Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda o final de Horizon Forbidden West

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Fevereiro de 2022 às 11h43

Link copiado!

Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

Horizon Forbidden West chegou às lojas na última sexta-feira (18) com a sequência de uma das sagas de mundo aberto mais interessantes dos últimos anos nos games. O jogo, que se passa seis meses após o final do primeiro, Zero Dawn, evolui a protagonista Aloy e o próprio mundo, com uma região toda nova para explorar, com suas próprias máquinas, ameaças e segredos.

Personagens como Varl, Sylens e Erend retornam ao lado de um elenco inédito, que adiciona ao universo e, principalmente, traz novas tensões. Horizon Forbidden Westtambém veio para evoluir a personalidade da própria Aloy, que ao mesmo tempo em que aparece mais segura de suas habilidades e missão, também enfrenta conflitos pessoais e se vê diante de novas descoberta sobre sua própria realidade e origens.

Continua após a publicidade

A partir daqui, o texto terá spoilers do final de Horizon Forbidden West!

O final de Horizon Forbidden West

O que começa como uma continuidade da missão de Horizon Zero Dawn rapidamente assume contornos mais complexos na sequência. Durante sua missão para recuperar Gaia e seus módulos, de forma a trazer de volta a vida na Terra, Aloy descobre a conspiração da Far Zenith, uma corporação rival da Faro Automated Solutions focada na preservação da vida, mas em um planeta distante.

Como os eventos do game mostram, nunca é tão fácil assim e, no processo de criar uma utopia perfeita, os Zeniths geraram Nemesis. A inteligência artificial criada pela consciência coletiva dos sobreviventes foi uma tentativa de obter a imortalidade, com resultado altamente destrutivo. A destruição da humanidade se tornou o objetivo dessa tecnologia, e a busca dos rivais é justamente uma forma de escapar desse destino.

Continua após a publicidade

A batalha derradeira acontece na base da Far Zenith. Ao lado de Beta, outro clone de Elisabeth Sobeck, criadora do projeto Zero Dawn, Aloy contamina a unidade de fabricação de máquinas com Hefesto, um dos módulos de Gaia, criando um exército de máquinas que entra em confronto com os guardas robóticos da corporação. Enquanto isso, a protagonista se vê mais uma vez diante de Erik, a quem finalmente consegue vencer em combate com a ajuda de Zo.

É nesse ponto que o nó principal de Horizon Forbidden West é atado. A fuga dos Zenith para a Terra fez com que Nemesis também esteja a caminho do planeta. Tilda afirma que seu maior erro foi deixar Sobeck morrer e tenta forçar Aloy a fugir ao lado dela e de Gaia, para que possam continuar seus esforços de reconstrução em outro local. A personagem de Carrie-Anne Moss (Matrix) não aceita um "não" como resposta e se torna mais uma inimiga a ser derrotada.

Continua após a publicidade

Sylens se mostra, mais uma vez, frio e calculista. Com os Zeniths mortos, ele decide embarcar na nave e fugir da Terra, sabendo a ameaça que Nemesis representa e buscando mais conhecimento sobre o universo. Aloy se recusa mais uma vez e se prepara para o combate, enquanto o misterioso personagem também decide ficar para ver o que vai acontecer. Zo, Erend e o restante dos heróis parte para obter apoio das tribos e criar a resistência contra o perigo que está a caminho.

Horizon Forbidden West tem cena pós-créditos?

Não. Após os créditos finais, o jogador é levado de volta à base de Alloy, no meio do Oeste Proibido, e pode retornar ao mapa para realizar side quests que não tenha completado, coletar itens e terminar de explorar o mundo do game.

Continua após a publicidade

Horizon Forbidden West vai ter sequência?

Assim como o game original, a continuação também abre espaço para que sua história siga adiante, e isso acontece de diferentes maneiras. Enquanto Aloy ainda tem sua missão de recuperar a Terra pendente, as ameaças tecnológicas seguem mais vivas do que nunca e, novamente, não falamos apenas das máquinas agressivas que vivem no mundo.

Hefesto, por exemplo, não está mais contido e pode continuar a infectar Caldeirões para criar mais criaturas robóticas mortais. Enquanto isso, sem um de seus módulos, Gaia terá ainda mais dificuldade em manter a biosfera ativa. E se o tempo já não era um aliado do que restou da humanidade, ainda tem Nemesis a caminho da Terra, o que representa a maior ameaça à sobrevivência que jamais existiu.

Continua após a publicidade

Enquanto o final de Horizon Forbidden West deixa diferentes ganchos para a sequência, um terceiro game para a franquia ainda não foi confirmado. O mesmo também vale para possíveis DLCs do novo título, que também podem expandir a história que vimos até aqui.