Publicidade

Está na hora de dar tchau: geração PlayStation 4 vai chegar ao fim

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

O adeus à era PlayStation 4 está cada vez mais próximo, com estúdios planejando oferecer suporte aos seus jogos como serviço (GaaS) e títulos multiplayer apenas para a geração mais recente.

De acordo com o gamesindustry.biz, a HoYoverse não será a única a abandonar o barco do console lançado em 2013. Ou seja, em breve anúncios como o da remoção de Genshin Impact serão mais comuns.

Ainda que o PlayStation 4 ainda tenha bastante força, é possível que esta era tenha um fim definitivo com a saída de outros games, como Fortnite, APEX Legends, Rocket League, Fall Guys e outros, possivelmente presentes nesta lista. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale lembrar que a própria Sony já anunciou que chegou a hora de dar adeus ao PlayStation 4. A partir de janeiro de 2026, os jogos oferecidos na assinatura da PS Plus vão contemplar apenas os donos do PS5.

Migração para o PlayStation 5

É importante mencionar que Genshin Impact será removido do PlayStation 4 por conta das suas limitações técnicas. Ele se tornou um título “grande demais” para rodar adequadamente em um HDD — com o SSD do PS5 trazendo um desempenho melhor para a experiência.

Nos GaaS, vemos constantes atualizações e eventos, o que engrandece ainda mais determinados games. Fortnite, por exemplo, já tem um time de desenvolvimento completo trabalhando com a Unreal Engine 5, que é incompatível com o PlayStation 4

Além das questões do próprio hardware, vale lembrar que o PS5 já possui mais de 80 milhões de unidades vendidas — uma base instalada sólida e que os estúdios já se permitirão se concentrar totalmente a partir dos números apresentados pela Sony. 

Outro aspecto importante de se considerar é que estamos no maior período de transição já visto. O PS5 já está há 5 anos no mercado, mas a escassez de consoles em seu lançamento reforçou a presença do PlayStation 4 (mesmo que ele tenha sido lançado em 2013). 

Continua após a publicidade

Desta forma, vimos e continuamos vendo diversos jogos e serviços chegando em ambas as gerações de videogames. Isso permitiu que muitos jogadores pudessem esperar para mudar para o mais recente console da Sony.

Porém, agora com os dias contados, o PlayStation 4 ficará cada vez mais no fundo das decisões da própria companhia e dos grandes estúdios. Com os rumores que cercam o PS6 se fortalecendo, há baixas expectativas de que mantenham tudo do antigo em total funcionamento nos próximos meses. 

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Fonte: gamesindustry.biz