Criadora de PUBG anuncia foco total em IA com investimento de US$ 70 milhões
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O CEO da Krafton, Kim Chang-han, declarou nesta quinta-feira (23) que a companhia focará seus esforços para aprimorar sua inteligência artificial. A produtora de PUBG Battlegrounds e Subnautica revelou que vai investir cerca de US$ 70 milhões para construir servidores com este fim.
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- O que é a Stop Killing Games, campanha que quer salvar os jogos?
A ideia é montar uma infraestrutura própria para GPUs que “deem suporte a tarefas de múltiplos estágios, que exigem raciocínio sofisticado e planejamento interativo”, com a intenção de servir como “base para a aceleração da implementação de uma IA ativa”.
Além desta quantia massiva, a Krafton também revelou que investirá US$ 21 milhões anuais, a partir de 2026, para “dar apoio ativo aos funcionários na utilização direta e na aplicação de várias ferramentas de IA no seu trabalho”.
Embora o anúncio não mencione diretamente o uso de IA na criação de jogos, Chang-han enfatizou que a tecnologia será integrada às operações organizacionais e, surpreendentemente, à área de recursos humanos.
O uso da inteligência artificial pela Krafton
O CEO da Krafton revelou que as mudanças servirão para que os demais membros da equipe possam focar em tarefas criativas, sem ter de lidar com a resolução de problemas comuns do cotidiano.
Além disso, o executivo sequer vai esperar para direcionar de forma aprimorada o uso da inteligência artificial. Ela já está em uso neste momento.
“A partir de hoje, a Krafton automatizará o trabalho centrado em IA e implementar um sistema completo de gerenciamento com foco nela, para que a equipe possa se concentrar em tarefas criativas, e lidar com decisões complexas”, revelou Kim Chang-han.
O que ele diz é que nenhum funcionário será substituído pela tecnologia, mas sim direcionado para atividades que exijam reações humanas.
“Queremos dar um salto adiante como uma companhia que promove o crescimento de seus funcionários e expande a área de desafios da organização através da inteligência artificial”, diz o CEO da Krafton.
Nos jogos, a estimativa do CEO é que isso resulte em impactos reais na forma como o público interage com os títulos que lançarão nos próximos anos.
“Através dessa estratégia de foco em IA, a Krafton vai expandir as oportunidades de crescimento para cada membro da equipe, expandir as tentativas criativas centradas na experiência dos jogadores e liderar em inovações da tecnologia dentro da indústria gaming”, afirma o executivo.
Na última pesquisa State of the Game, realizada na Game Developers Conference 2025, foi visto que aproximadamente 50% dos desenvolvedores já utilizam a inteligência artificial no cotidiano. No Steam, foi registrado um aumento no uso de IA generativa nos jogos de 800% até o 3º trimestre de 2025.
Leia também no Canaltech:
- Madden NFL garantido: EA e NFL estendem parceria até 2030
- NVIDIA envia 1º acelerador de inteligência artificial para o espaço
- Silent Hill f não poderia ser criado por IA, afirma produtor da franquia
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.