Publicidade

Discord quebra recorde de views do YouTube sem querer com piada de 1º de abril

Por  | 

Compartilhe:
Juca Varella/Agência Brasil
Juca Varella/Agência Brasil

O trailer de GTA 6 não é mais o vídeo mais assistido do YouTube em apenas 24 horas, sendo superado por uma piada de 1º de abril do Discord. Só que o que realmente chama a atenção nessa história não é isso, mas o fato de que a nova liderança ter sido assumida de forma acidental.

Em uma brincadeira no Dia da Mentira, o Discord publicou um vídeo anunciando a falsa chegada das Loot Boxes à plataforma de comunicação online. É um teaser de apenas 17 segundos que faz piada com a prática de monetização de alguns jogos, mas que rapidamente alcançou números estratosféricos no Youtube, chegando a 628 milhões em pouco mais de 19 horas. No momento, já são mais 1,4 bilhão de visualizações. Mas como? 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o desenvolvedor de software da empresa, Marvin Witt, os números insanos foram obtidos a partir de um bot que permitia que o vídeo rodasse em looping em segundo plano nas notificações enviadas aos usuários para anunciar a piada. Em outras palavras, isso significa que todo mundo que recebeu uma notificação em seu app do Discord deu algumas centenas (talvez milhares) de visualizações à brincadeira.

O mais engraçado disso tudo é que nada disso havia sido planejado. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Witt explica que as milhões visualizações foram acidentais e que a própria equipe ficou bastante confusa quando viu os números explodindo para algo que era claramente falso. Como um dos usuários comentou no vídeo, era impossível que 17% da população mundial ficasse tão empolgada assim com loot boxes.

O ponto é que, diante do inusitado da situação, o absurdo viralizou. Isso fez com que muita gente passasse a assistir ao vídeo apenas para aumentar ainda mais os números, transformando toda a situação em uma piada.

Sem querer ou não, o fato é que o Discord quebrou um recorde bastante difícil de ser alcançado. Até então, o vídeo não musical mais assistido da YouTube era o próprio GTA 6, que tinha somado mais de 93 milhões de views em único dia. Com a virada de mesa, o Discord mais do que sextuplicou essa marca.