O que é MMO?

O que é MMO?

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 22 de Março de 2022 às 11h35
Divulgação/Blizzard Entertainment

MMO é um dos gêneros mais populares dos games. A sigla significa “Massively Multiplayer Online”, que, em tradução livre, quer dizer Multiplayer Massivo Online. São títulos em que você joga com centenas de pessoas ao mesmo tempo, todas conectadas à internet.

Esse tipo de jogo não é projetado para você jogar sozinho; na verdade, eles o encorajam a conversar, competir e até unir forças com outras pessoas. O mundo desses games também é compartilhado, ou seja, não existem partidas; cada ação realizada no game pode ser vista e gerar consequências a todos os outros jogadores que estiverem no mesmo servidor.

Neverwinter Nights, o primeiro MMO com interface gráfica, era distribuído pela AOL em CDs (Foto: Reprodução/America Online)

A história do gênero está ligada aos MUDs (multi-user dungeon), que eram jogados apenas com interfaces de texto no fim dos anos 1970. O primeiro game com interface gráfica, como jogamos até hoje, foi Neverwinter Nights, de 1991.

Qual a diferença entre MMO e MMORPG?

O termo MMO ficou muito conhecido pelos MMORPGs, e é comum vermos pessoas misturando as duas siglas. Essa confusão acontece porque a maioria dos MMOs costumam ter elementos de RPG, como criação de personagem, pontos de experiência, aperfeiçoamento de habilidades, entre outras características. Por isso, precisamos reforçar: apesar de serem a maioria, os MMORPGs são apenas um tipo de MMO.

World of Warcraft consolidou o sucesso dos jogos MMORPG (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Jogos MMO são apenas para computadores?

Outro pensamento comum é que os jogos MMO são apenas para computadores. Até os anos 2000, apenas os PCs possuíam conexão à internet — uma conexão bem lenta, aliás, de internet discada; por isso, os MMOs ficaram bastante conhecidos na plataforma. 

Os consoles passaram a suportar conexão à internet na geração do PlayStation 3, através da PlayStation Network, e do Xbox 360, pela rede LIVE. Na época, jogar online era gratuito, mas logo tornou-se um recurso pago nas gerações seguintes devido ao custo para manter os servidores das empresas funcionando. Também é comum vermos jogos MMO cobrando uma taxa mensal dos jogadores, como o mais recente Final Fantasy XIV, por exemplo.

Square Enix precisou barrar a entrada de novos jogadores devido à superlotação nos servidores de Final Fantasy XIV (Foto: Divulgação/Square Enix)

De qualquer forma, o gênero "MMO" substituiu as partidas de lan house — na época, era comum um grupo de amigos se encontrar no mesmo local para jogarem juntos durante a madrugada. Hoje, a maioria dos jogadores com uma boa conexão à internet pode aproveitar esse tipo de jogo em casa, seja no PC ou no console.

Quais os jogos MMOs mais famosos?

Entre os títulos mais populares, podemos citar o clássico World of Warcraft, de 2004, que consolidou os MMORPGs pelo mundo. Também existem Everquest, EVE Online, Ragnarok e Perfect World. Já dos mais recentes, os mais populares são Final Fantasy XIVque quebrou recorde de jogadores ativos em dezembro de 2021, chegando a 95 mil pessoas ao mesmo tempo —, New World e Lost Ark, por exemplo.

Lost Ark se passa em um reino de fantasia, no qual os jogadores precisam derrotar o demônio Kazeros com a ajuda de uma relíquia lendária (Foto: Divulgação/Amazon Game Studios)

Fonte: LifewireMassively OverpoweredPlarium, Rock Paper Shotgun

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.