Publicidade

10 melhores jogos de tiro do Xbox

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

A Microsoft pode ter alcançado altos e baixos com a marca Xbox, mas uma coisa ela nunca deixou faltar na plataforma: jogos bons de tiro, principalmente por duas de suas principais franquias serem deste gênero: Halo e Gears. 

Tanto o Xbox One quanto o Xbox Series receberam grandes lançamentos em seu tempo de vida, replicando o que foi visto no Xbox 360. O resultado disso foram games de altíssimo nível, seja para jogatina online quanto para a offline.

Com isso em mente, o Canaltech listou os 10 melhores jogos de tiro do Xbox. Confira!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Halo: The Master Chief Collection

A coletânea Halo: The Master Chief Collection traz uma grande repaginada nos quatro primeiros jogos da franquia, ampliando ainda mais o alcance de clássicos e trazendo à tona seu cenário multiplayer. Do primeiro ao quarto título, vemos Master Chief dar seus primeiros passos como Spartan até o confronto final que o leva aos fatídicos "Guardians" e "Infinite".

Além dos jogadores poderem alternar entre o visual remasterizado e o antigo, eles também podem mergulhar de cabeça nos controles adaptados para a geração mais atual - de forma mais responsiva, tanto na hora de dar tiros quanto para pilotar os veículos. 

A coletânea continua sendo uma das maiores pérolas da Microsoft, podendo ser jogada tanto no Xbox One, no Xbox Game Pass e também no Xbox Series - através da retrocompatibilidade.

9. Far Cry 4

Por mais que a Ubisoft tenha lançado sequências, nenhuma delas se igualou a Fay Cry 4. A experiência continua sendo uma das maiores e mais bem elaboradas da franquia e por inúmeras razões.

Continua após a publicidade

Após o estorndoso sucesso do terceiro título, Kyrat e Pagan Min se apresentam como as novas alternativas de vilão e ambiente inóspito que o jogador deve seguir. Mesmo não obtendo a mesma popularidade de seu antecessor, ele continua sendo aclamado até os dias atuais e pavimentou o caminho para padrões que se mantém na franquia até hoje.

Far Cry 4 está disponível tanto no Xbox One quanto no Xbox Series, através da retrocompatibilidade.

8. Fortnite

Continua após a publicidade

O gênero battle royale tem se tornado extremamente popular e Fortnite é a peça central do gênero. Mais do que um jogo, a experiência da Epic Games já é considerada uma plataforma - por conter vários outros tipos de aventuras integrado ao seu universo como LEGO, Rocket Racing, Festival e logo mais da Disney.

Seu sucesso é tanto que não teve para ninguém nos últimos anos, com o jogo atropelando por completo franquias grandes como Call of Duty e Battlefield e conquistando uma posição que eles almejam retomar até os dias atuais. Não é à toa que, mesmo sendo free-to-play, também é um dos jogos mais lucrativos em atividade. 

Fortnite está disponível no no Xbox One e Xbox Series.

7. Call of Duty: Modern Warfare

Continua após a publicidade

Após um bom tempo focando em jogos multiplayer, a Activision e a Infinity Ward decidiram voltar às raízes do que elevou o nível da franquia e trouxeram de volta Call of Duty: Modern Warfare. Lançado originalmente em 2007, o papel dele não é apenas ser um mero remake, mas reapresentar parte de seus melhores elementos para uma nova leva de jogadores.

Com os mapas ainda maiores, presença de veículos, vários modos do multiplayer e uma integração ainda maior com a comunidade, não demorou muito para Modern Warfare se consolidar entre os melhores jogos de toda a franquia.

Tecnicamente impecável, COD: Modern Warfare está disponível no Xbox One e Xbox Series, via retrocompatibilidade.

Continua após a publicidade

6. Titanfall 2

Melhorando ainda mais o que foi criado no primeiro, a Respawn Entertainment trouxe Titanfall 2 com uma proposta ainda maior para o confronto de mechas. Novos mapas, personagens, formas de personalização e finalmente um modo história abrilhantaram a franquia - permitindo até que ela fosse ampliada e gerasse APEX Legends, o battle royale da EA.

