Publicidade

Ex-executivo da Sony revela jogo criado para o Nintendo PlayStation

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Heritage Auctions
Divulgação/Heritage Auctions
Tudo sobre Sony

O ex-executivo da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, afirma ter jogado no protótipo do Nintendo PlayStation em seu primeiro dia de trabalho. De acordo com ele, tinha uma versão de testes disponível em 1993 e existia até um game quase concluído para a plataforma.

Yoshida revelou, em entrevista ao canal de YouTube "MinnMax", que a experiência era similar a um jogo de tiro espacial lançado por volta daquela época (possivelmente a versão de Silpheed para o SEGA CD, da antiga Game Arts). Porém, não se lembra de muitos detalhes - levando em consideração que já se passaram mais de 30 anos desde o evento.

“A primeira coisa que fizeram com aqueles que se juntaram à equipe de Ken Kutaragi naquela época foi mostrar o Nintendo PlayStation, como um protótipo funcional. Eles tinham quase finalizado um jogo para a plataforma. E eu consegui jogar ele no sistema, no mesmo dia em que entrei”, confirma o ex-executivo da Sony.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ken Kutaragi é conhecido como o “pai do PlayStation” e sua equipe trabalhava na produção do console original (que seria lançado no Japão em 1994). Apesar do acordo com a Nintendo já não estar mais em vigor, um protótipo com o jogo continuou com a equipe do executivo e todos tiveram a oportunidade de conhecer o protótipo. 

Shuhei Yoshida não se recorda se o teste foi realizado nos EUA ou no Japão, mas afirma que o jogo estava no formato de CD. Então, há alguma chance de ele ainda existir em algum lugar nos arquivos da Sony Interactive Entertainment. 

“Eu não ficaria surpreso. Sabe, era como um CD, então…sim”, revela o ex-executivo sobre a chance do game ainda existir. 

O famoso Nintendo PlayStation

Antes da produção do primeiro PlayStation, Sony e Nintendo estavam fechando um acordo para produzir um console com leitor de disco. Alguns protótipos foram produzidos, feitos para apresentar o conceito e ideias para executivos e produtoras. No entanto, o contrato não prosseguiu e estas máquinas se tornaram uma raridade.

Enquanto a Nintendo seguiu com o caminho das fitas e lançou o Nintendo 64, a Sony continuou seu projeto de forma solo e trouxe seu primeiro PlayStation. Já os protótipos do tal “Nintendo PlayStation” foram movidos para algum lugar e ficaram pegando poeira com o passar dos anos - até começarem a chamar a atenção em leilões e acordos entre colecionadores, com vendas que chegaram a até R$ 1,3 milhão. 

Até hoje os detalhes da história do console são escassos e pouco se sabe sobre a quantidade de protótipos que existem e quantos jogos foram desenvolvidos para ele. Levando em consideração que nem a Nintendo ou a Sony confirmam qualquer informação sobre esse breve acordo e o que planejaram na época.

Continua após a publicidade

No aniversário de 30 anos de lançamento do PlayStation, nós do Canaltech montamos uma lista com os melhores jogos dos consoles. Além disso, também alertamos sobre a remoção dos temas especiais de PS1, PS2, PS3 e PS4

Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame

Fonte: MinnMax