Conheça 8 visual novels que viraram animes
Por Felipe Goldenboy • Editado por Bruna Penilhas |
Na indústria de animes, é comum que as histórias sejam inspiradas por outras obras, principalmente mangás. Mas você sabia que muitos são inspirados em jogos, principalmente visual novels (romances visuais, em tradução livre)?
- 11 jogos de Pokémon grátis para celular e Switch
- GTA Trilogy chega em novembro por até R$ 320
- 5 exclusivos de PlayStation que merecem chegar ao PC
Trata-se de um gênero muito comum no Japão, mas que vem ganhando força no ocidente. Essa categoria de jogo é focada na história, contada sob a perspectiva do protagonista, em primeira pessoa. Esses games têm muitos textos e poucas animações, contando apenas com desenhos estáticos dos personagens.
O Canaltech preparou uma lista com oito animes e jogos cheios de personagens complexos, reviravoltas surpreendentes e, claro, histórias envolventes. É melhor tomar cuidado com alguns: os primeiros episódios podem dar a entender que são obras simples ou fofas, mas basta a trama se desenrolar para você ficar chocado (ou confuso) com os acontecimentos.
Concorda com a nossa lista? Lembra de algum outro visual novel que virou anime? Compartilhe conosco através das redes sociais!
8. Ace Attorney
OBJECTION! Uma das franquias mais famosas da CAPCOM, Ace Attorney acompanha um advogado de defesa que precisa provar a inocência dos seus clientes em casos bizarros.
A série ganhou uma adaptação para anime em 2006, e conta com duas temporadas: a primeira adapta os dois primeiros games da franquia, Phoenix Wright: Ace Attorney e Justice for All, enquanto a segunda conta os acontecimentos de Trials and Tribulations, o terceiro jogo. Ambas estão disponíveis na Crunchyroll.
O jogo mais recente da franquia, The Great Ace Attorney Chronicles, foi lançado em julho de 2021 para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC, trazendo para o ocidente dois jogos de Nintendo 3DS lançados exclusivamente para o Japão em 2015 e 2017.
7. Danganronpa: Trigger Happy Havoc
Danganronpa é uma mistura de Jogos Vorazes com Among Us e Ace Attorney. No universo do jogo, apenas os melhores estudantes da região têm direito de frequentar uma escola de elite. Ao chegar lá, o protagonista descobre que os alunos ficam presos para sempre na instituição, e a única maneira de escapar é participando de um jogo comandado por um ursinho de controle remoto. O objetivo: matar um colega de classe sem ser descoberto.
A história da visual novel é linear, mas cheia de mistérios. O jogador também precisa investigar a cena do crime, coletar pistas e resolver quebra-cabeças de modo a apresentar provas e refutar argumentos nos julgamentos.
Danganronpa: Trigger Happy Havoc e suas sequências estão disponíveis para PC, PS4, PS5, Android e iOS. O anime, Danganronpa: The Animation, está disponível na Netflix, Funimation e Crunchyroll.
6. School Days
School Days é um romance que acompanha um estudante do ensino médio que acaba vivendo um triângulo amoroso com outras duas meninas da escola. É um misto de amor, vuco-vuco, traição e raiva: tudo na mesma história.
A animação não é muito querida pelos fãs, justamente pelas atitudes babacas e machistas do protagonista. Porém, a produção ficou muito conhecida principalmente pelas reviravoltas e seu final trágico. Por outro lado, o jogo, que se assemelha muito a um anime, desenvolve mais os personagens e dá mais opções ao jogador, o qual pode desenrolar a história em dezenas de finais diferentes — bons e ruins.
5. Fate/stay night
Fate/stay night é a primeira visual novel de uma série que, posteriormente, ficou popular pelo seu universo de jogos Fate. A história fala de magos que lutam em uma batalha milenar pelo Santo Graal, uma relíquia capaz de realizar qualquer desejo. Mas quem luta não são os magos, mas sim os seus servos, baseados em mitos e lendas da história da humanidade.
