Publicidade

GTA Vice City ganha Path Tracing, fica mais realista e exige PC da NASA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Rockstar/Divulgação
Rockstar/Divulgação

A ferramenta RTX Remix da NVIDIA tem proporcionado verdadeiros remasters de jogos antigos através de uma comunidade dedicada. O clássico GTA Vice City, um jogo de 2022, ganhou uma grande repaginada com a adição de path tracing, assim como GTA 4. O game agora oferece iluminação, sombras e reflexos mais realistas, algo impossível de fazer na época de seu desenvolvimento.

O mod usa como base a criação de xoxor4d para GTA 4 para levar a implementação do path tracing ao game mais velho. Vale ressaltar que o vídeo abaixo, mostrando o comparativo, não usa a versão original de 2002, já que não foi possível adicionar o mod nela.

GTA Vice City com path tracing precisa de PC da NASA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mesmo com os efeitos melhorados, não tem como negar a idade de GTA Vice City, já que as modelagens dos personagens, objetos e literalmente qualquer outro elemento, permanece o mesmo. É como se fosse um fusca sob a aparência de uma Lamborghini, basicamente.

Essas melhorias gráficas trazidas pela implementação do path tracing tem um preço altíssimo. O vídeo que ilustramos essa matéria foi feito em um PC com uma RTX 5080, a segunda palca de vídeo mais forte do mercado atualmente, ficando atrás somente da poderosa RTX 5090; mesmo assim é impossível rodar o game a 60 FPS sem DLSS.

Em 4K, com DLSS em performance, que renderiza em 1080p e depois exibe a imagem na resolução maior, o jogo fica o tempo inteiro abaixo dos 60 FPS. Ao adicionar o gerador de quadros em 2x, é possível ter uma experiência mais fluída acima de 70 FPS, algo que vai aumentando com os diferentes níveis do frame generator por IA da NVIDIA, permitindo passar dos 100 FPS.

Com GTA Vice City tunado rodando em 1440p, a RTX 5080 precisa do DLSS em equilibrado (com resolução interna menor que Full HD), ainda não é possível manter 60 FPS constantemente. Ou seja, o path tracing implementado pela comunidade através do RTX Remix ainda precisa de muita otimização, já que é mais pesado do que a implementação pelos estúdios de games.

Veja mais do CTUP: