Publicidade

10 melhores jogos baseados em anime

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Bandai Namco, SEGA
Divulgação/Bandai Namco, SEGA

Jogos baseados em anime estão entre nós desde sempre. Franquias famosas como Dragon Ball e One Piece fazem parte da infância de muitos de nós, principalmente quando falamos em PlayStation 2.

Apesar de hoje em dia não vermos tanto volume nesse segmento, principalmente falando em AAA, não podemos descartar o rico e vasto histórico dos animes nos games.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu 10 jogos baseados em animes que você não pode deixar passar, de clássicos a títulos contemporâneos de peso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Bleach: The 3rd Phantom

Bleach é um caso estranho, tanto nos games como em seu próprio anime. Apesar de certa popularidade na década de 2000 e fazer parte, inclusive, do Big Three (junto de One Piece e Naruto), a obra de Tite Kubo despencou de popularidade, enquanto as outras obras seguiram populares por bons anos.

Essa atenção baixa refletiu nas adaptações de Bleach para os games, que teve seu auge lá no Nintendo DS, justamente na época em que o anime fazia sucesso. Um desses jogos foi Bleach: The 3rd Phantom, um RPG tático com uma história e personagens originais criados por Kubo em pessoa, apesar de se tratar de um spin-off.

É um excelente conteúdo extra para fãs de Bleach que, apesar de não ter sido muito bem recebido pela crítica, é elogiado pela comunidade.

9. Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters: World Championship Tournament 2006

Para quem quer experimentar uma boa e velha campanha de Yu-Gi-Oh!, voltar ao Game Boy Advance pode ser uma boa ideia. O portátil da Nintendo recebeu bons jogos da franquia, como Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters: World Championship Tournament 2006.

Continua após a publicidade

O jogo conta com um grande leque de cartas e promete ser um verdadeiro desafio até para os duelistas mais assíduos. Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters: World Championship Tournament 2006 conta com centenas de cartas colecionáveis, vários modos e desafios que funcionam como um treinamento robusto.

Sua interface clara, classificação de cartas e controles fáceis de pegar colocam Yu-Gi-Oh! World Championship Tournament 2004 como um dos melhores do GBA, melhorando muitos dos elementos introduzidos por outros jogos no portátil.

8. Gundam Battle Assault 2

Para quem gosta de um bom jogo de luta entre robôs gigantes, Gundam: Battle Assault 2 pode ser uma excelente pedida, principalmente se tiver preferência por clássicos do PlayStation, ainda mais pelo console oferecer excelentes gráficos em pixel art, como neste caso.

Continua após a publicidade

Gundam: Battle Assault 2 é um prato cheio para fãs de Gundam e inclui elementos familiares, como personagens marcantes e histórias baseadas na obra original. A campanha pode ser um pouco assustadora para quem não conhece o anime, o que não significa que a jogabilidade não seja acessível, então jogue sem medo!

7. Jump Ultimate Stars

O Nintendo DS foi a casa de muitos jogos baseados em anime, incluindo Jump Ultimate Stars, que reúne dezenas de obras em um jogo só com uma finalidade: colocar os principais personagens dos animes para caírem na porrada.

Continua após a publicidade

Perfeito para quem experimentou muitos jogos M.U.G.E.N., Jump Ultimate Stars é um jogo de luta 2D em pixel art que usa e abusa do estilo de mangá e se destaca pela quantidade e variedade de personagens disponíveis. O título, infelizmente, não ficou muito conhecido por aqui, já que foi lançado exclusivamente no Japão.

6. JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R

JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R marca o retorno do jogo de luta de PlayStation 3, trazendo toda a bizarrice e músculos da obra de Hirohiko Araki em um remake para plataformas modernas.

Continua após a publicidade

Apesar de não agradar tanto a crítica, o jogo foi muito bem recebido por fãs, especialmente entre jogadores do Brasil. JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R conta com avaliações extremamente positivas no Steam, graças à sua jogabilidade viciante e aos modificadores de batalha que permitem experimentar diferentes formas de jogar.

5. One Piece Pirate Warriors 4

Com mais de 1.100 episódios, seria difícil para One Piece não ter nenhum representante nos games. Diferentemente de outros shounens que acabam explorando mais o gênero de luta 2D, a obra de Eiichiro Oda foi para outro lado nos jogos, abraçando um dos gêneros mais nichados do mercado: o Musou.

