundos de buffering [carregamento temporário em memória] no início, mas o streaming de jogos em alta qualidade requer medidas de latência de milissegundos, sem degradação gráfica”, explicou a gerente de projeto Catherine Hsiao.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Bem, a julgar pelo resultado prévio demonstrado pela Google, o Project Stream parece mesmo capaz de contornar o desafio que tirou do mercado o pioneiro OnLife, há alguns anos. Senão, confira acima o vídeo com alguns trechos de Assassin’s Creed: Odyssey rodando através do Chrome. Resta saber quem será a primeira empresa a realmente popularizar o streaming de games –—lembrando que serviços como o Nvidia GeForce Now também se encontram em fases de testes Beta.

Fonte: Google Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.