Diretor de GTA 4 explica a razão obscura pela qual abandonou a Rockstar
Por Claudio Yuge |
Embora Grand Thef Auto V tenha um mundo aberto espetacular repleto de possibilidade e ofereça mecânica e física tão bem equilibrados que continua extremamente popular quase dez anos depois de seu lançamento, muitos fãs da franquia sentem falta de vários elementos de GTA IV, a exemplo da ambientação mais urbana e cinzenta, além de peso mais realista de objetos e personagens.
- GTA | Qual o melhor jogo da franquia?
- GTA 5 | Os melhores segredos e mistérios do jogo
- GTA 5 |12 curiosidades sobre a criação do jogo
Ambos são adorados pelos fãs, com exceção de uma pessoa que trabalhou na própria Rockstar como diretor técnico de GTA IV. Obbe Vermeji deixou o estúdio logo após o lançamento do game e não quis mais trabalhar na franquia. Agora, em entrevista ao YouTuber SanInPlay, o desenvolvedor falou as razões obscuras que levaram à sua saída.
"Eu realmente gostei deles", disse, falando sobre os três primeiros jogos da franquia, "e então fizemos [Grand Theft Auto IV], e para mim, era um pouco sério demais, muito sombrio, quase deprimente demais."
Olha que ele até tem razão sobre esse ponto, já que as versões anteriores da franquia ofereciam ambientes, tarefas e protagonistas mais engraçados e, ensolarados, digamos assim.
Já em GTA IV o enredo de cira em torno do veterano de guerra do Leste Europeu Niko Bellic, um fugitivo de sua antiga vida em meio a violência, que paradoxalmente, acaba usando todas suas habilidades criminosas para tentar se redimir e escapar dessa cenário rumo a um cotidiano mais pacato.
Diretor opina sobre GTA VI
Vermeij diz que também vivia um momento conturbado com uma questão envolvendo mudança de país com a esposa — o que pode ter exacerbado sua sensação de solidão e descrença com relação ao tom da trama de GTA IV e sua continuação, que ainda estava em gestação. "Foi uma série de coisas. Uma delas era sobre minha esposa, que é canadense e queria voltar para o Canadá. Mas também... eu achei que GTA IV não era tão bom e divertido quanto os jogos anteriores. E achei que o próximo seria ainda mais sombrio. Estou feliz em ver que eu estava errado. GTA V é muito mais leve que GTA IV."
Em seguida, ele também falou o que pensa sobre o próximo capítulo da franquia, GTA VI. Vermeij revelou que não tem acompanhado vazamentos muito de perto, dizendo que "vazamentos geralmente não são tão importantes quanto as pessoas pensam. É só porque há milhões de pessoas esperando por qualquer notícia... e a Rockstar não dá nenhuma notícia a elas."
Ele apenas diz que ficou impressionado com o trailer de GTA VI. "A cena que me surpreende é a da praia onde todo mundo parece estar fazendo uma coisa. Cada personagem tem sua própria animação. Acho isso bem incrível. Mas não acho que será muito diferente do GTA V. Acho que as pessoas podem ficar um pouco decepcionadas no primeiro dia, mas ainda será o melhor jogo que existe."
Grand Theft Auto VI está programado para ser lançado no outono de 2025 pela Rockstar Games.