Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogos que têm músicas de artistas brasileiros na trilha sonora

Por| Editado por Bruna Penilhas | 30 de Abril de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Karol Conká/Zeca Pagodinho/Pabllo Vittar
Divulgação/Karol Conká/Zeca Pagodinho/Pabllo Vittar

Emicida será o primeiro artista brasileiro a se apresentar em Fortnite, jogo battle royale gratuito da Epic Games. A apresentação será disponibilizada na sexta-feira (29), às 19h (horário de Brasília), e ficará acessível até segunda-feira (2), no mesmo horário.

Você sabia que outros brasileiros já tiveram suas músicas em jogos famosos? Nesta matéria, o Canaltech lista algumas dessas canções. Afinal, é sempre um prazer ver o nosso país representado lá fora, na gringa.

7. Cyberpunk 2077

Continua após a publicidade

Se existe algo que Cyberpunk 2077 acertou em cheio na época do lançamento, em 2020, foi a trilha sonora. O game conta com músicas próprias e licenciadas, de diversos artistas e gêneros, que vão do hip hop ao heavy metal.

A banda brasileira DEAFKIDS — sob o pseudônimo Tainted Overlord — conseguiu emplacar no jogo a música “Selva Pulsátil”, que mistura rock com eletrônica, presente no Volume 1 da trilha sonora. Para ouvi-la no jogo, sintonize a estação de rádio Vexelstrom.

6. Max Payne 3

Continua após a publicidade

Max Payne 3, lançado pela Rockstar Games em 2012, se passa na cidade de São Paulo (SP), repleta de desigualdade social, traficantes e milicianos. O rapper Emicida, que também é paulistano, trabalhou com o estúdio para criar a ambientação e a trilha sonora do game. Sua música “9 Círculos” foi composta especialmente para o jogo, e pode ser ouvida logo no início do Capítulo 7.

5. Grand Theft Auto V

Outra produção da Rockstar Games, GTA V, de 2013, tem uma música brasileira na estação de rádio WorldWide FM: “No Balanço da Canoa”, do produtor musical Maga Bo. O artista, apesar de ter nascido nos Estados Unidos, mora no Rio de Janeiro (RJ) desde 1999 e adora fazer experimentações com ritmos afro-brasileiros. Quem canta a letra é Rosângela Macedo e Marcelo Yuka, um dos fundadores da banda O Rappa.

Continua após a publicidade

4. Need for Speed: Heat

A nossa Lady Leste, Gloria Groove, emplacou o hit “Coisa Boa” em Need for Speed: Heat, de 2019. A drag queen paulistana marcou presença ao lado de nomes internacionais, como Kendrick Lamar, Cardi B, Post Malone e 2 Chainz. Coisa boa, né?

Continua após a publicidade

3. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Desde o anúncio do remaster Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, fãs pediam à Activision a inserção de músicas do Charlie Brown Jr. no game — teve até petição pedindo a presença do vocalista Chorão, um grande fã do skate e também do jogo. O personagem jogável não aconteceu, mas a música sim: “Confisco”, de 1999.

Em entrevista ao Canaltech, Alexandre Magno, filho de Chorão, disse que o pai estaria orgulhoso: “ia bater no peito dizendo que tem uma música na trilha sonora da franquia de jogos de skate mais icônica de todos os tempos".

Continua após a publicidade

2. FIFA

Todo ano tem FIFA novo, e todo ano tem música brasileira no jogo também. No mais recente, FIFA 22, pudemos ouvir a animada “Subida”, de Karol Conká. A confirmação de que a música estaria na trilha sonora veio dias depois do lançamento. A canção é uma das 122 do catálogo, que representa 27 países diferentes.

Karol também fez parte da trilha sonora de outros dois jogos da franquia: FIFA 18, com “Caxumbu”, e FIFA 14, com “Boa Noite”. Respeita a mamacita!

Continua após a publicidade

Nomes como Ivete Sangalo, Marcelo D2 e Seu Jorge já entraram no jogo de futebol — a lista é imensa. No entanto, precisamos fazer uma menção especial à Zeca Pagodinho, o primeiro brasileiro a emplacar uma música em FIFA. A icônica “Deixa a Vida me Levar” entrou na trilha sonora de FIFA 04. No mesmo ano, entrou também “Já Sei Namorar”, dos Tribalistas.

1. Just Dance

Continua após a publicidade

Just Dance sempre foi uma ótima maneira de reunir amigos, mas ficou ainda melhor em 2012, com a chegada da primeira música brasileira na franquia: “Mas Que Nada”, uma parceria de Sérgio Mendes com Black Eyed Peas, que entrou em Just Dance 4.

Em Just Dance 2014, constatamos a primeira música brasileira, cantada no nosso idioma: “Dançando”, da Ivete Sangalo (ou Veveta, para os mais íntimos). Não é a mais famosa da artista, mas já foi um belo começo.

Continua após a publicidade

Se você pensa que a Anitta está ganhando os holofotes internacionais apenas agora, está enganado: em Just Dance 2017, a cantora emplacou “Bang” no jogo.

No Just Dance 2020, foi a vez de Lexa, com o hit “Só Depois do Carnaval”.

Continua após a publicidade

Já no game deste ano, Just Dance 2022, a drag queen Pabllo Vittar foi ainda mais longe, emplacando duas canções: “Flash Pose”, em parceria com Charli XCX, e “Sua Cara”, com Anitta e Major Lazer.

Menção honrosa: Counter-Strike 1.6

Continua após a publicidade

Ok, não é algo oficial, mas vale a pena ser lembrado. Afinal, estamos falando do icônico mapa cs_rio, criado pelos jogadores Joca Prado e Roger Sodré em 2001. Foi este mapa, ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, que motivou o banimento de Counter-Strike 1.6 do Brasil inteiro, em 2008. A proibição foi suspensa em 2011.

Dentro do mapa, havia um bar que tocava a música "A Semente", de Bezerra da Silva. "Meu vizinho jogou uma semente no seu quintal... de repente brotou um tremendo matagal"... relembre:

Também havia um funk "proibidão", que fala sobre a guerra entre duas facções criminosas.

E você, lembra de algum outro jogo que tem música brasileira na trilha sonora? Compartilhe conosco através das redes sociais.