Abandoned: teaser do jogo não é bem o que esperávamos

Abandoned: teaser do jogo não é bem o que esperávamos

Por Igor Pontes | Editado por Bruna Penilhas | 13 de Agosto de 2021 às 19h20
Imagem: Divulgação / Blue Box Studio

A BLUE BOX Game Studio anunciou que divulgaria um novo trailer para Abandoned, game exclusivo PlayStation 5, nesta semana. Mas, devido a problemas técnicos, o trailer do jogo foi adiado para esta sexta-feira (13). Após muita confusão, o vídeo finalmente foi liberado por meio de um aplicativo no PS5, mas acabou não sendo o que as pessoas esperavam.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Após uma atualização de 5GB, o teaser ficou disponível para quem baixou o aplicativo. Porém, ele é o mesmo teaser do personagem andando que foi postado no Twitter — e, por enquanto, não há nada além disso no aplicativo do jogo.

Na página inicial do app, há um primeiro espaço dedicado ao teaser, seguido por outros slots em branco para um trailer cinematográfico, outro trailer, um trailer de lançamento e duas demonstrações de gameplay. Estes conteúdos, no entanto, não possuem qualquer previsão de lançamento, apenas o aviso de que serão disponibilizados "em breve".

Menu do app de Abandoned mostra que outros conteúdos serão lançados (Imagem: Captura de Tela/Felipe Demartini/Canaltech)

Caso você não esteja entendendo o que está acontecendo, o Canaltech resumiu toda a situação abaixo.

Entenda o caso entre Blue Box, Kojima e um possível projeto de Silent Hill

Toda a confusão começou a acontecer devido a diversas coincidências entre Abandoned e as obras de Hideo Kojima, como o cancelado Silent Hills e Metal Gear Solid. Em um dos primeiros teasers de Abandoned, uma imagem (abaixo) de um personagem usando um tapa-olho similar ao de Solid Snake chamou a atenção da internet e deixou os fãs empolgados com as possibilidades deste ser um novo projeto de Kojima.

A imagem também lembra bastante o estilo minimalista que Kojima utiliza em suas obras, como a própria franquia Metal Gear Solid e o mais recente Death Stranding. Além disso, a conta no Twitter da desenvolvedora colaborou com a vontade dos fãs em criar várias teorias...

Snake? É você? SNAAAKE! (Imagem: Divulgação/Blue Box Game Studios)

Em uma publicação já deletada, a empresa declarou que Abandoned é o nome provisório do jogo e que o nome real começava o S e terminava com L. Silent Hill, né? A conta no Twitter? BBGameStudios. BB. Se você jogou Death Stranding, deve ter entendido muito bem.

Existem outras coincidências, como o nome abreviado de Hasan Kahram, diretor do estúdio, ser H.K. Hideo Kojima, é você ou não é? Outro detalhe é que Geoff Keighley, jornalista, apresentador do The Game Awards e amigo pessoal de Kojima, também segue a Blue Box nas redes sociais (mas, até aí, ele só pode estar de olho na novidade do estúdio, assim como nós).

Caso você não se lembre, não é a primeira vez que Kojima provoca um anúncio misterioso na indústria de videogames. O criador de Death Stranding chegou a usar um estúdio fake para as divulgações iniciais de Metal Gear Solid V, enquanto P.T (Playable Teaser), o teaser jogável de Silent Hills, demorou para ser anunciado como um projeto do renomado designer. Será que ele estaria repetindo a fórmula mais uma vez?

Ao mesmo tempo, este parece ser apenas mais um rumor que está completamente fora de controle. Parece que a tal da Blue Box na verdade, tem outros problemas que vão bem mais afundo. O Games Radar apurou que outros games do estúdio sofreram com problemas de desenvolvimento e tiveram anúncios questionáveis. Um deles, chamado Rewind: Voices Of The Past, tinha uma campanha no Kickstarter. Só que, em 2015, o crowdfunding foi cancelado pois um investidor teria se oferecido para financiar o projeto inteiramente. O problema é que o jogo nunca foi lançado.

O Kickstarter de Rewind também havia prometido um teaser jogável, assim como o de Abandoned, mas que foi atrasado devido problemas técnicos. Há outros dois projetos misteriosos do estúdio que, até agora, também não viram a luz do dia por completo: The Lost Tape e The Haunting. A Blue Box também chegou a publicar um game mobile chamado Tales of the Six Swords, que foi removido da Google Play Store.

The Lost Tape foi descrito como a ideia original para Rewind, que deveria ter sido um jogo de exploração em primeira pessoa com puzzles e uma forma inovadora para resolvê-los. Enquanto The Haunting seria inspirado em Fatal Frame, com a proposta de recriar a sensação de caças-fantasmas usando uma câmera. O projeto foi parar nas mãos de outro estúdio, chamado CREATEQ Interactive, ganhou o título de The Haunting: Blood Water Curse e está em acesso antecipado no Steam.

De acordo com a nova desenvolvedora, o conceito do jogo vai ser mostrado em breve. The Haunting está listado na PlayStation Store, porém ainda consta com a Blue Box Games como publicadora.

Mas e então? Será que essa é mais uma jogada de mestre de Hideo Kojima, ou é só um jogo indie que acabou chamando a atenção de forma errada? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Gamesradar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.