Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Diferenças entre Pokémon Legends: Arceus e Breath of the Wild

Por| Editado por Bruna Penilhas | 29 de Janeiro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Imagem: Captura de Tela/Lucas Arraz/Canaltech
Imagem: Captura de Tela/Lucas Arraz/Canaltech

Pokémon Legends: Arceus chegou exclusivamente para Nintendo Switch nesta sexta-feira (28), trazendo uma mudança de rumo para a série de jogos desenvolvidos pela Game Freak. Após experimentar pequenas áreas com livre exploração e controle de câmera na Wild Area de Pokémon Sword & Shield, o estúdio resolveu expandir o conceito e chacoalhar a fórmula no título inédito com um mapa quase aberto.

Legends: Arceus quebra o padrão de títulos principais anteriores da franquia, que apresentavam progressão linear. Se antes o próprio jogo determinava o caminho do jogador, no novo lançamento, a Game Freak resolveu criar um mapa com liberdade e progressão não linear.

Continua após a publicidade

No entanto, para os que se animaram com a ideia de um Pokémon de mundo aberto, com ares de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é melhor alinhar as expectativas. Legends: Arceus é o Breath of the Wild da franquia até aqui, mas ainda falta muito para o jogo alcançar o grau de liberdade e detalhes do jogo escolhido como título do ano em 2017. Descubra como funciona o mundo de Pokémon Legends: Arceus a seguir.

5. Cenários abertos, mundo "quase" aberto

Diferente de jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, não é possível atravessar a Hisui de Legends: Arceus como bem entender. O mapa é dividido em cenários que são desbloqueados por meio da progressão da história. Para ir de área A para B, é necessário voltar ao vilarejo Jubilife e conversar com um NPC (personagem não jogável) na fronteira da cidade. Assim, Legends: Arceus tem áreas livres para exploração como em Pokémon Sword & Shield, mas o mundo tem limitações de fronteira que não podem ser atravessadas pelo jogador.

Continua após a publicidade

4. Áreas mais densas que em Pokémon Sword & Shield

A primeira experiência com cenários abertos e com controle livre de câmera chegou a Pokémon com a Wild Area dos jogos Sword & Shield e das expansões da aventura. O que era limitado a uma pequena porção do jogo, foi elevado a outra potência. Cada área em Legends: Arceus é muito mais rica em detalhes e apresenta um pouco mais de liberdade ao jogador, com itens para serem coletados e dezenas de espécies que podem ser capturadas em partes diferentes do dia.

Continua após a publicidade

As interações com os monstrinhos estão evoluídas também. Elas acontecem em tempo real, com o Pokémon andando no mapa e interagindo com o jogador sem um corte para um campo de batalha. Cada espécie de Pokémon possui uma personalidade diferente, que determina a relação com o Treinador. Existem espécies medrosas que irão fugir, outras amigáveis que irão correr até você e ainda aquelas afrontosas que atacam diretamente o protagonista.

3. Novos movimentos para o protagonista

Continua após a publicidade

Para deixar a experiência de exploração mais rica, Legends: Arceus apresenta dois novos movimentos para o protagonista logo no começo: a possibilidade de se esgueirar e de desviar. O herói do jogo tem um botão dedicado para o comando de agachamento, tornando possível a captura de monstrinhos no modo furtivo, esgueirando-se no mato alto e arremessando Pokébolas. Um detalhe bem interessante é que fica fácil capturar um Pokémon com uma bola arremessada em suas costas.

Outro botão interessante, que é novidade para a franquia, é o comando de desvio. Os Pokémon selvagem podem atacar diretamente o treinador. Para fugir da investida, existem duas opções: lançar um membro da sua equipe no cenário para batalha ou desviar. O botão de desvio também se mostra muito útil para se esconder de um Pokémon que pode fugir ao encontrar um humano ou tentar uma bola nas costas em uma tentativa de captura.

Continua após a publicidade

2. Interação com objetos

Em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Link tem a capacidade de interagir com absolutamente tudo que é mostrado na tela. Em Legends: Arceus, ainda não temos esse grau de liberdade, já que existem limitações para exploração. Não é possível escalar qualquer montanha ou subir qualquer ladeira e árvore. Nem tudo exibido na tela também tem interação direta com o jogador.

Continua após a publicidade

Apenas pedras, plantas e árvores específicas interagem com membros Pokémon da equipe do protagonista, garantindo recursos para a fabricação de itens. A exploração ganha mais liberdade com o avançar da história, quando parceiros Pokémon ajudam o treinador a pular e voar por Hisui.

1. Batalhas e capturas imersivas

Pela primeira vez na série principal, as batalhas em Pokémon acontecem em tempo real. Nada de corte de cena para um campo fechado de luta com monstrinhos selvagens. O treinador deve lançar um Pokémon no campo e pode se movimentar livremente durante o combate, algo que é uma adição útil ao jogo. Ataques mais fortes de Pokémon adversários acertam o treinador, que pode desmaiar e ser levado de volta para o vilarejo Jubilife.

Continua após a publicidade