Como limpar o WhatsApp e liberar espaço no iPhone

Como limpar o WhatsApp e liberar espaço no iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Janeiro de 2022 às 16h55
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)

Quem nunca sofreu com falta de espaço de armazenamento no iPhone por causa de mídias do WhatsApp que atire a primeira pedra. Mas você sabia que não precisa tomar medidas drásticas como limpar uma conversa inteira, seja privada ou em grupo, para resolver isto?

Antes de tomar atitudes radicais, como limpar todo um grupo do WhatsApp, por exemplo, você pode verificar as configurações de armazenamento do aplicativo. É possível gerenciar, selecionar e apagar mídias de forma individual. como fotos, vídeos, prints da tela, áudios e memes, de forma que você mantenha o teor da conversa da maneira que estava, apenas excluindo mídias demasiadamente pesadas.

Outro ponto de destaque é que o WhatsApp gerencia os itens considerados "encaminhados com frequência", geralmente recebidos em grupos de família ou amigos, para que você possa selecionar e apagar de forma individual o que não fizer sentido para você manter ocupando espaço de armazenamento do seu dispositivo.

Descubra no tutorial abaixo como limpar o WhatsApp e liberar espaço no seu iPhone:

  1. Abra o WhatsApp em seu iPhone. No canto inferior direito, entre em "Configurações";

  2. Na tela seguinte, entre em "Armazenamento e dados";

  3. No topo da tela, clique para entrar em "Gerenciar armazenamento";

  4. Na seção de "Analisar e apagar itens", você pode encontrar mídias que o iOS considera demasiadamente pesadas para que o app armazene em seu dispositivo. Pode ser que esta seção apareça dividida em duas categorias para você: itens maiores que 5 MB e arquivos encaminhados com frequência, seja através de grupos ou em conversas privadas. Em qualquer uma das seções, você pode entrar para explorar as mídias, selecioná-las e apagá-las de forma individual;

  5. Ao descer a tela, você encontra todas as suas conversas, sejam privadas ou em grupo, por ordem das mais pesadas em relação ao total de mídias armazenadas na conversa. Na mesma linha, você encontra o tamanho total da conversa. Em qualquer uma das conversas ou grupos, você pode entrar para explorar as mídias, selecioná-las e apagá-las de forma individual.
Explore as mídias consideradas pesadas do seu WhatsApp, selecione-as e apague-as de forma individual (Captura de tela: Lucas Wetten)

Ative o recurso de economia de dados

Para se ter um controle maior do tamanho das mídias enviadas por você, entre novamente em Configurações > Armazenamento e dados, desça toda a tela e clique na última opção, "Qualidade de mídia". Nesta tela, selecione a opção "Economia de dados".

Ative a Economia de dados das mídias enviadas por você no WhatsApp (Captura de tela: Lucas Wetten)

Gerencie o download automático de mídias

Outra coisa importante é gerenciar as mídias que são baixadas automaticamente pelo WhatsApp do seu iPhone. Entre mais uma vez em Configurações > Armazenamento e dados e localize a seção de "Download Automático de Mídia".

Aqui, você pode gerenciar o download automático de diferentes tipos de mídia, selecionando o que deseja que seja baixado automaticamente através de dados celulares (3G/4G), apenas quando conectado a uma rede Wi-Fi, ou nunca.

Gerencie o download automático de diferentes tipos de mídia no WhatsApp do seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Agora, entre em Configurações > Conversas e, caso esteja ativada, desative a opção de "Salvar no Rolo da Câmera", para evitar que todas as fotos e vídeos recebidos em suas conversas e grupos do WhatsApp sejam automaticamente salvos no rolo da câmera do app Fotos do seu iPhone.

Desative o salvamento automático de mídias do WhatsApp no rolo da câmera do seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Apague conversas antigas

Como uma alternativa mais radical, caso queira fazer uma limpeza mais drástica, você pode simplesmente arrastar uma conversa ou um grupo para o lado esquerdo, clicar no ícone de três pontos, e depois tocar em "Mais".

Na aba de opções que vai se abrir na tela, clique para limpar toda a conversa ou grupo de WhatsApp. Não se preocupe caso existam itens favoritados nesta conversa, pois haverá a opção de mantê-los salvos ou não.

Clique para limpar toda a conversa ou grupo de WhatsApp (Captura de tela: Lucas Wetten)

✖✖✖✖✖

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.