Continua após a publicidade

Para quem não se recorda o que é um Musou, é um subgênero que surgiu no PlayStation 2 com Dynasty Warriors 2. O objetivo aqui é se sentir poderoso o suficiente para enfrentar exércitos — praticamente uma segunda-feira para Luffy e companhia.

One Piece Pirate Warriors 4 é um dos melhores representantes do caos que nos é apresentado no mangá e anime. Além de ser uma excelente porta de entrada para conhecer o gênero Musou, o jogo conta com uma vasta seleção de personagens com movimentos únicos.

4. Astro Boy Omega Factor

Continua após a publicidade

Partindo do saudoso Game Boy Advance, Astro Boy Omega Factor é um dos jogos que você verá em listas dos melhores games de GBA, e não é para menos. Estamos falando de um dos jogos mais bem avaliados do sistema.

Astro Boy Omega Factor conta com gráficos inspirados em desenhos originais do criador da franquia, Osamu Tezuka, em um jogo de ação que vicia e conta com momentos beat'em up e shoot 'em up, além de suas batalhas contra chefes, que dispensam comentários.

3. Dragon Ball Sparking! Zero

Continua após a publicidade

Um dos animes que mais receberam adaptações para os videogames é Dragon Ball, que, cá entre nós, vem surpreendendo muitos nos últimos anos. A série Budokai Tenkaichi fez parte da infância de muita gente, principalmente no PlayStation 2 com sua vasta seleção de personagens.

Apesar da imensa popularidade, a série Budokai Tenkaichi ficou em um hiato de quase 17 anos. Felizmente, a Bandai Namco nos presenteou com Dragon Ball Sparking! Zero, um dos melhores jogos 3D baseado na obra de Akira Toriyama de todos os tempos.

Dragon Ball Sparking! Zero se destaca por manter a vasta seleção de personagens dos clássicos e a elevar a jogatina à décima potência com gráficos fantásticos e gameplay que exige mais do que apenas socar botões. Sparking! Zero é basicamente um simulador de shonen e uma das melhores formas de se experimentar um anime em um videogame.

Continua após a publicidade

2. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

Um dos queridinhos entre os fãs, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 definitivamente tem seu lugar reservado na lista por sua qualidade e popularidade. Estamos falando de um jogo de luta 3D de 2016 que até hoje entrega gráficos bem satisfatórios, mesmo após quase uma década.

O jogo é considerado por muitos como uma das melhores portas de entrada para Naruto nos games, além de oferecer uma ampla gama de conteúdos para os fãs, sendo uma das melhores formas de conhecer o universo criado por Masashi Kishimoto.

Continua após a publicidade

Além de uma vasta gama de personagens jogáveis, com a maioria deles balanceados (não estou falando de você, Deidara), Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 oferece batalhas épicas e jogabilidade fácil de pegar. O único ponto fraco do jogo são os Quick-Time Events, que podem deixar a desejar.

1. Dragon Ball FighterZ

Dragon Ball FighterZ foi um dos jogos que colocou a franquia de volta nos holofotes. Não seria para menos: quem cuidou do jogo de luta 2D estilizado foi a Arc System Works, responsável pela série Guilty Gear e que está no desenvolvimento de Marvel's Tokon.

Estamos falando do jogo de anime mais bem avaliado no agregador de análises, o Metacritic. Dragon Ball FighterZ conseguiu conquistar tal façanha ao entregar um jogo com gráficos fantásticos e nível de competitividade que qualquer entusiasta do gênero de luta se empolga.

Não é para menos que o jogo foi incluído na E.V.O., maior torneio de jogos de luta do mundo, além de conquistar prêmios em diversos eventos, incluindo a categoria de Melhor Jogo de Luta do The Game Awards 2018.

10 melhores jogos baseados em anime

Apesar de não estar tão em alta, os jogos baseados em anime têm muita lenha para queimar. A quantidade é tanta que deixamos vários títulos de fora, como Steins;Gate 0 e Attack on Titan 2.

Veja a lista dos 10 melhores jogos baseados em anime:

  1. Dragon Ball FighterZ;
  2. Dragon Ball Sparking! Zero;
  3. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4;
  4. Astro Boy Omega Factor;
  5. One Piece Pirate Warriors 4;
  6. JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R;
  7. Jump Ultimate Stars;
  8. Gundam Battle Assault 2;
  9. Yu-Gi-Oh! World Championship Tournament 2004;
  10. Bleach: The 3rd Phantom.

Leia também no Canaltech: