Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Festinha no Barraco: como surgiu o meme do Yoshi dançando

Por| Editado por Bruna Penilhas | 08 de Outubro de 2021 às 10h43

Link copiado!

Reprodução/Montagem/Nintendo/MC Kaique da VP
Reprodução/Montagem/Nintendo/MC Kaique da VP

A música anuncia que hoje vai ter festinha dentro do meu barraco. As imagens, estranhamente sincronizadas, revelam um famoso personagem da franquia Super Mario balançando o rabinho ao som da voz de Mc Kaique da VP. O goiano do funk assistiu a música “É que hoje vai ter festinha” ganhar um impulso com o meme do Yoshi dançando.

Mesmo que você não fique atento aos últimos lançamentos do funk ou ainda não seja um seguidor assíduo dos jogos do Mario, provavelmente se deparou com o meme do Yoshi dançando nas redes sociais, ou ainda com figurinha do viral no WhatsApp, nas últimas semanas.

Continua após a publicidade

A imagem do dinossauro que ilustra o meme foi retirado jogo Mario Super Sluggers, lançado em 2008 para Nintendo Wii. O Yoshi com seu ovinho dançante é uma das cenas mostradas nas telas de carregamento do jogo, que reúne diferentes minigames com personagens do Mario. Além do Yoshi, quem também aparece dançando é Wario, que ensaia uma espécie de quadradinho.

O rebolado do Yoshi em Mario Super Sluggers sempre fez sucesso, servindo como um gif muito requisitado em fóruns de games ao longo dos anos. É difícil localizar quem foi o primeiro a ter brilhante ideia de reunir a imagem hipnotizante do Yoshi rebolando com o funk.

Continua após a publicidade

Um dos primeiros registros do viral bem brasileiro foi publicado em 4 de setembro pela conta no Twitter @Nsuspenso, que continha o gif do Yoshi em baixa qualidade, rodando em looping ao som de “É que hoje vai ter festinha”. No mesmo dia, uma reprodução do mesmo vídeo foi parar no grupo do Facebook “Bonde do Nettto”, conhecido por postagens polêmicas e pela ausência de regras, acumulando por lá 100 mil visualizações.

As páginas e os usuários que reproduziram o vídeo no começo de setembro não souberam indicar ao Canaltech a real origem do meme. A realidade é que, já na primeira semana do mês, os relatos de fixação pelo vídeo do Yoshi dançando tinham se espalhado pelo Twitter e conquistado outros famosos para além do reino dos cogumelos.

O Youtuber Orochi e o jogador de League of Legends Felipe Zhao são exemplos de contas com muitos seguidores que se renderam e compartilharam o Yoshi dançando nas redes sociais. Em 8 de setembro, o canal do YouTube Fabioluiz100 decidiu que era hora de dar um tapa no visual do viral e transformou o gif em looping em um vídeo 16:9 com o áudio em melhor qualidade. No dia seguinte, em 9 de setembro, esse mesmo vídeo foi reproduzido no canal do YouTube Yoshi Dançando, que se dedica a colocar o personagem ao som de outros ritmos semanalmente.

Continua após a publicidade

O vídeo reproduzido alcançou cerca de 800 mil visualizações. Muitos dos comentários são do dono do canal pedindo para que a Nintendo não apague o viral. A empresa japonesa costuma ser rígida com direitos autorais de suas propriedades intelectuais, mas esse pode não ser o caso.

Desde que o meme do Yoshi dançando explodiu em meados de setembro, montagens utilizam imagens dos sites IGN Brasil e Voxel para alegar que a Nintendo exigia a remoção do meme. A notícia supostamente publicada pelos sites não pode ser encontrada para além de montagens compartilhadas em grupos do Facebook.

Continua após a publicidade

É possível que o meme do Yoshi dançando tenha surgido no final de agosto, quando “É que hoje vai ter festinha” começou a ganhar ainda mais atenção no Spotify. A faixa como conhecemos hoje foi lançada por Mc Kaique da VP no início de 2021, mas foi com a dancinha do Yoshi, e com algumas outras no TikTok, que ela encontrou o caminho do sucesso.

Nas reproduções mais famosas no Twitter, Youtube e Facebook, o viral conta com mais de 1 milhão de visualizações. O hit que embala do meme, saltou em setembro da parada de virais do Spotify direto para a lista das 200 músicas mais tocadas do Brasil na plataforma, alcançando também a marca de 1 milhão de reproduções. Além do Yoshi, parece que muita gente por aí também rebolou ao som da festinha no barraco.