Amazon Games cancela MMO de Senhor dos Anéis e anuncia fim de New World
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A divisão de games da Amazon foi severamente afetada após a demissão em massa de 14 mil colaboradores promovida pela empresa de Jeff Bezos. De acordo com o chefe de áudio, Twitch e jogos da Amazon, Steve Boom, em um memorando publicado pela Variety, as mudanças na Amazon Games aconteceram como parte de uma modificação estratégica maior no segmento de jogos, incluindo o distanciamento do gênero MMO.
Os cortes afetaram particularmente os estúdios em Irvine e San Diego como parte da mudança de foco para outros gêneros. Com as mudanças, foi reportado que o MMO New World será encerrado, embora a Amazon planeje manter os servidores online até 2026, além de comunicar os jogadores seis meses antes de tornar o título injogável.
Uma segunda tentativa de MMO baseado em Senhor dos Anéis também teria sido cancelada. O jogo foi anunciado em 2023 e estava sendo desenvolvido em parceria com a Embracer Group. O cancelamento foi revelado por uma ex-engenheira sênior de jogabilidade, Ashleigh Amrine, que foi demitida nesta rodada de cortes e mencionou o projeto em uma postagem agora apagada no LinkedIn.
Steve Boom afirmou que outros projetos e parcerias seguirão em desenvolvimento, como o próximo Tomb Raider da Crystal Dynamics e o jogo de corrida de mundo aberto em parceria com a Maverick Games.
"Embora estejamos orgulhosos de nossos sucessos no desenvolvimento e publicação de jogos AAA 'first-party', tomamos a difícil decisão de interromper uma quantidade significativa de nosso trabalho de desenvolvimento de jogos AAA 'first-party' – especificamente em torno de MMOs – dentro da Amazon Game Studios, incluindo reduções significativas de cargos em nossos estúdios em Irvine e San Diego, bem como em nossa equipe central de publicação", afirmou Boom em um memorando interno para a divisão de games da Amazon.
Foco da Amazon Games é o Luna
Na última sexta-feira (24), o Prime Gaming foi oficialmente absorvido pela Amazon Luna, mantendo os benefícios dos assinantes do Prime Video.
Além disso, jogadores podem acessar o streaming via nuvem da Luna e jogar jogos como Hogwarts Legacy e Indiana Jones and the Great Circle. A empresa também disponibilizou o hub GameNight, que conta com uma grande seleção de jogos casuais online e offline. Tanto o serviço de streaming via nuvem quanto o hub GameNight da Luna não estão disponíveis no Brasil, ou seja, as mudanças por aqui foram ínfimas.
A reformulação da Luna fazem parte da nova estratégia da divisão de games da Amazon, segundo Steve Boom. "O lançamento da nova Luna na semana passada é um ótimo exemplo, pois se apoia tanto no entretenimento via streaming quanto na entrega de valor aos membros Prime, dois princípios que estão sempre em destaque em nosso grupo", afirmou o executivo.
Leia também noCanaltech :
- EA pressiona 15 mil funcionários a usar IA em tudo, do código à arte
- CEO da Microsoft confirma: novo Xbox será um "PC híbrido"
- Game Pass x PS Plus x Switch Online em 2025: qual tem o melhor custo-benefício?
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?
Fonte: Variety, Rock, Paper, Shotgung