Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Fliperama" itinerante: novo Voyager 2GO planeja levar a VR para todo o país

Por| 20 de Fevereiro de 2020 às 16h50

Link copiado!

"Fliperama" itinerante: novo Voyager 2GO planeja levar a VR para todo o país
"Fliperama" itinerante: novo Voyager 2GO planeja levar a VR para todo o país

Quem curte realidade virtual (VR) vai adorar conhecer um centro de experiências em Realidade Virtual (VR), que garante imersão para toda a família, situado aqui mesmo no Brasil. É o caso do Voyager, uma central de entretenimento hi-tech que está atualmente investindo na expansão de seu público com sua primeira unidade itinerante. Em versão pocket e que pode ser instalada em praticamente qualquer lugar, o Voyager 2GO estreou em São Paulo, no Shopping Eldorado, por onde fica até o final de março, trazendo 10 jogos em VR. Depois dessa temporada, irá rodar por outras cidades do país.

Com estrutura modular, a versão inaugurada em São Paulo conta com sete estações de VR, mas esse novo modelo — graças à facilidade de implementação, versatilidade para se adequar a espaços físicos de tamanhos variados e possibilidades de customização das experiências — permite se adaptar a diferentes necessidades, inclusive podendo ser instalado em um estacionamento, por exemplo.

Tanto é que o Voyager planeja ter entre cinco a 10 unidades dessa espécie de "fliperama" itinerante, ainda este ano, para atender espaços que buscam boas opções de entretenimento (o que falta em grande parte das cidades do país) e, assim, democratizar essa tecnologia. Estão previstas temporadas no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além da presença nos estados do Nordeste e do Sul do país.

Continua após a publicidade

Experiências disponíveis

Com preços a partir de R$19,90, a unidade móvel de São Paulo traz jogos de VR como Beat Saber, no qual o jogador tem como objetivo cortar cubos com dois sabres de luz, um em cada mão, enquanto pode escolher diferentes ritmos musicais para dar o tom da experiência. Para essa modalidade, vale escolher um bom rock.

Há alguns clássicos dos joguinhos de mobile, como Angry Birds VR: Isle of Pigs, em que o jogador segura o "estilingue" e mira nos passarinhos (ou nas estruturas de construção, dependendo da estratégia) e, inclusive, pode alterar seu campo de visão. O Voyager 2GO traz no catálogo também uma versão do Fruit Ninja VR, um dos jogos favoritos para os usuários mais estressados.

Continua após a publicidade

Estão ainda inclusas opções de jogos de tiro, como o Superhot e Raw Data, além do simulador de corrida Project Cars 2, do jogo de boxe Creed e o Job Simulator, que mostra o passado e o futuro das profissões e permite aos mais jovens conhecerem alguns dos desafios do mercado de trabalho.

Entre as experiências, Rodrigo Terra, Chief Technology Evangelist do Voyager, destaca o game brasileiro de aventura Y.U.K.I, que está disponível em mais de 150 países através de centros de entretenimento. A experiência simula o que era "você estar em um sábado de manhã, na cabeça de uma personagem, que mistura aquele desenho que passava na televisão com a própria imaginação." Sobre o bullet hell, Terra o define como uma mistura da "cultura japonesa com a nossa leitura brasileira."

A seguir, confira o trailer do jogo Y.U.K.I.:

Continua após a publicidade

Democratização da VR

Em outra empreitada recente do Voyager, o centro de experiências em VR abriu sua terceira operação na cidade de Curitiba. Até então, só operava com duas unidades na cidade de São Paulo. E foi justamente com essa expansão que a equipe percebeu a importância de abarcar novas regiões com a empresa. Sobre esses resultados, Terra comenta que "ficamos muito felizes com o público curitibano."

Continua após a publicidade

Agora, na sua quarta operação, o Voyager 2GO, "é uma forma de atender essa demanda que estava crescendo muito. Queremos levar a experiência Voyger para mais lugares, o que está casado com nossa missão, que é democratizar tanto o acesso à tecnologia quanto à realidade virtual", explica o Chief Technology Evangelist.

Para alcançar esse objetivo, Terra ressalta a importância desse novo modelo: "ele é modular, então pode ser montado em qualquer lugar. Aqui, há uma versão com sete estações, mas podem ser duas." Por isso mesmo, esse projeto pode ser entendido como um Lego, que "foi montado para chegar em mais espaços, não só olhando para os shoppings, e, sim, para espaços novos, que estão buscando entretenimento."

De acordo com Terra, a meta é "crescer de uma unidade para cinco a 10 unidades, nos próximos meses, para atender à demanda, que é grande." Esse é um movimento que deve abrir a rede para eventuais franquias, que é "um caminho para o qual, obviamente, vamos querer olhar no futuro próximo" — mesmo que, por enquanto, todas as unidades sejam proprietárias.

Continua após a publicidade

Desenvolvimento da VR

Criado em 2018 pelo estúdio ARVORE — empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias imersivas —, o Voyager teve sua primeira unidade inaugurada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Desde então, a proposta é ser um centro de entretenimento para toda a família, com um apelo especial entre as crianças na faixa dos 12 anos. Nesse caso, o público infantil "descobre" primeiro a VR, para depois virar um possível frequentador dos espaços. Isso, claro, sem contar os gamers.

Nesse contexto, Terra explica que pretende "criar algo único para RA, além de trazer nossa cultura brasileira para o setor, no sentido de levar um espectro maior do que é Brasil para esses jogos. A pretensão é falar com o mundo todo, mas trazer essa brasilidade, não de uma maneira over, mas de uma forma que converse com diferentes culturas e públicos." Movimento que é perceptível, principalmente, no desenvolvimento de games próprios.

Continua após a publicidade

Para aperfeiçoar a experiência dos jogadores e a própria calibragem dos jogos, são necessários testes e coletas de dados. Como parte disso, Terra comenta que com "esses movimentos de proteção de dados, temos olhado muito para formas de fazer isso de uma maneira que seja anônima, segura e com a qual as pessoas se sintam confortáveis." Por isso, no processo de desenvolvimento, mesclam-se coletas manuais com sessões especiais, sobre as quais os usuários são avisados de que o procedimento de coleta acontecerá.

Serviço: Voyager 2GO

  • Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros, São Paulo/SP
  • Dias e horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 20h
  • Idade: acima de 10 anos
  • Site: www.voyagervr.com.br