Publicidade

Como usar controles do Playstation ou Xbox no Nintendo Switch

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

Compartilhe:
Divulgação/Mayflash Magic NS
Divulgação/Mayflash Magic NS

Nativamente, o Nintendo Switch é compatível com modelos de controle vendidos pela própria empresa do Mario, além de algumas versões similares ao Pro Controller produzidos por marcas parceiras. Graças a um acessório não oficial, o videogame híbrido também pode aceitar comandos de controles nativamente incompatíveis, como o DualShock 4 do PlayStation 4, o DualSense do PlayStation 5 e alguns controladores da família Xbox.

Adaptadores sem fio como o Mayflash Magic NS, fazem, como o nome sugere, mágica no Nintendo Switch padrão e nas versões OLED e Lite. O pequeno dispositivo vendido no varejo eletrônico brasileiro na faixa dos R$ 200 se encaixa na dock ou na porta USB-C do videogame no formato portátil, aumentando a gama de controles que podem ser usados na jogatina.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma vez ligado, o adaptador trabalha na sincronização de comandos de controles não suportados nativamente no videogame, permitindo que uma série de produtos que possuem drives diferentes do Switch, funcionem normalmente. O método inclusive suporta a tradução de comandos de movimento e giroscópio.

Controles compatíveis

A descrição do produto promete compatibilidade com várias APIs de gamepads, incluindo DualSense e Xbox Series X Controller para conexões com fio, além do Xbox Elite Wireless Controller Series 2, DualShock 4, DualShock 3, Wii U Pro, Wii Remote e Xbox One S Bluetooth. A lista completa de suporte pode ser conferida no site do produto.

O Mayflash Magic possui duas versões: The Magic NS 1 e o mais caro Magic NS 2. Controles da família Xbox só são aceitos pela versão NS 2. Ambos modelos suportam a adição de um controle por vez.

Atenção antes de comprar

Quem se interessar por comprar esse tipo de adaptador, deve ficar atento a alguns contratempos. Por não se tratar de um produto licenciado pela Nintendo, aparelhos do tipo não contam com o suporte da empresa e podem apresentar falhas em atualizações do sistema operacional Switch. O aparelho também não aproveita recursos específicos de um controle não suportado nativamente. Os gatilhos táteis no DualSense, por exemplo, não funcionarão com o híbrido.

Continua após a publicidade

A falta de compatibilidade nativa também causa trocas de botões na hora da jogatina. Felizmente, é possível corrigir o erro na configuração de mapeamento de controle dentro do menu de ajustes do videogame.

Fonte: Life Hacker

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*