Arábia Saudita compra 5% da Nintendo
Por Igor Pontes • Editado por Bruna Penilhas |
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita adquiriu 5% das ações da Nintendo, em um movimento para ampliar os investimentos do país para além do petróleo. O fundo é comandado pelo Príncipe Mohammed bin Salman e conta com ações em outras desenvolvedoras de jogo japonesas.
- Jogadores de Nintendo Switch Sports estão dando "rage quit" para não perder
- Fall Guys será gratuito e versão de Switch ganha data de lançamento
Com a compra de 5% das ações da Nintendo, a Árabia Saudita se torna o quinto maior acionista da gigante japonesa. Essa não é a primeira vez que o Príncipe bin Salman investe no mercado de games — ele já comprou papéis da Capcom, Nexon, EA, Activision Blizzard, Take-Two e atualmente é o acionista majoritário da SNK.
Um porta-voz da Nintendo explicou que a empresa soube do investimento árabe através de notícias e que não comentará sobre investidores individuais. Os investimentos da Árabia Saudita em empresas de videogame vêm do esforço do país em criar sua própria indústria do entretenimento, e comprar ações de empresas japonesas ajudaria nesse entendimento do mercado.
A notícia chega logo após a Nintendo anunciar a venda de cerca de 235 milhões de jogos em um ano, enquanto o Switch apresentou uma queda nas vendas, apesar da empresa alegar que o console híbrido ainda tem muito chão pela frente.
O Príncipe Mohammed bin Salman é considerado uma figura polêmica, com a CIA acusando o regente da Arábia Saudita por assassinar o jornalista Jamal Khasoogi do Washington Post, crítico do governo saudita. Outra preocupação que surge com o fundo de investimento árabe comprando ações de empresas japonesas é o histórico de abusos dos direitos humanos e criminalização de pessoas LGBTQIAP+.
Fonte: Eurogamer.net, Bloomberg