DualSense V2: "Novo" controle do PS5 chega com mais tempo de bateria
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Jogadores europeus podem estar jogando com uma nova versão do DualSense com bateria estendida no PlayStation 5 Pro e Slim. É o que afirmou o modder conhecido como Modyfikator89 em uma publicação no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (3).
- Review DualSense Edge | Preço alto e bons recursos marcam lançamento da Sony
- 8 recursos que fazem falta no PS5 e precisam estar no PlayStation 6
O modder se refere à revisão CFI-ZCT2W do controle como o "DualSense V2", especulado no ano passado. O periférico conta com uma placa BDM-060 e possui uma autonomia prolongada por meio da remoção de componentes, como o microfone secundário do joystick, e da otimização da bateria.
Nesta quinta-feira (4), o usuário revelou que o DualSense V2 é "um verdadeiro divisor de águas". Testes do modder revelaram autonomia de mais de 15 horas de uso, com todos os recursos do dispositivo (feedback háptico, gatilhos adaptáveis, alto-falante e microfone) utilizados durante jogatinas em Astro's Playroom, Fortnite, Darksiders II e outros jogos de PS5.
O usuário compartilhou os métodos usados para realizar o teste e confirmou que as temperaturas de carregamento do DualSense estão "ultrabaixas", chegando a cerca de 26°C. Para o modder, o resultado significa uma "engenharia eficiente".
Modyfikator89 conta que é possível identificar a nova revisão ao buscar "CFI-ZCT2W" na caixa do dispositivo. O "DualSense V2" pode ser encontrado em bundles do PS5 Pro (revisão CFI-7121) e novos bundles do Slim (CFI-2119). Também é possível adquirir o dispositivo no varejo. Vale lembrar que a versão está disponível apenas na Europa por enquanto, segundo o modder.
Técnico de videogames há mais de 20 anos, Modyfikator89 fez a descoberta ao desmontar o DualSense totalmente e encontrar o número da revisão na traseira do controle, identificando tratar-se de uma nova versão. O portal NotebookCheck afirma que, ao retirar o microfone secundário do DualSense, a Sony pode afetar a capacidade do controle de filtrar o ruído de fundo.
DualSense V3 pode acabar com problema de bateria?
Em setembro, fortes rumores indicaram que um DualSense acompanhado de uma nova revisão do PlayStation 5 Pro contaria com baterias removíveis. O recurso poderia contornar um grande problema dos controles do PS5, que contam com uma autonomia energética considerada curta.
Em sua publicação no X, Modyfikator89 afirma: "Este não é o [DualSense] V3! Ainda estamos aguardando o modelo V3 com a suposta bateria removível". Apesar da expectativa, a Sony não confirmou oficialmente uma nova versão do controle com o recurso.
Diversos dispositivos da Sony, bem como consoles, têm ganhado melhorias nos últimos meses. O modder descobriu no fim de novembro que o PlayStation 5 Slim havia recebido melhorias no sistema de metal líquido, que agora funciona como no PS5 Pro.
Por outro lado, o PlayStation Portal recebeu uma grande atualização que o transformou em uma máquina de streaming de jogos via nuvem, recurso que infelizmente não chegará ao Brasil tão cedo.
Leia também no Canaltech:
- Qual foi o melhor jogo de PS5 de 2025? Sony abre votação oficial
- Acredite se quiser: preço da memória RAM surta e ultrapassa valor de um PS5
- Modo econômico do PS5 é um "ensaio" para o PS6 portátil
Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?