Publicidade

GTA 5 | Os melhores segredos e mistérios do jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 15 de Agosto de 2021 às 13h00

Link copiado!

GTA 5 | Os melhores segredos e mistérios do jogo
GTA 5 | Os melhores segredos e mistérios do jogo
Tudo sobre Rockstar Games

Lançado em 2013, Grand Theft Auto V foi o maior sucesso da história da Rockstar Games. O jogo foi um marco para a franquia e dos games por ter três protagonistas, um dos maiores mapas da época e por se tornar o jogo mais vendido em menos tempo. GTA 5 arrecadou mais de US$ 1 bilhão em 3 dias e, até agosto de 2021, vendeu mais de 150 milhões de unidades, tornando-se também um estrondo no mercado de games e entretenimento.

O game foi lançado primeiro para PlayStation 3 e Xbox 360. Por ter chego no fim da geração, GTA 5 logo ganhou uma remasterização para o PlayStation 4 e Xbox One em novembro de 2014, e, em 2015, no PC. Em qualquer versão, o jogo segue o legado de outros títulos da desenvolvedora e carrega muitos enigmas e coisas bizarras escondidas.

Jogos como GTA San Andreas, Red Dead Redemption e Bully estão recheados de segredos e referências. Para relembrar alguns e ainda apresentar novos que você talvez não conheça, o Canaltech separou os melhores easter eggs e mistérios de GTA 5 a seguir.

Continua após a publicidade

8. Personagens do GTA IV

O quinto jogo da série principal contou com algumas participações especiais de figuras de Grand Theft Auto IV. O mais certo de encontrar é Johnny Klebitz, líder do grupo de motociclistas The Lost MC, que são rivais de Trevor nos crimes em Sandy Shores. O personagem é o protagonista do DLC The Lost and Damned, mas em GTA V ele tem uma breve participação.

Sua namorada Ashley Butler, que também aparece nos games de PlayStation 3 e Xbox 360, tem um caso com Trevor para conseguir drogas. Quando Johnny flagra os dois, mais uma vez, ele acaba perdendo a cabeça (literalmente). Isso desencadeia toda a história do protagonista do quinto jogo contra o clube de duas rodas.

Continua após a publicidade

Outra participação é a de Packie McReary, que também aparece no GTA 4, no DLC dos motociclistas e em The Ballad of Gay Tony. O personagem é amigo de Niko Bellic, e aparece no jogo de 2013 como recrutável para os golpes, tanto no modo história quanto em GTA Online.

Para encontrá-lo na campanha principal, é preciso ajudá-lo a fugir de um assalto na Dollar Pills Pharmacy, em Strawberry. Os horários e dias que acontecem são aleatórios, então é preciso passar algumas vezes pela região.

Continua após a publicidade

7. Love Fist

A icônica banda de rock do Grand Theft Auto Vice City tem bons easter-eggs no game. Para quem não se lembra, Tommy Vercetti, protagonista do game de 2002, precisa realizar diversas missões com o grupo. Uma das mais icônicas é quando há uma bomba no carro e é preciso acelerar sem parar para que ela não exploda.

Em GTA V, a camisa do grupo pode ser comprada pelo jogador no modo online e offline, na loja de Vespucci Beach.

Continua após a publicidade

Há ainda uma missão em que é preciso encontrar Willy McTavish, baixista da banda fictícia, para levar um dente dele como "lembrança" para Nigel e a Sra. Thornhill, a dupla de turistas britânicos das missões Estranhos e Doidos.

6. Easter Egg do CJ

Em uma das missões com Franklin e Trevor, os protagonistas e o trambiqueiro Lamar vão à Grove Street para buscar uma entrega. No percurso, se o jogador não seguir o mapa e entrar em uma rua diferente, poderá ver três NPCs da icônica gangue verde andando de bike.

Continua após a publicidade

O momento é uma referência à primeira missão de GTA San Andreas, quando CJ, Sweet e Ryder estão voltando do enterro da mãe e são surpreendidos pelos Ballas e precisam fugir de bicicleta depois que os criminosos explodem o carro do Big Smoke. Há ainda diversos grafites espalhados pela cidade que remetem a icônica gangue

5. Aliens!

Não foi só nesse game que a Rockstar ficou de gracinha com a possibilidade de vida extraterrestre. Outros títulos também escondem alienígenas ou naves espacias pelo cenário ou até mesmo em missões. Como esquecer do "sem-teto" de Bully que mora nos fundos da escola e ensina Jimmy a lutar.

