God of War: como derrotar as Valquírias

God of War: como derrotar as Valquírias

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 14 de Janeiro de 2022 às 12h00
Reprodução/PlayStation

God of War (2018) não somente elevou a qualidade gráfica e narrativa da franquia, como aprimorou e deu pluralidade para o controle de Kratos nos combates. Para testar os limites das mecânicas de luta do jogo, a desenvolvedora Santa Monica Studio criou um desafio final para o jogador que se aventurou por Midgard: as nove Valquírias.

O propósito do desafio é testar quais controles o jogador dominou e quais negligenciou durante a aventura. Apesar dos desenvolvedores afirmarem que todas as Valquírias podem ser derrotadas por um Kratos de nível 1, sem tomar dano, os embates são contéudo para o final do jogo e ficam mais simples quando o dono do controle terminou todas as missões e fortaleceu a dupla de protagonistas.

Existem nove Valquírias espalhadas pelo game, cada uma com uma seleção diferente de movimentos que coloca à prova os conhecimentos sobre o combate em God of War (2018). Para encontrá-las, basta procurar as câmaras secretas de Odin, marcadas no mapa após o término da aventura.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira a localização das Valquírias em God of War

  • Gunnr - Corpo de Thamur
  • Kara - Vale do Rio
  • Geirdiful - Contrafortes
  • Olrun - Alfheim
  • Eir - Montanha
  • Gondul - Muspelheim
  • Rota - Helheim
  • Hildr - Niflheim
  • Rainha Sigrun - Conselho das Valquírias
Versão completa do mapa de God of War (2018) marca localização das Valquírias (Imagem: Reprodução/Santa Monica Studio)

Dicas para derrotar Valquírias em God of War

Cada Valquíria é única em God of War (2018), mesmo que existam vários golpes parecidos executados por elas. Os embates servem como lições de mecânicas, como bloquear, esquivar, arremessar o machado, flechas e realizar ataques rúnicos. Por essa razão, cada Valquíria vai testar habilidades diferentes do jogador.

Cada Valquíria foi desenhada para ser única em God of War (2018) (Imagem: Reprodução/Santa Monica Studio)

Para simplificar a resolução da missão, o melhor caminho é enfrentar cada Valquíria em uma ordem baseada na acessibilidade do local delas e aprender a ler que tipo de ataque está a caminho durante os confrontos.

As Valquírias possuem três armas disponíveis, que podem conjurar conforme precisam: Foice, Maça e Chakram.

Existem dois tipos de Arremesso de Chakram: o múltiplo e o pesado. Quando uma Valquíria levanta o braço horizontalmente, múltiplos projéteis chakram são lançados em arco. Se a reação de Kratos à ofensiva for esquivar, um dos projéteis nas beiradas do arco vai atingi-lo. Nesse caso, a melhor opção é bloquear.

Quando uma Valquíria levanta o braço verticalmente, um arremesso chakram poderoso e imbloqueável estará no caminho direto para o jogador. Para se safar, Kratos deve sempre tentar uma esquiva do movimento.

Alguns outros ataques possuem reações múltiplas. Uma Valquíria possui um ataque em que ela voa para cima, cria uma maça gigante e então esmaga o chão. Não é possível bloquear nem se esquivar desse ataque, então a opção é tirá-la do ar antes do ataque ser proferido. E aí vale quase tudo: derrubá-la com flechas de Atreus ou usar o arremesso de machado.

Vale lembrar que, em dificuldades maiores, God of War não permite que inimigos sejam colocados ao chão com as flechas de Atreus.

Melhor ordem para derrotar as Valquírias em God of War

Mesmo que o jogador possa lutar contra qualquer uma das primeiras oito Valquírias na ordem que desejar, existe uma progressão baseada na acessibilidade do local de cada uma delas. A Santa Monica Studio criou uma ordem crescente para as lutas, para ensinar mecânicas que vão se acumulando para derrotar as últimas Valquírias, incluindo a rainha.

9. Gunnr

Gunnr é a Valquíria que serve como tutorial para o desafio (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Localizada no Corpo de Thamur, Gunnr é a Valquíria mais simples e serve como tutorial para o que vem a seguir. Ela tem apenas três ataques: golpe com as asas, queda com a foice e espiral com a foice. Dentro do arsenal das Valquírias, a foice é a mais fraca das armas. Kratos pode se esquivar ou defender os ataques. A ideia da luta é testar o timing de reação do jogador.

