Publicidade

PS4: como dividir jogos digitais e economizar 

Por| Editado por Bruna Penilhas | 03 de Março de 2022 às 17h46

Link copiado!

Taylor R/Unsplash
Taylor R/Unsplash
PlayStation 4

Comprar aquele último lançamento do mundo dos games ou rechear uma biblioteca com aventuras épicas é uma tarefa cara que vai exigir muito da carteira. Para driblar o cenário, em que cada jogo chega a custar R$ 300, é possível dividir a compra de jogos no PlayStation 4 com outra pessoa.

A Sony permite o compartilhamento de jogos digitais e da assinatura da PlayStation Plus no PS4 em até dois consoles, possibilitando que duas pessoas dividam o valor e aproveitem a jogatina, cada um de sua casa. O processo, no entanto, envolve o compartilhamento de informações sensíveis, como senhas. Por isso, o ideal é que a divisão seja feita com alguém de confiança.

Continua após a publicidade

Uma vez compartilhada, uma conta pode comprar um jogo e assinar a PS Plus, enquanto dois jogadores podem aproveitar a jogatina. O valor gasto pode ser acertado fora dos sistemas oficiais da Sony. O sistema que permite a divisão foi introduzido durante a geração do PlayStation 3.

Durante o processo, os dois jogadores que decidirem compartilhar jogos digitais vão trocar as contas principais dos respectivos consoles. Um jogador ficará com a conta primária do outro e utilizará o próprio perfil como conta secundária em casa. Antes de aderir ao compartilhamento, é necessário entender as diferenças entre perfis primários e secundários.

O que é uma conta primária no PS4?

A conta primária é a conta principal, “dona”, de um PlayStation 4. Uma conta pode ser primária em um único console e beneficia todos os outros perfis dessa máquina. Ou seja, toda a biblioteca de jogos, DLCs e serviços de uma conta primária são compartilhados com outros perfis do mesmo PS4.

Continua após a publicidade

O que é uma conta secundária no PS4?

Todos os perfis de um PS4 que não estejam marcados como principal em um console, são contas secundárias. Diferente da primária, uma conta secundária pode ser habilitada em diversos consoles, mas a biblioteca de jogos fica restrita ao perfil do uso. Para aproveitar a jogatina, ainda é exigido conexão constante com a internet, mesmo para jogos que não sejam multiplayer.

Continua após a publicidade

Como dividir jogos digitais no PlayStation 4?

  1. Escolha um amigo de confiança. O compartilhamento de jogos permite que dois consoles PS4 joguem com uma mesma cópia digital ao mesmo tempo. Mas atenção: apenas uma das contas será proprietária do jogo, mesmo que o valor tenha sido repartido. A conta que comprar o jogo na PlayStation Store poderá cortar o acesso de um segundo console a qualquer momento. Por isso a importância de escolher um amigo de confiança, antes de seguir os próximos passos.

  2. Faça login com a conta do amigo em seu PS4. Será necessário e-mail, senha e a autorização de dois fatores do dono da conta, quando ativada. Repita o processo com a sua conta no console do amigo.

  3. Entre no perfil do amigo cadastrado em seu console PS4 e vá para Configurações.

  4. Em Configurações, selecione "Gerenciamento de Conta".

  5. Com o menu de Gerenciamento de Conta aberto, procure a opção chamada “Ativar como seu PS4 principal” e selecione.

  6. Escolha novamente “Ativar”. Pronto! Com a opção selecionada na conta de um amigo, agora primária no seu console, toda a biblioteca de jogos digitais dele ficará disponível no seu perfil, agora secundário. Para visualizar os jogos disponíveis na divisão, basta ir à biblioteca na conta do amigo.

  7. Repita o processo com sua conta no console do amigo escolhido.

Fonte: Suporte PlayStation