Fortnite turbinado: game agora roda a 120 fps no PS5 e no Xbox Series X e S

Fortnite turbinado: game agora roda a 120 fps no PS5 e no Xbox Series X e S

Por Ramon de Souza | 15 de Dezembro de 2020 às 19h30
Epic Games

A Epic Games acaba de anunciar uma atualização bastante útil para Fortnite, um de seus títulos de maior sucesso — a obra finalmente pode ser executada a 120 quadros por segundo (fps) no PlayStation 5 no Xbox Series X e Series S. Para usufruir de tal configuração, porém, vale lembrar que você precisará de um monitor ou aparelho de televisão que também seja compatível com a taxa de atualização de 120 Hz.

Há outros poréns que merecem ser mencionados. Ao ativar o modo 120 fps, o jogo reduz a resolução máxima para 1440p no PS5 e no Series X, além de reduzir a qualidade de uma série de recursos gráficos como sombras, pós-processamento e distância de transmissão. Atualmente, a obra é executada em resolução 4K (2160p), mas a 60 fps — o que costuma ser o suficiente para a maioria dos jogadores.

No Xbox Series S, que possui configurações mais modestas, os sacrifícios para o modo 120 fps são ainda maiores: além de reduções mais drásticas para os recursos visuais, a resolução é limitada a 1080p (Full HD). Não que isso faça muito diferença, pois, a 60 fps, o console executa o título a 1200p — até mesmo o mais fervoroso dos entusiastas teria dificuldade para identificar a diferença entre essas duas qualidades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para os leigos, vale explicar que fps é a unidade de medida que dispõe quantas imagens estáticas serão exibidas a cada segundo para formar uma animação. Em vídeos e jogos eletrônicos, quanto maior for a quantidade de fps, mais fluida será a imagem final; uma taxa baixa resulta nos clássicos “engasgos” que os gamers tanto reclamam.

Também é importantíssimo ressaltar a necessidade de ter um monitor ou uma televisão compatíveis com uma taxa de quadros tão alta, e, embora seja comum encontrar monitores com frequência de atualização de 120 Hz no setor, as TVs com tal especificação ainda são relativamente raras no mercado brasileiro.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.