Mesmo que o sonho de ver Titanfall 3 esteja muito distante e seja até impossível, o segundo game continua sendo de alto nível e tem uma base ativa de jogadores. Ou seja, enquanto a comunidade existir, o multiplayer atravessará gerações e pode alcançar até as próximas plataformas.

Continua após a publicidade

Titanfall 2 está disponível no Xbox One e Xbox Series, via retrocompatibilidade.

5. Rainbow Six Siege

Também com pegada tática, mas em primeira pessoa, Rainbow Six Siege é um dos maiores sucessos do gênero de tiro em primeira pessoa do Xbox. Aqui, não temos enredo ou modo história, mas sim um robusto e premiado multiplayer, que coloca dois times de seis jogadores para ou invadirem ou defenderem um território.

Continua após a publicidade

Parte do sucesso de R6 se deve, também, à boa variedade de operadores, que possuem características específicas e que mudam drasticamente as estratégias de jogo.

Rainbow Six Siege está disponível no Xbox One e Xbox Series.

4. Wolfenstein II: The New Colossus

Continua após a publicidade

Wolfenstein II: The New Colossus é considerado por muitos um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa em todos os tempos. O game segue o embalo de "The New Order" e não apenas acerta em todos os pontos que o anterior estabeleceu, como melhora a experiência ainda mais.

Situado na Segunda Guerra Mundial, Wolfenstein II: The New Colossus continua situado na Europa dominada pelo nazifascismo. Você, juntamente com um pequeno grupo de rebeldes, terá de enfrentar essa poderosa máquina de guerra em combates absolutamente insanos e divertidos, com mecânicas avançadas de tiro e armas das mais variadas.

Dinamicamente, trata-se de um shooter extremamente técnico e bem pensado, com boa dose de brutalidade e armas das mais variadas dentro da época. Wolfenstein II: The New Colossus está disponível no Xbox One e Xbox Series, através da retrocompatibilidade.

3. Doom Eternal

Continua após a publicidade

Doom Eternal é constantemente apontado como um dos melhores shooters da geração de consoles do Xbox. Aqui a ordem é uma só: meter bala nos demônios. Novamente estamos no comando de Doom Slayer, guerreiro lendário que luta contra as forças demoníacas, com toda a ignorância possível.

Com jogabilidade já característica da franquia, que foi revivida em 2016, temos que meter bala nos demônios para conseguir energia e munição, só que de modo ainda mais variado e aprimorado se compararmos com seu antecessor. E para nos ajudar a atingir esses objetivos teremos acesso a inúmeras armas, como a Combat Shotgun, Super Shotgun, Heavy Cannon, Rocket Launcher, Plasma Rifle e Ballista. Muitas armas brancas também estão à disposição.

Doom Eternal está disponível no Xbox One e Xbox Series.

Continua após a publicidade

2. Overwatch

Overwatch foi lançado em 2016 e foi um estrondoso sucesso em várias plataformas, incluindo o Xbox One. Aqui temos um shooter baseado em personagens, cada qual com sua habilidade, o que torna a experiência de jogo simplesmente viciante e altamente estratégica.

Sem um modo história, mas com um multiplayer dos mais robustos em todos os tempos, Overwatch foi um jogo obrigatório para quem cansou um pouco dos "jogos de tiro adultos", e quer algo mais leve, porém competitivo. Sim, caros leitores, "foi" porque ele não está mais disponível para os jogadores. A Blizzard Entertainment subsitituiu a experiência por Overwatch 2 - que infelizmente não traz o mesmo brilho do original.

1. Gears 5

Como o foco da lista é justamente na experiência de jogabilidade de tiro, poucos são tão competentes e completos quanto Gears 5. Enredo à parte, o último jogo da franquia, lançado em 2019, aprimora tudo aquilo que vimos nos games anteriores.

Um shooter extremamente agressivo com visão em terceira pessoa, que te alimenta com muita ação, armas infindáveis e inimigos pesados. Há, também, a possibilidade do combate corpo a corpo com a lendária Lancer e sua serra.

Gears 5 está disponível no Xbox One, Xbox Game Pass e Xbox Series.

Leia outras matérias do Canaltech: