Mesmo com vendas em queda livre Microsoft garante novo Xbox poderoso
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A presidente do Xbox, Sarah Bond, voltou a comentar sobre a próxima geração do console em meio à incerteza sobre a Microsoft no mercado de hardware e a queda livre nas vendas do Xbox Series.
Em entrevista à Fortune Magazine publicada nesta segunda-feira (17), Bond revelou que "o hardware é absolutamente fundamental para tudo o que fazemos no Xbox" e que a próxima geração do Xbox "será uma experiência poderosa".
A executiva dá a entender que o hardware do Xbox segue como núcleo da estratégia de jogos da Microsoft, apesar de todos os fatores contra essa afirmação. Não é de hoje que a companhia vem apostando cada vez mais em levar o ecossistema Xbox (jogos e serviços) para outras plataformas, o que enfraquece o hardware.
O ano de 2025 foi marcado por péssimas notícias relacionadas a estoque e vendas do Xbox Series. Vários locais do mundo reportaram escassez desses consoles, incluindo no Brasil. O mesmo vale para jogos em mídia física, esnobada em novas publicidades da marca e com muitos títulos (incluindo first-party) não recebendo mais este tipo de versão no Xbox.
Em contraste, a Microsoft segue firme expandindo seu serviço de nuvem, o Xbox Cloud Gaming, enquanto investe pesado e aumenta os preços do Xbox Game Pass, que agora custa R$ 120 mensais para assinantes brasileiros.
Para a presidente do Xbox, a Microsoft ainda prioriza a escolha do usuário, integrando a jogabilidade entre Xbox, PC e nuvem.
Próxima geração do Xbox é nebulosa
Pouco se sabe oficialmente sobre o próximo console da empresa, dispositivo este apelidado de Xbox Magnus, embora saibamos mais sobre ele do que sobre o PlayStation 6. Tanto os executivos do Xbox como o próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, vêm indicando que o próximo console será uma espécie de PC híbrido, muito provavelmente alinhado ao que vimos no ROG Xbox Ally, que parece ter superado as expectativas da ASUS.
As principais características do console segundo rumores, seria o multiplayer online gratuito e a integração de várias lojas em um só dispositivo, como GoG, Steam, Epic Games Store, etc.
O grande problema é que o Xbox não estará sozinho neste segmento. O novo Steam Machine, um PC compacto da Valve, promete algo parecido com o provável caminho da Microsoft. Ao invés de transformar o console em um PC, o Steam Machine pretende fazer o contrário, transformar a experiência de PC mais próxima à de consoles.
Xbox Play Anywhere é a chave?
Um dos grandes diferenciais e apostas que a Microsoft está fazendo para se diferenciar dos outros competidores é o selo Xbox Play Anywhere, que permite comprar um jogo e aproveitá-lo em qualquer outro lugar do ecossistema do Xbox, seja no console, PC, nuvem, portáteis, celulares, etc.
Além de adicionar cada vez mais jogos ao programa Xbox Play Anywhere, a Microsoft também irá realizar um evento nesta quinta-feira (20) com mais anúncios para o programa.
Leia também no Canaltech:
- Blizzard adiciona 7 jogos clássicos ao catálogo retrô do Xbox
- Para Phil Spencer, Steam Machine é só mais uma tela para o Game Pass
- Steam Machine a US$ 400 pode ameaçar PlayStation e Xbox? Analista diz que sim
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!