Continua após a publicidade

Logo no prólogo de GTA V, quando aprendemos as mecânicas na missão em que Michael, Trevor e Brad assaltam um depósito, é possível encontrar um alien congelado em um rio. Como o local é afastado do objetivo, é muito provável que a missão falhe quando encontrar a criatura.

Há também diversas naves espalhadas pelo mapa. As mais fáceis de encontrar são: a que sobrevoa o Forte Zancudo e a do FIB que fica em Sandy Shores. Outra aparição especial é no topo do Monte Chilliad. No entanto, para vê-la é preciso fazer 100% do jogo e ir ao local enquanto estiver chovendo.

Continua após a publicidade

Outro possível E.T. escondido no game é o personagem Omega, que pede os pedaços da nave espacial. Depois de encontrar os 50 itens espalhados pelo mapa, ele cria um dispositivo bizarro e depois desaparece, deixando um carro nada convencional.

4. Monstros

Continua após a publicidade

Outras criaturas também deixam suas pegadas por Los Santos, como é o caso do famoso Pé Grande. Durante a missão "Predador", quando Franklin e Michael ajudam Trevor a caçar os irmãos O'Neil, é possível ver a criatura com a mira térmica da sniper. Ao final do jogo, também depois de completar 100%, é possível encontrar "pessoalmente" o pé grande em uma das missões do Estranhos e Doidos.

Nas águas usando um submarino, os jogadores podem encontrar também os ossos de um monstro marinho (ou até mesmo um mosassauro). Alguns fãs mais céticos acreditam que podem ser restos de uma baleia, mas vamos confiar no potencial da Rockstar.

Continua após a publicidade

Outra famosa aparição é o Monstro do Lago Ness. O popular mito escocês aparece no GTA Online, no golpe ao Cayo Perico. Em alguns lugares específicos, é possível ver um tubarão devorado, uma estátua do monstro enterrada na areia e até a suposta criatura vagando pelos mares.

3. Crimes em Los Santos

Um dos mistérios do jogo são as cartas de Jolene Cranley-Evans. A personagem foi assassinada pelo marido Jock Evans, que concorria como Governador de San Andreas, no Monte Gordo. No local, é possível ouvir gritos, o nome "Jock" pintado com sangue e ainda ver o fantasma da mulher em horários específicos.

Continua após a publicidade

Outro caso é da morte de Leonora Johnson. Este pode ser solucionado pelo jogador se ele encontrar os fragmentos de cartas espalhados pelo mapa. Concluindo a coleta, uma missão é desbloqueada para a conclusão do mistério.

Há também um assassino em série vagando pelo território de San Andreas. Merle Abrahams, conhecido como Infinity Killer (Assassino do Infinito), deixou diversas marcas do símbolo do infinito espalhadas pelo jogo. O criminoso matou oito pessoas e as jogou no mar, ao norte do mapa. É possível encontrar a sua casa queimada, em Sandy Shores e outros vestígios de seus crimes pela região. Além dos corpos submersos.

2. Cultos bizarros

Uma das seitas mais presentes no game e que é possível "fazer parte" é a Epslon. Com uma doação generosa no site deles usando o Michael, é possível desbloquear as missões, que contam com duas opções de final.

No alto de um morro, o Culto Altruísta é o local onde Trevor pode fazer uma grana extra vendendo as pessoas aleatórias que ele dá carona. Os esquisitões ficam nús, mas armados com rifles e fuzis. Os membros são baby boomers, ou seja, nascidos após a Segunda Guerra Mundial. Basicamente, eles são canibais e acreditam que o Sol é um tipo de divindade. Eles até têm um site, que também pode ser acessado pelo celular ou computador do game.

1. Monte Chilliad

Por fim, o local mais cercado de mistérios em todo game. Começando pelo teleférico, há um diagrama com o formato da montanha com diversas localizações. Se sobrepostos ao mapa do game, alguns pontos correspondem às localizações dos OVNIs já citados nessa matéria.

Como é possível ver na imagem, o mural tem ainda desenhos e um ovo, que só é encontrado nos códigos do game, e de uma mochila a jato, que só deixou os jogadores sonhando com o acessório.

Caçadores de Mitos

Quais outros mistérios, referências e easter-eggs você conhece ou encontrou em GTA V? Conte para nós nos comentários!

Fonte: GTA Wiki Fandom