Inacreditável: Microsoft engana jogadores em "teste grátis" de COD no Xbox
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •

A Microsoft revelou na terça-feira (7) que traria Call of Duty: Black Ops 6 com o modo campanha, multiplayer online e modo zumbis de forma gratuita a todos os jogadores. E, de fato, é isso que donos de PlayStation e PC veem. No Xbox, no entanto, os jogadores enfrentam restrições e não podem acessar todo o conteúdo do teste livremente.
Ao contrário das demais plataformas, o multiplayer online e o cooperativo do modo zumbis estão liberados apenas para quem é assinante do Xbox Game Pass. Ou seja, se você não assinar o serviço, terá de se contentar apenas com a história e com a experiência solo com os mortos-vivos.
Curiosamente, a restrição não existe nos computadores e no PlayStation 5. Call of Duty: Black Ops 6 está com todos os modos liberados gratuitamente em ambos — mesmo para quem não é assinante da PS Plus, no caso do console da Sony.
Microsoft confunde jogadores de Call of Duty
Para piorar a situação, a Microsoft divulgou em seu site oficial que os testes gratuitos do título — que permanecem liberados no PS5 e PC sem qualquer impedimento — só estarão disponíveis no Xbox para assinantes do Xbox Game Pass.
Porém, isso se tornou uma confusão, já que mesmo quem não assina o serviço pode jogar o modo campanha de Call of Duty: Black Ops 6. Isso pode induzir ao erro e levar pessoas que desejam apenas conferir a trama solo a pagarem pelo serviço desnecessariamente.
Comunicação quebrada na Microsoft: cada um diz uma coisa
O resultado disso é a grande falha de comunicação que existe entre a Microsoft e Activision. Enquanto uma diz que COD Black Ops 6 estará liberado para todos, outra restringe alguns modos ao Xbox Game Pass.
No fim, quem sofre são os jogadores. Em nenhum lugar é descrito que quem assina o serviço terá acesso a alguns modos e quem não assina estará restrito a outros. A Microsoft diz que tudo está restrito. A Activision relata que tudo está liberado. E você que lute para entender.
Com o aumento expressivo nos preços do Xbox Game Pass, vazamento do Xbox Cloud Gaming com propaganda e o sumiço do Xbox Series X das lojas, a companhia demonstra que não há mais diálogo com a comunidade.
Isso inflama jogadores nas redes sociais, assim como profissionais que trabalharam na companhia. Uma das responsáveis por criar o Xbox e hoje crítica ferrenha da Microsoft, Laura Fryer recentemente acusou os responsáveis de estarem “fora da realidade” e chamou os últimos movimentos de “traição” perante ao público.
Leia também no Canaltech:
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.