A ordem cronológica é um pouco difícil de entender, visto que a série Fate possui vários jogos, animes e spin-offs, que contam a mesma história de formas e perspectivas diferentes. Porém, o melhor ponto de partida é a primeira obra da franquia, Fate/stay night, cujo jogo foi lançado em 2004 e o anime em 2006.
4. Steins;Gate
Fãs de histórias com viagens no tempo devem gostar de Steins;Gate. Com um anime que possui apenas 24 episódios, a história acompanha a vida de um cientista e de seus colegas, que trabalham em uma espécie de mini laboratório. Em um certo dia, o protagonista encontra o cadáver de uma universitária.
Em seguida, ele envia uma mensagem de texto para um amigo explicando o que aconteceu — e é aí que as coisas complicam. Através de um microondas, essa mensagem é enviada para o passado, o que altera os acontecimentos do futuro e evita a morte da estudante.
Tanto a visual novel quanto o anime abordam as consequências das viagens no tempo, propondo questões morais e éticas sobre esses vaivéns. O jogo, inclusive, tem vários finais por conta das suas escolhas do dia a dia, como atender ligações e responder mensagens de texto (ou não).
Steins;Gate está disponível para PC no Steam; e o anime está na Funimation.
3. Higurashi When They Cry
Higurashi no Naku Koro Ni (ou Higurashi When They Cry, no ocidente) pode até parecer fofo no começo, mas o game se torna extremamente macabro e sanguinário rapidamente. Alguns categorizam os jogos como sound novels em vez de visual novels, por conta da quantidade de imagens, sons e músicas que ajudam a criar a atmosfera. A história se passa no vilarejo de Hinamizawa, no ano de 1983, logo após um estudante normal se mudar para o local. Ele se torna amigo de várias colegas de classe, participando de jogos e brincadeiras após as aulas.
Entretanto, a paz acaba quando começa um festival anual em comemoração ao deus local que protege os moradores: uma pessoa é assassinada e outra desaparece todos os anos. E o protagonista começa a desconfiar das suas amigas — e, às vezes, dele mesmo.
A trama é baseada em arcos divididos nas categorias “pergunta” e “resposta”: nos primeiros, um amigo fica paranoico e mata todos os outros do grupo; no segundo, o jogador (ou espectador) revisita os massacres sob outra perspectiva, descobrindo o que e quem está por trás de tudo.
Higurashi When They Cry está disponível para PC no Steam, dividido em capítulos. Apenas a primeira temporada do anime está na Netflix; já na Funimation, estão a terceira e a quarta temporadas.
2. Umineko When They Cry
Desenvolvida pelo mesmo estúdio de Higurashi, Umineko conta uma história totalmente diferente, mas que se passa no mesmo universo de When They Cry. A história é ambientada na ilha de Rokkenjima, controlada pela rica família Ushiromiya. Após todos se reunirem no local para discutir a herança do chefe de família, um tornado os deixa ilhados no local. Logo em seguida, uma série de assassinatos misteriosos começam a acontecer.
Além do mistério e terror psicológico, Umineko também aborda fantasia, com bruxas e outros seres sobrenaturais diretamente ligados ao mundo dos humanos. A história também cria paralelos com Higurashi, o que pode ser um prato cheio para quem gosta de criar teorias.
Umineko When They Cry está disponível para PC no Steam.
1. Clannad
Cansado de tantas mortes sanguinárias? Considere se acabar no choro com Clannad, uma das séries de drama e romance mais famosas da indústria oriental. A história gira em torno de um estudante do ensino médio repleto de traumas familiares. Contudo, sua vida começa a mudar quando ele se aproxima de uma outra aluna, que também não está tão de bem com a vida.
Na primeira parte da trama, você apenas conhece e cria empatia pelos personagens, principalmente pelos dois desajustados que acabam encontrando a tão desejada paz e calmaria um no outro. Porém, na segunda parte, há uma penca de cenas de partir o coração. Não vamos contar nada para evitar spoilers, mas é melhor preparar os lenços.
A visual novel de Clannad está disponível para PC no Steam.