Publicidade

Mario Day | O que é e como surgiu o Dia do Mario

Por| Editado por Bruna Penilhas | 10 de Março de 2022 às 12h11

Link copiado!

Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

O bigodudo mais famoso dos videogames tem um dia próprio no calendário. Em 10 de março ocorre o Mario Day, ou Dia do Mario, em tradução utilizada pela Nintendo. A data é dedicada a celebrar os jogos do encanador e foi criada pela comunidade de jogadores, antes de ser adotada oficialmente pela empresa japonesa responsável pela franquia.

Diferente do Pokémon Day, que celebra o aniversário de lançamento dos jogos originais de Pokémon, o Dia do Mario ocorre em março por conta de uma brincadeira. A abreviação do décimo dia do mês pode ser escrita, em inglês, como MAR10 e lida como o nome do protagonista.

Continua após a publicidade

Criada pela comunidade como um dia para jogar jogos do Mario e se vestir como o personagem, a celebração foi abraçada pela Nintendo oficialmente em 2016. Na época, a companhia postou um vídeo no canal oficial do YouTube mostrando uma pessoa fantasiada de Mario andando pelo escritório da Nintendo.

Em 2018, o Google entrou na brincadeira e, em parceria com a Nintendo, colocou o encanador para dirigir nas ruas do Google Maps como o cursor oficial do aplicativo. A partir daquele ano, a fabricante do Nintendo Switch também transformou o Dia do Mario em sinônimo de descontos em jogos da franquia na loja digital eShop.

Continua após a publicidade

Já em 2020, o Dia do Mario foi escolhido como a data para o lançamento do primeiro teaser da parceria entre Nintendo e LEGO. As empresas utilizaram o Twitter para divulgar imagens da novidade que deu origem aos brinquedos LEGO do encanador.

Quem quiser aproveitar o Mario Day de 2021, pode comprar alguns jogos como New Super Mario Bros. U Deluxe e Luigi’s Mansion 3 com desconto.

Continua após a publicidade

Com informações de: MarioWiki