Half-Life 2 tem mais versões do que você imagina; veja as diferenças
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Jones Oliveira |

A primeira versão do lendário game da Valve, Half-Life 2, foi lançada em 2004, mas, caso você confira o título na Steam nos dias de hoje, não é essa que estará disponível para jogar. Em um vídeo dedicado ao tema, o influenciador Ocelot mostrou haver sete versões até hoje, contando com a do vigésimo aniversário, lançada em 2024.
- Valve explica porque Half-Life 2: Episode Three não existe
- NVIDIA anuncia demo de Half-Life 2 RTX para celebrar lançamento do RTX Remix
Com as melhorias visuais e de qualidade de vida na mais recente build, Half-Life 2 parece ter envelhecido melhor do que na nossa memória. Ao longo de suas sete iterações, no entanto, o jogo passou por várias correções de bugs — e ganhou bugs novos, vale dizer — até chegar ao ponto atual. Há, no entanto, edições surpreendentes e um novo HL2 virando a esquina para se tornar o 8º jogo com esse título: confira, a seguir, um resumo das diferenças entre todas as versões.
Sete Half-Lives 2 e um secreto
Um dos aspectos curiosos da versão atual de PC para Half-Life 2 é sua semelhança com os ports de Xbox 360 e PS3, contendo os mesmos bugs visuais e de programação. A abertura com o G-Man, em particular o brilho verde nos olhos, é o maior exemplo disso. A versão original e a de 20 anos não contêm o brilho, que confere um visual melhor no port de The Orange Box, mesmo com os bugs.
O port mais surpreendente, no entanto, é uma versão arcade exclusiva para o Japão, desenvolvida pela Taito: segundo Ocelot, “mal é o mesmo jogo”, já que traz uma campanha extremamente condensada, com os capítulos mais narrativos e com puzzles cortados e resumidos em cutscenes. Alguns encontros com inimigos são totalmente novos e as armas são adquiridas em ordens diferentes, tornando o design mais orientado para a ação.
A edição arcade também ganhou dois modos adicionais: Battle Mode, onde há diferentes classes batalhando em esquema deathmatch, e Mission Mode, com desafios baseados no nível do jogador. A interface de usuário é bastante diferente e revoluciona a narrativa em primeira pessoa para transformar o game em um simples shooter de ação.
A próxima e oitava versão do jogo não está completa ainda: conhecida pelo nome de projeto Half-Life 2 RTX, ela ainda abarca apenas as regiões de Ravenholm e Nova Prospekt, mas melhora radicalmente a iluminação e física do game. Quanto ao futuro da franquia, há muito falatório sobre um suposto anúncio de Half-Life 3, o lendário “primeiro jogo com 3 no título” da Valve, que estaria em desenvolvimento, mas sem nada oficial por enquanto.
Leia também:
- Nvidia diz que TSMC precisará dobrar produção de chips para sustentar IA
- Acusação grave: vítima de Epstein relata abuso de ex-chefão da Rockstar Games
- Trilogia de Alone in the Dark está de graça no GOG; veja como resgatar
VÍDEO | APPS QUE DÃO JOGOS DE GRAÇA #Shorts