Conheça os jogos de Attack on Titan
Por Igor Pontes • Editado por Bruna Penilhas |
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) é um sucesso de público. Seja devido ao anime ou mangá, a obra de Hajime Isayama conquistou um grande público ao longo dos anos, e como toda franquia de sucesso, jogos baseados na história de Eren Yeager foram lançados.
- Naruto, Dragon Ball e mais: os melhores jogos de animes
- As 10 melhores músicas de animes de todos os tempos
Nesta página, listamos não apenas os games oficiais de Attack on Titan, como também alguns títulos exclusivos para o público japonês e projetos incríveis feitos por fãs. Sem mais delongas, confira a lista abaixo e Shinzou wo Sasageyo!
Jogos oficiais de Attack on Titan
1. Attack on Titan: Humanity in Chains
O primeiro jogo baseado em Attack on Titan foi lançado em 2013 para Nintendo 3DS e conta com apenas cinco personagens jogáveis: o protagonista Eren Yeager, Mikasa Ackerman, Armin Arlert, Sasha Braus e Levi Ackerman. No game, os jogadores podem lutar contra os Titãs nos cenários consagrados do anime, como a Floresta das Árvores Gigantes e o distrito de Trost.
O jogo foi desenvolvido pela Spike Chunsoft, que posteriormente trabalhou em Jump Force.
2. Attack on Titan: Wings of Freedom
O jogo de ação da Omega Force e Koei Tecmo chegou em 2016 como exclusivo temporário para PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita. Posteriormente, o game foi lançado para PC e Xbox One. Chamado de A.O.T: Wings of Freedom em alguns países, o jogo aborda a história do anime até a primeira temporada, culminando na captura da Titã Fêmea e a verdade por trás do interior das muralhas que cercam o mundo em Shingeki no Kyojin.
Dentre os personagens jogáveis estão Eren Yeager, Armin Arlert, Mikasa Ackerman, Jean Kirschtein, Connie Springer, Sasha Braus, Krista Lenz, Levi Ackerman, Zoë Hange e Erwin Smith.
3. Attack on Titan 2
O segundo jogo lançado pela Koei Tecmo tem uma proposta um pouco diferente de seu antecessor. Nele, o jogador pode criar seu próprio personagem original e viver os dramas e dificuldades da Divisão de Reconhecimento durante as duas primeiras temporadas do anime. O game conta com um final inédito, mas a expansão Final Battle adiciona a história da terceira temporada de Shingeki no Kyojin.
Outra peculiaridade do jogo é que, conforme você termina o modo história mais de uma vez, versões alternativas dos acontecimentos de Attack on Titan são liberadas, podendo salvar personagens queridos da franquia que acabaram perecendo durante as três primeiras temporadas. O game também conta com um modo multiplayer online com partidas 4 contra 4 em que vence a equipe que eliminar o maior números de titãs.
Attack on Titan 2 está disponível para Nintendo Switch, PC e PlayStation 4. Uma versão para o PS Vita saiu exclusivamente no Japão, enquanto a de Xbox One chegou apenas na Europa e nos Estados Unidos.
Jogos não lançados no ocidente
Dois jogos oficiais de Attack on Titan não foram lançados no ocidente, sendo ambos de Nintendo 3DS. Mesmo assim, vale mencioná-los a seguir.
1. Attack on Titan: Escape from Certain Death
O game é uma visual novel, estilo de jogo japonês com foco em leitura de texto e escolhas. A história se passa em um cenário original, em que a Divisão de Reconhecimento deve investigar uma região de um Castelo. Lá, eles devem escapar com vida dos Titãs e perigos da região. Aos fãs da obra, a situação lembra um pouco quando Reiner, Historia e outros membros da Divisão ficaram presos em um Castelo durante a segunda temporada do anime. No game, o personagem controlado pelo jogador é um local da região e que tenta fugir com seus companheiros. Caso você escolha a opção feminina de protagonista, será acompanhada por Levi, enquanto a versão masculina é acompanhada por Mikasa.
Escape from Certain Death ainda inclui batalhas contra Titãs, realizadas através de sequências de comandos em que o jogador deve acertar a combinação de botões para conseguir abater os terríveis inimigos. Apesar de não ter o lançamento oficial no ocidente, o game permanece disponível para quem possui um Nintendo 3DS com acesso à eShop japonesa.
2. Attack on Titan 2: Future Coordinates
Até mesmo as imagens e vídeos deste jogo de Attack on Titan são raras no ocidente. O game também é do estúdio Spike Chunsoft, responsável por Humanity in Chains. A narrativa acontece paralelamente aos eventos da segunda temporada do anime, com um mundo separado para a criação de exércitos e bases. Em algumas das imagens do jogo, podemos ver a Divisão de Reconhecimento e a clássica luta entre Eren e Reiner em suas formas de Titã.
Jogos criados por fãs
Os fãs de Attack on Titan têm algumas ressalvas quanto aos jogos oficiais. Por isso, alguns decidiram investir tempo e recurso para criar suas próprias adaptações da franquia. Confira alguns exemplos a seguir:
1. Renzk Attack on Titan
O youtuber e desenvolvedor de jogos Renzk criou sua versão própria de um jogo de Attack on Titan, com um cenário inspirado no anime e com vários visuais dos personagens principais da história. O destaque fica para o visual de Levi Ackerman com sua roupa de faxina, que convenhamos, é um dos melhores momentos do personagem.
2. Attack on Titan: Tribute Game 2
Este é um dos jogos mais antigos: Attack on Titan: Tribute Game usa o visual “Chibi”, em que os personagens de Shingeki no Kyojin aparecem de forma fofinha com um gameplay que pode ser bem frenético e difícil. Com adição de locais de batalha que não existem na obra original, o jogo pode ser uma experiência divertida para aqueles que estão dispostos a dar uma chance.
3. Attack on Quest VR
Attack On Quest está disponível para os fãs poderem sentir toda a emoção de caçar titãs na realidade virtual. Com cenários como a Floresta das Árvores Gigantes e o Distrito de Trost, o game conta com o sistema de locomoção 3D e as clássicas lâminas para abater os inimigos. Gerencie o gasto e duração de suas lâminas e tente derrotar os mais variados Titãs, incluindo o Blindado e a Titã Fêmea.