Chefão da Epic Games debocha de regras do Steam e diz que aviso de IA é inútil
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, voltou a entrar em polêmicas nesta quarta-feira (26) ao comentar sobre a necessidade de lojas digitais informarem se um jogo foi desenvolvido com uso de IA generativa. Plataformas como o Steam fazem uso do recurso, mas para Sweeney, é como se os desenvolvedores tivessem que informar qual shampoo eles usam para os jogadores.
Em resposta ao comentário do ex-desenvolvedor da Unreal Engine, Matt Workman, que afirmou que "o Steam e todos os marketplaces digitais precisam abandonar o rótulo 'Feito com IA'. Isso não importa mais", o chefão da Epic Games concordou e argumentou que "a IA estará envolvida em quase toda a produção futura".
"A etiqueta de IA é relevante para exposições de arte para divulgação de autoria e para marketplaces de licenciamento de conteúdo digital, onde os compradores precisam entender a situação dos direitos. Não faz sentido para lojas de jogos, onde a IA estará envolvida em quase toda a produção futura", Tim Sweeney, CEO da Epic Games.
A plataforma da Valve obriga as desenvolvedoras a identificar quando há uso de IA em jogos. Um bom exemplo é Arc Raiders, que conta com uma seção descrevendo o uso de IA no jogo: "Durante o processo de desenvolvimento, podemos usar ferramentas processuais e baseadas em IA para ajudar na criação de conteúdo. Em todos esses casos, o produto final reflete a criatividade e a expressão de nossa própria equipe de desenvolvimento".
Na Epic Games Store, Arc Raiders não conta com informações relacionadas a IA nem com um selo que indique o uso da tecnologia no jogo. Tim Sweeney ainda ironizou: "Por que parar no uso de IA? Poderíamos ter divulgações obrigatórias sobre qual marca de shampoo o desenvolvedor usa. Os clientes merecem saber lol". Anteriormente, o executivo defendeu o uso de IA em Arc Raiders para dublagem de NPCs.
Vale lembrar que Inteligência Artificial Generativa é uma questão delicada para jogadores, artistas e desenvolvedores, que vêm encarando o boom da IA com bastante resistência. Muitos acusam diversas ferramentas de plágio, ao gerar conteúdo a partir de obras de terceiros.
Um dos casos mais populares é transformar fotos e artes no estilo do aclamado Studio Ghibli. A Activision, por exemplo, foi acusada no lançamento de Call of Duty: Black Ops 7 IA generativa para gerar conteúdos no estilo Ghibli. O problema é que a subsidiária da Microsoft não informou o uso na página do FPS no Steam inicialmente, gerando muitas críticas. A editora corrigiu as informações do jogo e adicionou o selo de IA.
O desenvolvedor indie Mike Bithell, da Bithell Games, criticou o posicionamento de Tim Sweeney no BlueSky. "Só acho isso muito triste. Imagine ter tanta certeza de que precisa de máquinas de lixo para fazer seu trabalho a ponto de se convencer de que TODO MUNDO deve precisar delas".
Com os comentários recentes do chefão da Epic Games, é de se esperar que a empresa use ou venha a usar ainda mais IA no desenvolvimento de seus produtos como Fortnite, um dos maiores sucessos do entretenimento dos últimos anos.
Preços da Memória RAM explodem com boom da IA
Ironicamente, Tim Sweeney afirmou que o aumento nos preços da memória RAM será um problema real para os jogos de alto desempenho por anos. Um dos principais fatores pela supervalorização do componente (que pode chegar a mais de 200% comparado aos valores praticados no início do ano, de acordo com dados do PCPartPicker) é justamente o boom de IA.
Fontes do insider Moore's Law is Dead indicaram que o acordo de aquisição de memória RAM da OpenAI com as fabricantes Samsung e SK Hynix em outubro para alimentar data centers e infraestrutura de IA levou a uma escassez de componentes e um pânico por parte de fabricantes de notebook, que fizeram aquisições desenfreadas para abastecer seus estoques.
O próprio Sweeney admite que "As fábricas estão redirecionando a capacidade de produção de DRAM de última geração para atender às necessidades de IA, setor no qual os data centers estão fazendo ofertas muito superiores às dos fabricantes de dispositivos de consumo."
Leia também no Canaltech:
-
IA está sendo usada para hypar GTA 6 artificialmente e enganar usuários
- Criador de Super Smash Bros diz que IA pode ser o caminho para produção de jogos
- IA "policial" da Sony: empresa usará a tecnologia para proteger seus jogos
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: Eurogamer