Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Arceus é o Deus cristão do mundo Pokémon

Por| Editado por Bruna Penilhas | 03 de Fevereiro de 2022 às 17h15

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Nintendo/Wikimedia Commons
Montagem/Canaltech/Nintendo/Wikimedia Commons

Livro do cristianismo, a Bíblia Sagrada narra em sua primeira página o momento que Deus cria a luz, água, tempo e espaço para preencher o vazio. Se trocarmos Deus por Arceus nos primeiros versículos de Gênesis do escrito sagrado, curiosamente chegaremos perto de uma das lendas mais tradicionais da franquia Pokémon.

Protagonista de Pokémon Legends: Arceus, a criatura mítica é conhecida como a representação do Deus do cristianismo dentro da série. Arceus é nomeado como o “Pokémon original” que criou todo o universo, incluindo os seres vivos e os lugares deste mundo.

Continua após a publicidade

Pokémon sempre utilizou figuras da cultura popular para inspirar lendas e monstrinhos. Obstagoon é uma clara homenagem ao cantor Gene Simmons da banda Kiss, enquanto Hitmonlee faz referência ao ator Bruce Lee. Portanto, não é uma surpresa encontrar outras semelhanças e inspirações com culturas e crenças da vida real. 

Para reforçar a inspiração de Arceus no Deus do cristianismo, a The Pokémon Company lançou em janeiro, no Japão, um especial do anime da franquia chamado “Pocket Monsters: Arceus, the One Called God” (“Arceus, aquele chamado de Deus”, em tradução livre para o português).

Se na Bíblia as primeiras criações de Deus são luz e água, além da separação da escuridão e do vazio, em Pokémon, Arceus recebe o crédito por dar origem aos guardiões das águas Uxie, Azelf e Mesprit, além da dupla que controla o tempo e espaço, Dialga e Palkia.

Continua após a publicidade

O quarto versículo de Gênesis diz que “Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas”. Dentro de Pokémon, a mesma geração que introduziu Arceus, também apresentou aos fãs o lendário Giratina, um Pokémon dos tipos fantasma e dragão que é preso na dimensão das trevas.

A Bíblia diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Em Pokémon, Arceus é o único monstrinho capaz de adotar qualquer um dos tipos existentes da franquia. Por meio de itens conhecidos como “plate”, o mítico altera sua tipagem e ganha características das suas criações.

Pokémon Legends: Arceus tem religiosos

Continua após a publicidade

Como não bastassem as ligações já existentes, Pokémon Legends: Arceus reforça a relação com a fé cristã. No jogo, o monstrinho criador é adorado por dois grupos de humanos rivais que discordam sobre o mito da origem do universo.

Membros do clã Diamond e do clã Pearl agem como religiosos de diferentes credos. Um acredita que Arceus criou o espaço, enquanto o outro grupo jura que Arceus criou o tempo. Os dois clãs agem como rivais, mas ambos adoram Arceus e o chamam de "Almighty Sinnoh", algo como o “Todo-Poderoso” em tradução livre.

Apesar de fiéis a Arceus, os membros dos clãs nunca viram o Pokémon e fazem referência a apenas alguns escolhidos que puderam se comunicar com a divindade. Os personagens em Pokémon Legends: Arceus aguardam a volta do “Todo-Poderoso”.

Continua após a publicidade

Acredite ou não, Arceus é um Pokémon do tipo normal introduzido na quarta geração da franquia. Pokémon Legends: Arceus está disponível para Nintendo Switch, custando R$ 299 na eShop.