Crash Bandicoot completa 20 anos e está pronto para voltar

Por Redação | 09.09.2016 às 19:11

O marsupial Crash Bandicoot fez sua estreia no PlayStation original, se tornou um dos símbolos da marca e há alguns anos vem sendo ansiosamente aguardado pelos fãs. O game chegou ao público no dia 9 de setembro de 1996, exatos 20 anos atrás, e está no ponto para ser relançado.

O primeiro jogo de Crash chegou às lojas exatamente um ano após o lançamento do PlayStation e ganhou muitos fãs pela inovadora tecnologia 3D. Em tese, Super Mario 64 já existia, mas apenas no Japão, sendo lançado nos Estados Unidos (e muitos países que utilizavam este padrão) apenas em 29 de setembro do mesmo ano.

Foi com este título que a Sony experimentou pela primeira vez um personagem exclusivo que, sozinho, foi responsável pela venda de 6,8 milhões de cópias no mundo todo. Não demorou muito tempo para que a japonesa fizesse dele o mascote da marca, como o queridinho Mario, da Nintendo.

No ano seguinte, o mundo conheceu Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, porém a glória da exclusividade não durou o tempo desejado. O estúdio Universal Vivendi, detentor dos direitos sobre o personagem, encerrou o contrato com a Sony em 2001, juntamente com o estúdio responsável pelo desenvolvimento, a Naughty Dog. As edições seguintes da franquia foram lançadas por outros produtores e para múltiplas plataformas (PlayStation 2, GameCube e Xbox), e nunca obtiveram o mesmo prestígio e adesão de fãs. A franquia se encerrou com Crash: Mind Over Mutant, lançado em 2008.

O retorno

A espera dos fãs pode estar próxima de acabar. Durante a E3 2016, a Sony anunciou que lançará versões remasterizadas dos três primeiros jogos da franquia Crash, os produzidos pela Naughty Dog. Os jogadores nostálgicos poderão ainda conhecer um Crash como nunca antes viram: como personagem do game Skylanders: Imagination. Dependendo do sucesso que a Sony tiver com essa empreitada, é possível que um game totalmente novo seja lançado nos próximos anos.

Fonte Venture Beat