8. Eir

Eir é a Valquíria defensora (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Eir tem o objetivo de testar a capacidade ofensiva do jogador, especialmente a habilidade de interromper ataques e quebrar a guarda inimiga. Eir é um bom segundo passo no desafio, pois vai ensinar Kratos a entender que precisa reagir, antes de saber exatamente o que o inimigo irá fazer. É Eir que executa o ataque da maçã no ar e outras ofensivas imbloqueáveis. Para quebrar a defesa desse inimigo, use ataques fortes ou ataque rúnico carregado.

7. Geirdriful

Geirdriful tenta manter distância de Kratos e faz ataques a distância (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Geidriful tem um estilo de luta muito peculiar. Ela tenta a todo custo manter distância do jogador, enquanto atira projéteis chakram. A luta testa a habilidade do jogador de se aproximar ofensivamente de um inimigo. Para vencer o desafio, o jogador deve desviar por projéteis e alcançar Geirdriful. Uma dica que pode acelerar a luta em dificuldades menores é tentar derrubar Geirdriful.

6. Kara

Kara é mais fraca, mas conjura ajudantes (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Kara é bem mais fraca que suas irmãs, com menos vida e poder de ataque. O fato é equilibrado com a habilidade exclusiva da Valquíria de conjurar ajudantes durante a luta. Kara testa a habilidade do jogador contra hordas e sempre se posiciona no meio do campo. Existem diferentes formas de derrotá-la, sendo com ataques rúnicos em área, derrubando as conjurações da beirada da arena ou apenas focando esforços em atacar a Valquíria em si.

5. Olrunn

Olrunn é rápida e teste improvável de controle de câmera (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Olrunn é tão veloz que nem usa armas e testa uma habilidade de combate muito específica: como o jogador domina o controle de câmera para manter o alvo em foco. O golpe principal de Olrunn é uma esquiva circular, que confunde a mira e se posiciona atrás do jogador. A Santa Monica Studio imaginou a luta como uma aplicação para uma das mecânicas mais ignoradas do jogo: a virada rápida.

4. Rota

Rota executa muitas ofensivas que agarram Kratos (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Rota tem um foco específico em ataques de contato físico, como a pisoteada e o mergulho. A ideia do combate é mostrar para o jogador a importância de identificar movimentos semelhantes, mas que vão te atingir de maneiras diferentes.

3. Gondul

Gondul é elemental fogo, mas também possui outros golpes (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Gondul tem uma afinidade elemental com fogo e utiliza isso contra Kratos na forma de meteoros. A Valquíria pode conjurar enormes meteoros que criam áreas perigosas no chão onde caem. Combinando essa habilidade a outros movimentos ofensivos, o desafio da poderosa criatura é testar a precisão de esquiva e defesa do jogador, que deve saber exatamente para onde está indo.

2. Hildr

Gondul é elemental gelo e desafio de tempo contra névoa de Niflheim (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Hildr é a Valquíria de gelo que está Niflheim, o que impõe um limite de tempo para a luta, devido à névoa venenosa do local. Ao lado da rainha, lutar com Hildr é uma das experiências mais frustrantes do desafio, pois ao morrer, o jogador terá que percorrer algumas salas de Niflheim para tentar novamente. Para equilibrar a balança e evitar muita frustração, a Santa Monica Studio deixou o embate menos complexo de propósito. Não existem muitas novas mecânicas para aprender, o que pode diminuir a quantidade de tentativas para jogadores que seguiram a melhor ordem até aqui.

1. Sigrun

Sigrun é a Raínha Valquíria (Imagem: Divulgação/Santa Monica Studio)

Chegou o momento de enfrentar a rainha. Todas as lutas anteriores contra as Valquírias são classificadas pela Santa Monica como “tutoriais” para o verdadeiro chefe final de God of War (2018). Sigrun é a culminação de tudo que o jogador aprendeu até aqui. A chefe utiliza 25 ataques diferentes, em novas combinações e até variações do que foi visto nas outras oito irmãs. O segredo da luta é a repetição e a paciência. Observe e tente aprender com cada derrota no desafio.

God of War (2018) está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Fonte: PlayStation Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.