Publicidade

7 metroidvania parecidos com Hollow Knight que você precisa jogar

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Divulgação/RedCandleGames, Team Cherry, 18light game)
(Divulgação/RedCandleGames, Team Cherry, 18light game)

Hollow Knight: Silksong está finalmente entre nós, dando sequência a um dos melhores metroidvania já feitos. A Team Cherry parece estar colhendo os frutos de todo o hype criado por todos esses anos, já que o lançamento de Silksong foi capaz até mesmo de quebrar plataformas como a Steam.

Quem já jogou o primeiro Hollow Knight sabe que a atmosfera, o combate preciso e a narrativa do indie são muito charmosos. Por isso, é natural que os jogadores busquem títulos semelhantes para aproveitar esses elementos em outros games do gênero.

Pensando nisso, reunimos sete metroidvanias parecidos com Hollow Knight que você precisa experimentar. Vale lembrar que nem todos os jogos são cópias fiéis de Hollow Knight, mas sim jogos que passam a mesma vibe que o metroidvania.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

7. Voidwrought

Voidwrought é um metroidvania recente, lançado em outubro de 2024, que traz vários elementos do indie da Team Cherry e os mistura com uma temática de horror cósmico.

Os principais destaques e semelhanças com Hollow Knight vão para seus controles precisos e responsivos, o estilo de arte desenhado à mão e uma atmosfera pesada. O combate, no entanto, é um pouco diferente: são vários tipos de armas e efeitos passivos, que podem ser combinados de inúmeras formas. Voidwrought está disponível para PC e Nintendo Switch.

6. Bō: Path of the Teal Lotus

Imagine um encontro entre o folclore japonês e Hollow Knight. A Squid Shock Studios uniu essas duas facetas, e podemos dizer que a combinação ficou ótima. Assim como Voidwrought, Bō: Path of the Teal Lotus também é totalmente desenhado à mão, mas com uma diferença em sua perspectiva: em vez de adotar o clássico 2D, os desenvolvedores optaram pelo 2.5D, dando um charme especial ao metroidvania.

Prepare-se para paisagens de cair o queixo. Bō: Path of the Teal Lotus faz um trabalho fenomenal nos cenários e na direção de arte, sem deixar de lado a agilidade e a rapidez de jogos como Hollow Knight. O título está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.

Continua após a publicidade

5. Pronty

Se você acha que já viu de tudo, Pronty chegou para provar o contrário. O jogo é um metroidvania subaquático que gira em torno da exploração de uma cidade submarina chamada Royla, na companhia do inexperiente Pronty e seu amigo peixe-espada robótico, Bront the Javelin.

Apesar de bem diferente, Pronty ainda faz uso de mecânicas conhecidas de Hollow Knight, como um sistema parecido com os amuletos, além de uma atmosfera aterrorizante e abissal. Com Bront the Javelin, você pode repelir inimigos, remover obstáculos e proteger o protagonista, tudo isso enquanto nada.

Continua após a publicidade

4. Ender Lilies

O mistério é um elemento presente na maioria dos metroidvanias inspirados em Hollow Knight, e não é diferente com Ender Lilies: Quietus of the Knights. Apesar de compartilhar muitas semelhanças com o jogo da Team Cherry, Ender Lilies tem um foco maior em elementos de RPG de ação.

No título, controlamos uma garota sem memória que consegue usar os espíritos de cavaleiros mortos em combate. O foco é explorar um antigo reino em ruínas — uma premissa comum em jogos do gênero —, enquanto desbravamos cenários de fantasia sombria e um mundo labiríntico.

Continua após a publicidade

3. Nine Sols

Muitos questionam se Nine Sols é ou não um metroidvania, apesar das claras inspirações em Hollow Knight. É verdade que o jogo tem um foco muito maior em seu combate estilo soulslike do que em qualquer outro elemento, mas deve satisfazer os fãs da Team Cherry.

O jogo foi desenvolvido pela RedCandleGames, produtora de jogos de terror como Detention e Devotion, e representa uma guinada no estilo do estúdio. Assim como Bō: Path of the Teal Lotus, Nine Sols faz uso da estética asiática, mas com menos inspiração no folclore japonês, em um estilo designado pelo estúdio como Taopunk (taoísta + cyberpunk).

Continua após a publicidade

Para quem gosta de Sekiro, o jogo pode ser uma excelente pedida, apesar de ser um título 2D desenhado à mão, ao contrário do soulslike 3D da FromSoftware.

2. Haiku, the Robot

Pegue um metroidvania e troque os insetos de Hallownest por robôs e máquinas fofas. É assim que temos Haiku, the Robot, um belíssimo metroidvania em pixel art inspirado no Game Boy e com vários elementos parecidos com os de Hollow Knight.

Continua após a publicidade

Qualquer veterano na arte do ferrão encontrará semelhanças claras em Haiku, seja nas mecânicas, como os chips que lembram os amuletos, ou até mesmo no design e na disposição da HUD. Assim como em outros jogos da lista, há uma localidade central (como Royla em Pronty, ou Hallownest de Hollow Knight) que os jogadores devem explorar para descobrir os segredos do mundo.

1. Lone Fungus

Se você já jogou Hollow Knight, com certeza passou pelos Ermos Fúngicos. Inspirado por essa estética, Lone Fungus coloca os jogadores na pele de um cogumelo em um mundo desenhado à mão e lotado de fungos. Apesar de ser mais simples que o metroidvania da Team Cherry, o jogo conta com um sistema similar ao dos amuletos, assim como Haiku, além de um extenso mundo interconectado.

Continua após a publicidade

As diferenças em relação a Hollow Knight giram em torno de seu estilo, mais voltado para a plataforma de precisão, onde cada salto é essencial — basta lembrar de Celeste. Outro ponto que distingue o pequeno cogumelo é seu combate, que conta com a mecânica de parry.

7 metroidvania parecidos com Hollow Knight que você precisa jogar

Seja pela atmosfera ou mesmo pelas mecânicas, confira sete jogos metroidvania parecidos com Hollow Knight que vcoê precisa jogar:

  1. Lone Fungus
  2. Haiku, the Robot
  3. Nine Sols
  4. Ender Lilies
  5. Pronty
  6. Bō: Path of the Teal Lotus
  7. Voidwrought
Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?