Publicidade

Homem-Aranha em outro lar: a história do herói nos games

Por| Editado por Bruna Penilhas | 16 de Dezembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Divulgação/Sony Interactive Entertainment

Tobey Maguire, Andrew Garfield ou três Tom Holland. Junte todas as possibilidades do Homem-Aranha nos cinemas e nem assim chegaremos perto do número das encarnações do herói em outro lar: os videogames. Além dos quadrinhos, desenhos e filmes, o teioso sempre fez sucesso nos jogos.

São cerca de 40 títulos diferentes que apresentam o Homem-Aranha, entre aventuras próprias, como o sucesso Marvel's Spider Man (2018), e participações especiais, como a aparição da família aranha em Marvel: Ultimate Alliance.

Continua após a publicidade

O primeiro jogo do Homem-Aranha

O primeiro jogo do teioso é Spider-Man, de 1982. Desenvolvido para Atari 2600 pela programadora Laura Nikolich, o game também foi a estreia de títulos baseados na Marvel Comics nos consoles.

Spider-Man mostrava o herói escalando edifícios e fugindo de bombas do Duende Verde em mapas laterais. Devido às limitações técnicas da época, o personagem só tinha um movimento de ação: usar as teias para subir e descer verticalmente e em diagonal.

Continua após a publicidade

Apesar do sucesso de Spider-Man de Atari, o amigão da vizinhança demorou alguns anos para aparecer novamente em jogos. Em 1984, foi a vez de máquinas como o ZX Spectrum receberem o título narrativo Questprobe featuring Spider-Man. A aventura possuía frases completas e colocava o jogador para tomar decisões nem sempre tão fáceis.

A ascensão dos jogos do Homem-Aranha

A SEGA foi a primeira grande desenvolvedora conhecida até os dias de hoje a colocar o Homem-Aranha em um jogo. The Revenge of Shinobi foi lançado em 1989 para SEGA Genesis e continha a participação do Homem-Aranha e do Batman.

Continua após a publicidade

Se você estranhou a presença de dois heróis de empresas concorrentes, um da Marvel e outro da DC, seus sentidos aranha estão aguçados. Apesar do sucesso, The Revenge of Shinobi não tinha permissão das publicadoras de quadrinhos para usar os personagens.

Os heróis na verdade se tratavam de um metamorfo chamado "Metamorpher", que alterava a própria aparência após sofrer uma certa quantidade de dano do jogador. Diante da semelhança, a SEGA foi obrigada a revisar o jogo e o falso Homem-Aranha foi redesenhado para uma versão licenciada pela Marvel Comics.

Mas foi com a Activision que o personagem floresceu nos videogames. A publicadora de Call of Duty foi responsável pelo lançamento de pelo menos 13 jogos, entre 2000 e 2014, com o Homem-Aranha, incluindo as adaptações de filmes, de histórias dos quadrinhos e sucessos de crítica como Spider-Man: Friend or Foe (2007).

Continua após a publicidade

Os lançamentos mais marcantes dessa era do Homem-Aranha com a Activision são a duologia Spider-Man: Shattered Dimensions (2010) e Spider-Man: Edge of Time (2011). Os jogos contam uma história que atravessa dimensões com várias versões do teioso, com Peter Parker, Miles Morales, Spider-Man Noir e Miguel O'hara, o Spider-Man 2099.

Spider-Man: Shattered Dimensions é o jogo que acabou servindo de base para a criação do Aranhaverso. O roteirista dos quadrinhos Dan Slott, teve a ideia de uma história que envolvesse um multiverso e o Homem-Aranha para as HQs, após visitar o desenvolvimento de Shattered Dimensions, em 2010. O quadrinho do Aranhaverso foi lançado em 2014.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Homem-Aranha vive sua melhor fase nos videogames. Com o sucesso comercial da participação do herói nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, a Sony resolveu também dar um moral para o personagem nos videogames.

Após quatro anos sem um jogo protagonizado pelo herói, em 2018, a Insomniac Games apresentou ao mundo Marvel's Spider-Man. O título exclusivo de PlayStation 4, o primeiro da franquia do herói indicado a Jogo do Ano no The Game Awards, também foi o primeiro trabalho do estúdio de Ratchet & Clank em 22 anos a não ser uma propriedade intelectual própria.

No meio de tantas estreias, a parceria não poderia dar mais certo. A trama mostra um Peter Parker mais experiente, mas que ao mesmo tempo está lutando para equilibrar uma vida pessoal caótica.

Continua após a publicidade

A Insomniac Games trabalhou bem em reproduzir os movimentos do herói, o que agradou muito os fãs. Em um ano, o jogo alcançou a marca de 13.2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Mediante o sucesso, uma sequência era inevitável — e foi inevitável.

Logo em 2020, a Insomniac Games lançou Marvel's Spider-Man: Miles Morales para PS4 e PlayStation 5. O jogo desenvolvido em tempo recorde era uma aventura complementar ao título de 2018, e funcionava como uma expansão independente focada em Miles Morales, o segundo Homem-Aranha em atividade nos jogos da Sony.

Continua após a publicidade

A dupla Peter e Miles ainda deve retornar Marvel’s Spider-Man 2, previsto para chegar ao PlayStation 5 em 2023. O terceiro título do universo do herói nos consoles da Sony trará parte da equipe de desenvolvimento que fez Marvel’s Spider-Man, incluindo Bryan Intihar (diretor criativo) e Ryan Smith (diretor de jogo).

Em publicação feita no PlayStation Blog, os diretores prometem criar uma nova história com elementos de coragem e também com bom humor. Já sabemos que o jogo terá Venom como vilão. A equipe da Insomniac Games ainda disse que este será um jogo sombrio, que foi comparado ao filme Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca.